Alocação de Recursos em Nuvens Veiculares baseada em Teoria dos Jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Junior, Aguimar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01032024-143513/
Resumo: A alocação de recursos em tempo real tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa nas redes veiculares, à medida que precisam atender a diversas solicitações de serviços. Essa complexidade, muitas vezes associada a ambientes com recursos limitados, tem sua origem principalmente no contínuo crescimento do número de veículos conectados às redes, como a Internet. Além disso, o surgimento de aplicações com restrições de tempo para sua execução contribui para tornar essas redes mais desafiadoras. Essas aplicações estão se tornando progressivamente complexas e requerem recursos computacionais adicionais. Neste estudo apresenta-se uma abordagem para resolver o problema de alocação de recursos em redes veiculares. A abordagem fundamentada em Teoria dos Jogos emprega um jogo de coalizão que visa maximizar e equilibrar a utilização de recursos entre as várias nuvens veiculares (VC). A solução heurística proposta adota o uso de Shapley Values para estabelecer as sequências de tarefas e VCs a serem seguidas durante o processo de alocação. Mais especificamente, modelouse o problema como um Jogo de Mercado especialmente desenhado para resolver o problema de alocação de recursos em nuvens veiculares dinâmicas. Por fim, uma análise comparativa foi realizada entre o desempenho da solução proposta e outras soluções relevantes encontradas na literatura. Essa análise foi conduzida em cenários com diferentes restrições, como diferentes taxas de serviços, alcance de comunicação e quantidade de recursos oferecidos por cada veículo. Essa abordagem permitiu avaliar a eficácia e a adaptabilidade da solução diante de uma variedade de condições.
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