Argumentação e prova matemática na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosale, André Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13052019-130421/
Resumo: Neste trabalho, buscamos propor atividades e relacionar ações que o professor de Matemática pode adotar durante as aulas, com o objetivo de propiciar a melhora do nível de argumentação e prova de seus alunos da Educação Básica. Inicialmente, pesquisamos sobre as definições de prova sob a ótica do ensino de Matemática, em que concluímos que o desenvolvimento de argumentações e provas é fundamental para que os objetivos dos PCN sejam alcançados. Com análise das avaliações do PISA, notamos que, em geral, os estudantes brasileiros possuem baixo desempenho em relação as habilidades que envolvem generalizações e desenvolvimento de provas. Na tentativa de propor melhorias a esse cenário, acreditamos que o desenvolvimento de provas na Educação Básica não deve se restringir as demonstrações aceitas pela comunidade matemática. Para isso, o professor deve conhecer e aceitar os diversos tipos de provas apresentados por seus alunos. Nesse ponto, a formação do professor de Matemática é essencial. Por fim, desenvolvemos atividades e aplicamos em uma sala do 9º ano do Ensino Fundamental, o que possibilitou, após as análises, que realizássemos conclusões sobre as características das atividades que propiciam o desenvolvimento de provas e ações que possibilitam a melhora do nível de argumentação de nossos estudantes.
id USP_7fb53c218c9ef02fd929e9df4f4d62eb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13052019-130421
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Argumentação e prova matemática na Educação BásicaArgumentation and proof on Basic SchoolArgumentaçãoArgumentationDemonstraçãoDemonstrationEducação BásicaProofProvaRaciocínioReasoningNeste trabalho, buscamos propor atividades e relacionar ações que o professor de Matemática pode adotar durante as aulas, com o objetivo de propiciar a melhora do nível de argumentação e prova de seus alunos da Educação Básica. Inicialmente, pesquisamos sobre as definições de prova sob a ótica do ensino de Matemática, em que concluímos que o desenvolvimento de argumentações e provas é fundamental para que os objetivos dos PCN sejam alcançados. Com análise das avaliações do PISA, notamos que, em geral, os estudantes brasileiros possuem baixo desempenho em relação as habilidades que envolvem generalizações e desenvolvimento de provas. Na tentativa de propor melhorias a esse cenário, acreditamos que o desenvolvimento de provas na Educação Básica não deve se restringir as demonstrações aceitas pela comunidade matemática. Para isso, o professor deve conhecer e aceitar os diversos tipos de provas apresentados por seus alunos. Nesse ponto, a formação do professor de Matemática é essencial. Por fim, desenvolvemos atividades e aplicamos em uma sala do 9º ano do Ensino Fundamental, o que possibilitou, após as análises, que realizássemos conclusões sobre as características das atividades que propiciam o desenvolvimento de provas e ações que possibilitam a melhora do nível de argumentação de nossos estudantes.In this study e seek to propose activities and to relate actions that the Mathematics teacher can adopt during the classes, seeking to improve the level of argument and proof of his students of Middle and High School. Initially, we investigated the definitions of proof from the point of view of mathematics teaching, in which we concluded that the development of arguments and proofs is fundamental for the goals of PCN been achieved. With the analysis of the PISA assessments, we noticed that, in general, Brazilian students have poor performance in relation to the skills that involve generalizations and the development of proofs. In an attempt to propose improvements to this scenario, we believe that the development of proofs in Middle and High School should not be restricted to the demonstrations accepted by the mathematical community. About that, the teacher must know and accept the different types of proofs presented by his students. At this point, the courses to the Mathematics teachers, preservice and inservice, are essential. Finally, we developed activities and applied in a class of 9th grade students, which made it possible, after the analysis, to make conclusions about the characteristics of the activities that help to the development of proofs and actions that allow the improvement of argumentations level of our studentsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Martha SalerniRosale, André Rodrigues2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13052019-130421/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T21:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-13052019-130421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T21:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação e prova matemática na Educação Básica
Argumentation and proof on Basic School
title Argumentação e prova matemática na Educação Básica
spellingShingle Argumentação e prova matemática na Educação Básica
Rosale, André Rodrigues
Argumentação
Argumentation
Demonstração
Demonstration
Educação Básica
Proof
Prova
Raciocínio
Reasoning
title_short Argumentação e prova matemática na Educação Básica
title_full Argumentação e prova matemática na Educação Básica
title_fullStr Argumentação e prova matemática na Educação Básica
title_full_unstemmed Argumentação e prova matemática na Educação Básica
title_sort Argumentação e prova matemática na Educação Básica
author Rosale, André Rodrigues
author_facet Rosale, André Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Martha Salerni
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosale, André Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Argumentation
Demonstração
Demonstration
Educação Básica
Proof
Prova
Raciocínio
Reasoning
topic Argumentação
Argumentation
Demonstração
Demonstration
Educação Básica
Proof
Prova
Raciocínio
Reasoning
description Neste trabalho, buscamos propor atividades e relacionar ações que o professor de Matemática pode adotar durante as aulas, com o objetivo de propiciar a melhora do nível de argumentação e prova de seus alunos da Educação Básica. Inicialmente, pesquisamos sobre as definições de prova sob a ótica do ensino de Matemática, em que concluímos que o desenvolvimento de argumentações e provas é fundamental para que os objetivos dos PCN sejam alcançados. Com análise das avaliações do PISA, notamos que, em geral, os estudantes brasileiros possuem baixo desempenho em relação as habilidades que envolvem generalizações e desenvolvimento de provas. Na tentativa de propor melhorias a esse cenário, acreditamos que o desenvolvimento de provas na Educação Básica não deve se restringir as demonstrações aceitas pela comunidade matemática. Para isso, o professor deve conhecer e aceitar os diversos tipos de provas apresentados por seus alunos. Nesse ponto, a formação do professor de Matemática é essencial. Por fim, desenvolvemos atividades e aplicamos em uma sala do 9º ano do Ensino Fundamental, o que possibilitou, após as análises, que realizássemos conclusões sobre as características das atividades que propiciam o desenvolvimento de provas e ações que possibilitam a melhora do nível de argumentação de nossos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13052019-130421/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13052019-130421/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256933489180672