Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Ana Judite Galbiatti Limongi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/
Resumo: Muitas vezes, o setor da construção civil brasileira sofre com a falta de formalização dos processos necessários às fases de concepção, construção, operação e manutenção de um empreendimento. Entretanto, a gestão eficiente da informação relacionada ao ambiente construído pode contribuir para o aprendizado quanto às experiências pregressas. Isso é importante, pois se espera que os resultados de diagnósticos, quanto ao desempenho de um edifício em uso, possam orientar revisões quanto às orientações para projeto futuros. A presente tese objetiva propor um modelo metodológico de gestão para os edifícios de tipologia padronizada, existentes e futuros. No caso de edificações de tipologia semelhante, essa abordagem permite melhorar de modo contínuo o desempenho de edificações, pelo aprimoramento das diretrizes para especificações. Considerando estes aspectos, Avaliações Pós-Ocupação (APOs) foram aplicadas a escolas públicas paulistas, voltadas ao ensino fundamental e médio, no período entre 2008 e 2011. Com base na análise dos resultados obtidos, foi verificada a pertinência quanto à revisão das orientações de projeto e dos procedimentos de manutenção. Visto que estas edificações compartilham de programas de necessidades e de especificações para componentes e sistemas construtivos, verificou-se ser oportuno formalizar um processo para a gestão do conhecimento. Deste modo, pode-se embasar a comunicação das informações relacionadas a uma edificação, de forma estruturada e acessível, para os atores envolvidos nos processos de construção e de gerenciamento do edifício. O presente estudo apresenta proposições, quanto à revisão de processos e discute os recursos tecnológicos necessários para que o desempenho aferido das edificações sob a gestão de uma mesma organização seja eficientemente documentado, a fim de possibilitar, inclusive, a comparação entre os edifícios. Nesse contexto, aspectos da gestão do conhecimento são aventados, ao longo do ciclo de vida da edificação, com o objetivo de melhorar seus níveis de usabilidade, bem como manter a vida útil prevista em projeto para seus componentes e sistemas construtivos, visando à promoção da qualidade no ambiente construído.
id USP_7f9dd05ace9226d8afb47db0bfb3526a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07102016-114149
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organizaçãoContinuous improvement applied to standardized typology of buildings: knowledge management in the context of the asset portfolioBuilt environment performanceDesempenho no ambiente construídoEdificaçõesGestão do conhecimentoInformation modelingKnowledge managementModelagem da informaçãoMuitas vezes, o setor da construção civil brasileira sofre com a falta de formalização dos processos necessários às fases de concepção, construção, operação e manutenção de um empreendimento. Entretanto, a gestão eficiente da informação relacionada ao ambiente construído pode contribuir para o aprendizado quanto às experiências pregressas. Isso é importante, pois se espera que os resultados de diagnósticos, quanto ao desempenho de um edifício em uso, possam orientar revisões quanto às orientações para projeto futuros. A presente tese objetiva propor um modelo metodológico de gestão para os edifícios de tipologia padronizada, existentes e futuros. No caso de edificações de tipologia semelhante, essa abordagem permite melhorar de modo contínuo o desempenho de edificações, pelo aprimoramento das diretrizes para especificações. Considerando estes aspectos, Avaliações Pós-Ocupação (APOs) foram aplicadas a escolas públicas paulistas, voltadas ao ensino fundamental e médio, no período entre 2008 e 2011. Com base na análise dos resultados obtidos, foi verificada a pertinência quanto à revisão das orientações de projeto e dos procedimentos de manutenção. Visto que estas edificações compartilham de programas de necessidades e de especificações para componentes e sistemas construtivos, verificou-se ser oportuno formalizar um processo para a gestão do conhecimento. Deste modo, pode-se embasar a comunicação das informações relacionadas a uma edificação, de forma estruturada e acessível, para os atores envolvidos nos processos de construção e de gerenciamento do edifício. O presente estudo apresenta proposições, quanto à revisão de processos e discute os recursos tecnológicos necessários para que o desempenho aferido das edificações sob a gestão de uma mesma organização seja eficientemente documentado, a fim de possibilitar, inclusive, a comparação entre os edifícios. Nesse contexto, aspectos da gestão do conhecimento são aventados, ao longo do ciclo de vida da edificação, com o objetivo de melhorar seus níveis de usabilidade, bem como manter a vida útil prevista em projeto para seus componentes e sistemas construtivos, visando à promoção da qualidade no ambiente construído.The Brazilian construction industry is often affected by the lack of formalization for the design, construction, operation and maintenance processes. However, the efficient information management can improve the sharing of lessons learned from previous results regarding building performance. This is important, because it is expected that this information is used for reviewing new construction requirements. In the case of similar buildings, this approach allows improving the built environment performance, by continuously reviewing the design guidelines. Considering these aspects, Post-Occupancy Evaluations (POEs) were applied to São Paulo public educational facilities, in the period between 2008 and 2011. From these results analysis, the design guidelines and maintenance procedures review was considered relevant. Once these buildings are standardized and share functional programming and specifications for building systems and components, it was considered appropriate to formalize a process for the information management. Therefore, the information related to a building can be managed in a structured manner, accessible for the players engaged in the building design and facility management. This research shows an approach regarding the knowledge management and discusses the technological resources required for the performance of buildings assessed under the management of one organization, in order to be efficiently documented. These procedures also aim to promote the built environment quality in the built environment, by enabling comparisons between similar buildings, in order to improve their usability and maintainability levels, throughout the expected service life of the building components and construction systems.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrnstein, Sheila WalbeFrança, Ana Judite Galbiatti Limongi2016-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-07102016-114149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
Continuous improvement applied to standardized typology of buildings: knowledge management in the context of the asset portfolio
title Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
spellingShingle Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
França, Ana Judite Galbiatti Limongi
Built environment performance
Desempenho no ambiente construído
Edificações
Gestão do conhecimento
Information modeling
Knowledge management
Modelagem da informação
title_short Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
title_full Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
title_fullStr Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
title_full_unstemmed Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
title_sort Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização
author França, Ana Judite Galbiatti Limongi
author_facet França, Ana Judite Galbiatti Limongi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ornstein, Sheila Walbe
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Ana Judite Galbiatti Limongi
dc.subject.por.fl_str_mv Built environment performance
Desempenho no ambiente construído
Edificações
Gestão do conhecimento
Information modeling
Knowledge management
Modelagem da informação
topic Built environment performance
Desempenho no ambiente construído
Edificações
Gestão do conhecimento
Information modeling
Knowledge management
Modelagem da informação
description Muitas vezes, o setor da construção civil brasileira sofre com a falta de formalização dos processos necessários às fases de concepção, construção, operação e manutenção de um empreendimento. Entretanto, a gestão eficiente da informação relacionada ao ambiente construído pode contribuir para o aprendizado quanto às experiências pregressas. Isso é importante, pois se espera que os resultados de diagnósticos, quanto ao desempenho de um edifício em uso, possam orientar revisões quanto às orientações para projeto futuros. A presente tese objetiva propor um modelo metodológico de gestão para os edifícios de tipologia padronizada, existentes e futuros. No caso de edificações de tipologia semelhante, essa abordagem permite melhorar de modo contínuo o desempenho de edificações, pelo aprimoramento das diretrizes para especificações. Considerando estes aspectos, Avaliações Pós-Ocupação (APOs) foram aplicadas a escolas públicas paulistas, voltadas ao ensino fundamental e médio, no período entre 2008 e 2011. Com base na análise dos resultados obtidos, foi verificada a pertinência quanto à revisão das orientações de projeto e dos procedimentos de manutenção. Visto que estas edificações compartilham de programas de necessidades e de especificações para componentes e sistemas construtivos, verificou-se ser oportuno formalizar um processo para a gestão do conhecimento. Deste modo, pode-se embasar a comunicação das informações relacionadas a uma edificação, de forma estruturada e acessível, para os atores envolvidos nos processos de construção e de gerenciamento do edifício. O presente estudo apresenta proposições, quanto à revisão de processos e discute os recursos tecnológicos necessários para que o desempenho aferido das edificações sob a gestão de uma mesma organização seja eficientemente documentado, a fim de possibilitar, inclusive, a comparação entre os edifícios. Nesse contexto, aspectos da gestão do conhecimento são aventados, ao longo do ciclo de vida da edificação, com o objetivo de melhorar seus níveis de usabilidade, bem como manter a vida útil prevista em projeto para seus componentes e sistemas construtivos, visando à promoção da qualidade no ambiente construído.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090488528011264