Léxico e Estilo em Olhinhos de Gato, de Cecília Meireles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rodrigo Schulz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18082020-173702/
Resumo: Nesta dissertação pretendemos analisar algumas escolhas lexicais feitas por Cecília Meireles na prosa Olhinhos de Gato. O objetivo é verificar como as escolhas lexicais nos remetem às memórias de infância de OLHINHOS DE GATO, personagem central da obra. Como uma câmera que tudo registra, a narradora, onipresente e onisciente, detalha minuciosamente alguns objetos da casa além das roupas e acessórios de Mãos de prata, mãe da menina. A narrativa contempla a natureza e as relações humanas, algumas efêmeras; outras, eternas. Ao descrever esses pertences e relatar algumas de suas aventuras, Cecília Meireles evidencia, por meio de escolhas lexicais pontuais, como fora sua infância. A poeta, por meio de OLHINHOS DE GATO, narra memórias doces e amargas. As escolhas lexicais, precisamente feitas por Cecília Meireles, têm papel fundamental: além de descreverem as memórias, inserem o leitor em uma época. Objetivamos, portanto, verificar como essas escolhas lexicais são importantes para relatar eventos passados e, primordialmente, dar às memórias da menina uma carga subjetiva latente, capaz de despertar sensações e envolver o leitor em uma atmosfera mágica. Para melhor compreender de que forma o estilo da obra pode ser sentido/observado por meio das escolhas lexicais, usaremos, como parte da fundamentação teórica, CRESSOT (1947), LAPA (1991), MONTEIRO (1991), CÂMARA JR. (2004), MARTINS (2012). Embora nossas análises estejam centradas nas escolhas das unidades léxicas, notamos, também, o uso reiterado do sufixo - inho, que, passa, portanto, a ser um traço de estilo da obra. Em todos os capítulos da narrativa, as memórias são revividas por meio de descrições detalhadas. A dissertação é estruturada em quatro capítulos. O primeiro é de cunho teórico e os outros três são dedicados às análises. No primeiro, abordamos a questão de estilo, estilística e o estilo da obra. No segundo, discorremos sobre a criação de personagens, abrindo o capítulo com uma discussão teórica e, em seguida, analisando as escolhas lexicais feitas para descrever as três personagens que sustentam a narrativa. No terceiro capítulo, voltamo-nos às escolhas lexicais usadas para descrever os objetos deixados pela mãe e aqueles que compõem a casa. Por fim, no quarto capítulo, falamos sobre as escolhas lexicais sinestésicas. Mostraremos, por meio das análises, que o leitor é tocado pela habilidade que Cecília Meireles tem para escolher as palavras e, mais, pela exímia capacidade de explorar diferentes recursos de linguagem e de discurso para envolver o leitor nas tramas daqueles anos de infância, eternizando memórias, evidenciando sentimentos e resgatando uma época.
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A poeta, por meio de OLHINHOS DE GATO, narra memórias doces e amargas. As escolhas lexicais, precisamente feitas por Cecília Meireles, têm papel fundamental: além de descreverem as memórias, inserem o leitor em uma época. Objetivamos, portanto, verificar como essas escolhas lexicais são importantes para relatar eventos passados e, primordialmente, dar às memórias da menina uma carga subjetiva latente, capaz de despertar sensações e envolver o leitor em uma atmosfera mágica. Para melhor compreender de que forma o estilo da obra pode ser sentido/observado por meio das escolhas lexicais, usaremos, como parte da fundamentação teórica, CRESSOT (1947), LAPA (1991), MONTEIRO (1991), CÂMARA JR. (2004), MARTINS (2012). Embora nossas análises estejam centradas nas escolhas das unidades léxicas, notamos, também, o uso reiterado do sufixo - inho, que, passa, portanto, a ser um traço de estilo da obra. Em todos os capítulos da narrativa, as memórias são revividas por meio de descrições detalhadas. A dissertação é estruturada em quatro capítulos. O primeiro é de cunho teórico e os outros três são dedicados às análises. No primeiro, abordamos a questão de estilo, estilística e o estilo da obra. No segundo, discorremos sobre a criação de personagens, abrindo o capítulo com uma discussão teórica e, em seguida, analisando as escolhas lexicais feitas para descrever as três personagens que sustentam a narrativa. No terceiro capítulo, voltamo-nos às escolhas lexicais usadas para descrever os objetos deixados pela mãe e aqueles que compõem a casa. Por fim, no quarto capítulo, falamos sobre as escolhas lexicais sinestésicas. Mostraremos, por meio das análises, que o leitor é tocado pela habilidade que Cecília Meireles tem para escolher as palavras e, mais, pela exímia capacidade de explorar diferentes recursos de linguagem e de discurso para envolver o leitor nas tramas daqueles anos de infância, eternizando memórias, evidenciando sentimentos e resgatando uma época.This dissertation analyzes the lexical choices made by Cecilia Meireles in the prose Olhinhos de Gato. The purpose is to verify how the lexical choices take the reader to the memories of OLHINHOS DE GATO´s (the main character) childhood. The omnipresent and omniscient narrator describes the houses objects, pieces of furniture, clothing, and belongings left by Mãos de prata, the girl\'s mother. The narrative portrays nature and human relationships; whereas some of these feelings are ephemeral, others are eternal. When the narrator describes these possessions and relates them to the adventures lived by OLHINHOS DE GATO, Cecília Meireles, through intentional lexical choices, unveils her childhood. Through OLHINHOS DE GATO, the poet narrates sweet and bitter memories. Lexical choices, precisely employed by Cecília Meireles, have an important role; besides describing memories, they thrust the reader into a distinct atmosphere (epoch moment). Therefore, we aim to verify how these choices are crucial to recount past events and essentially to endow the girl\'s memories with a latent subjective tone, one that is capable of awakening sensations and involving the reader in magical scenes. To better understand how the style of the prose can be observed through the lexical choices, the theoretical framework draws on CRESSOT (1947), LAPA (1991), MONTEIRO (1991), CÂMARA JR. (2004) and MARTINS (2012). Although the analyses are centered on the choice of lexical units, specifically noted is the repeated use of the suffix -inho, which, is demonstrated as an important stylistic effect of the prose. Spanning all chapters of the prose, memories are relived through detailed descriptions. The dissertation includes four chapters. The first chapter outlines the theoretical framework that is used to bolster the analysis in the subsequent three chapters. In the first chapter, we focus on style, stylistic and the style of the prose itself. The following analysis chapter turns to the creation of characters, starting the chapter with a theoretical discussion and, then, focusing on lexical choices taken to describe the three characters that support the narrative. Chapter 3 points out lexical choices used to describe the personal objects left by the mother and those that adorn the house. Finally, in the fourth chapter, we talk about synesthetic lexical choices. Through the analysis, the reader is touched by the ability that Cecília Meireles has to choose the words and, yet, by her excellent ability to explore different resources of language and discourse to involve the reader in those childhood years, eternalizing memories, highlighting feelings and showing an epoch.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaretta, Elis de Almeida CardosoFerreira, Rodrigo Schulz2020-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18082020-173702/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-19T01:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-18082020-173702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-19T01:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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