Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valarelli, Ivaldo de Domenico
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23102024-141952/
Resumo: O presente trabalho objetiva desenvolver uma sistemática para se estudar o comportamento do desgaste de serra circular com insertos de metal duro na usinagem da madeira (Pinus spp. ). Para tanto, é apresentada uma sequência de ensaios onde empregou-se um equipamento de usinagem no processo de serramento circular longitudinal. A este equipamento, foi acoplado um alimentador de avanço para se trabalhar com velocidades de alimentação constante. A madeira foi ensaiada com dois teores de umidade, seca ao ar (12%)e saturada. As velocidades de alimentação adotadas foram de 6 m/min e 15 m/min, e a velocidade de corte fixada em 54,2 m/s. Empregou-se neste experimento, 3 (três) serras circulares de 300 mm de diâmetro contendo 20 dentes cada, perfil inclinado e alternado, com a seguinte geometria: ângulos, de saida (y) 18 graus e de folga () 15 graus. A metodologia de ensaio empregada apresentou-se adequada ao propósito de simular uma condição real de trabalho, e o método de medição para obtenção dos valores de desgaste mostrou-se eficiente e preciso.
id USP_80461dd9dab7ede69bce34b4a32295f2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23102024-141952
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira...O presente trabalho objetiva desenvolver uma sistemática para se estudar o comportamento do desgaste de serra circular com insertos de metal duro na usinagem da madeira (Pinus spp. ). Para tanto, é apresentada uma sequência de ensaios onde empregou-se um equipamento de usinagem no processo de serramento circular longitudinal. A este equipamento, foi acoplado um alimentador de avanço para se trabalhar com velocidades de alimentação constante. A madeira foi ensaiada com dois teores de umidade, seca ao ar (12%)e saturada. As velocidades de alimentação adotadas foram de 6 m/min e 15 m/min, e a velocidade de corte fixada em 54,2 m/s. Empregou-se neste experimento, 3 (três) serras circulares de 300 mm de diâmetro contendo 20 dentes cada, perfil inclinado e alternado, com a seguinte geometria: ângulos, de saida (y) 18 graus e de folga () 15 graus. A metodologia de ensaio empregada apresentou-se adequada ao propósito de simular uma condição real de trabalho, e o método de medição para obtenção dos valores de desgaste mostrou-se eficiente e preciso.The aim of this work is to develop a methodology in order to study the wear behaviour of a circular saw with tungsten carbide insert. The sequence of tests presented in this research work, is related to the rip-sawing process. The rip-sawing machine was equiped with a feed-speeder in order to get constant feed speed. The wood employed in the test, had two moisture content, dry-wood (12%.) and green wood. The feed-speed was of 6 m/min and 15 m/min, and the cutting speed was oft 54,2 m/s. The tests were conducted using three circular saw of 300 mm diameter and 20 teeth each one, with rake angle (y) of 18º and clearance angle () of 15º. The test. methodology presented here was found to be for suitable real work condiction simulationand the method of wearmeasurement was efficient and accurate .Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRuffino, Rosalvo TiagoValarelli, Ivaldo de Domenico1993-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23102024-141952/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-23T20:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-23102024-141952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-23T20:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
.
title Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
spellingShingle Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
Valarelli, Ivaldo de Domenico
.
.
title_short Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
title_full Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
title_fullStr Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
title_full_unstemmed Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
title_sort Estudo do desgaste de serra circular com inserto de metal duro para usinagem da madeira
author Valarelli, Ivaldo de Domenico
author_facet Valarelli, Ivaldo de Domenico
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruffino, Rosalvo Tiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Valarelli, Ivaldo de Domenico
dc.subject.por.fl_str_mv .
.
topic .
.
description O presente trabalho objetiva desenvolver uma sistemática para se estudar o comportamento do desgaste de serra circular com insertos de metal duro na usinagem da madeira (Pinus spp. ). Para tanto, é apresentada uma sequência de ensaios onde empregou-se um equipamento de usinagem no processo de serramento circular longitudinal. A este equipamento, foi acoplado um alimentador de avanço para se trabalhar com velocidades de alimentação constante. A madeira foi ensaiada com dois teores de umidade, seca ao ar (12%)e saturada. As velocidades de alimentação adotadas foram de 6 m/min e 15 m/min, e a velocidade de corte fixada em 54,2 m/s. Empregou-se neste experimento, 3 (três) serras circulares de 300 mm de diâmetro contendo 20 dentes cada, perfil inclinado e alternado, com a seguinte geometria: ângulos, de saida (y) 18 graus e de folga () 15 graus. A metodologia de ensaio empregada apresentou-se adequada ao propósito de simular uma condição real de trabalho, e o método de medição para obtenção dos valores de desgaste mostrou-se eficiente e preciso.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23102024-141952/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-23102024-141952/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256531966361600