Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oshiro, Claudia Hiromi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-17042012-161016/
Resumo: Um dos grandes desafios brasileiros é a melhora do sistema educacional. Embora um avanço considerável tenha ocorrido no que diz respeito ao acesso a escola nas últimas duas décadas, a qualidade do ensino ainda se encontra num nível muito aquém do desejado. Uma das alternativas de política para se alterar esse quadro consiste na responsabilização dos educadores pelo desempenho dos alunos, seja por meio apenas de divulgação pública dos resultados dos estudantes ou adicionando prêmios ou sanções como incentivo ao esforço. A maioria dos trabalhos que avalia programas de responsabilização em diversos países indica efeito positivo sobre o desempenho escolar, mas esse resultado não é um consenso, já que alguns trabalhos não encontraram impacto desse tipo de política. Para o caso brasileiro, ainda existem poucos estudos empíricos que procuram avaliar as políticas de responsabilização. Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação do efeito do programa de bonificação de professores do estado de São Paulo sobre o desempenho escolar dos alunos. Os métodos de Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças foram utilizados para medir o impacto do programa sobre as notas médias das escolas. Foram encontrados efeitos positivos e significativos para Matemática (6 pontos na escala SAEB) e Português (3 pontos na mesma escala) para a quarta série do ensino fundamental. Não foram encontrados efeitos para a oitava série. Os resultados se mostraram robustos a especificação de diferentes grupos de controle.
id USP_80b728cc316b64908ce6d8f8418c550e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17042012-161016
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolarEffect of teacher bonus payment scheme on school proficiencyAccountabilityAccountabilityBonusBônusEducaçãoEducationUm dos grandes desafios brasileiros é a melhora do sistema educacional. Embora um avanço considerável tenha ocorrido no que diz respeito ao acesso a escola nas últimas duas décadas, a qualidade do ensino ainda se encontra num nível muito aquém do desejado. Uma das alternativas de política para se alterar esse quadro consiste na responsabilização dos educadores pelo desempenho dos alunos, seja por meio apenas de divulgação pública dos resultados dos estudantes ou adicionando prêmios ou sanções como incentivo ao esforço. A maioria dos trabalhos que avalia programas de responsabilização em diversos países indica efeito positivo sobre o desempenho escolar, mas esse resultado não é um consenso, já que alguns trabalhos não encontraram impacto desse tipo de política. Para o caso brasileiro, ainda existem poucos estudos empíricos que procuram avaliar as políticas de responsabilização. Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação do efeito do programa de bonificação de professores do estado de São Paulo sobre o desempenho escolar dos alunos. Os métodos de Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças foram utilizados para medir o impacto do programa sobre as notas médias das escolas. Foram encontrados efeitos positivos e significativos para Matemática (6 pontos na escala SAEB) e Português (3 pontos na mesma escala) para a quarta série do ensino fundamental. Não foram encontrados efeitos para a oitava série. Os resultados se mostraram robustos a especificação de diferentes grupos de controle.One of the biggest brazilian´s challenges is the improvement of educational system. Although considerable progress has occurred with regard to access to school in the last two decades, the quality of education is still very low level compared to other countries. One of the alternatives of policy to change this situation is the responsibility of educators for the student performances whether through public disclosure of the results or giving bonuses or penalties as an incentive to effort. Many studies of accountability programs in several countries indicated a positive effect on student grades, but it is not a general agreement, since some studies found no impact of such policy. In the brazilian case, there are few empirical studies measuring accountabilities programs. Thus, the objective of this study is to evaluate the effect of the bonus program for teachers in the state of Sao Paulo over proficiency of students. Methods of Propensity Score Matching and Difference in Differences were used to measure the program\'s impact on the average scores of schools. We found positive and significant effects on tests of Math (6 points in Saeb scale) and Lecture (3 points in the same scale) for the fourth grade. We didn´t find any effects for eighth grade of elementary school. These results are robust to different control groups.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScorzafave, Luiz Guilherme Dacar da SilvaOshiro, Claudia Hiromi2012-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-17042012-161016/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-17042012-161016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
Effect of teacher bonus payment scheme on school proficiency
title Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
spellingShingle Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
Oshiro, Claudia Hiromi
Accountability
Accountability
Bonus
Bônus
Educação
Education
title_short Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
title_full Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
title_fullStr Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
title_full_unstemmed Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
title_sort Efeito do pagamento de bônus aos professores sobre a proficiência escolar
author Oshiro, Claudia Hiromi
author_facet Oshiro, Claudia Hiromi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oshiro, Claudia Hiromi
dc.subject.por.fl_str_mv Accountability
Accountability
Bonus
Bônus
Educação
Education
topic Accountability
Accountability
Bonus
Bônus
Educação
Education
description Um dos grandes desafios brasileiros é a melhora do sistema educacional. Embora um avanço considerável tenha ocorrido no que diz respeito ao acesso a escola nas últimas duas décadas, a qualidade do ensino ainda se encontra num nível muito aquém do desejado. Uma das alternativas de política para se alterar esse quadro consiste na responsabilização dos educadores pelo desempenho dos alunos, seja por meio apenas de divulgação pública dos resultados dos estudantes ou adicionando prêmios ou sanções como incentivo ao esforço. A maioria dos trabalhos que avalia programas de responsabilização em diversos países indica efeito positivo sobre o desempenho escolar, mas esse resultado não é um consenso, já que alguns trabalhos não encontraram impacto desse tipo de política. Para o caso brasileiro, ainda existem poucos estudos empíricos que procuram avaliar as políticas de responsabilização. Diante disso, o objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação do efeito do programa de bonificação de professores do estado de São Paulo sobre o desempenho escolar dos alunos. Os métodos de Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças foram utilizados para medir o impacto do programa sobre as notas médias das escolas. Foram encontrados efeitos positivos e significativos para Matemática (6 pontos na escala SAEB) e Português (3 pontos na mesma escala) para a quarta série do ensino fundamental. Não foram encontrados efeitos para a oitava série. Os resultados se mostraram robustos a especificação de diferentes grupos de controle.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-17042012-161016/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-17042012-161016/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090794226712576