Design de jogos baseado em componentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marcos Silvano Orita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113403/
Resumo: Neste trabalho acredita-se que os jogos possam ser desmembrados em seus componentes formadores e que esses podem ser estruturados, analisados e combinados a fim de apoiar a criação de novos jogos e a formação de uma base de conhecimentos universal de design. Para tanto, é proposta e demonstrada uma abordagem de Design Baseada em Componentes de Jogos, que define uma perspectiva apoiada em composição para pensar, projetar, registrar e comunicar decisões de design de jogos. A abordagem contribui para a sistematização do processo de design de jogos a medida que define elementos estruturantes para o design e abre possibilidades de aplicação de análises na composição dos jogos, a fim de permitir a descoberta de conhecimentos de design. Além disso, estabelece o alicerce conceituai para a construção de um Ambiente de Design de Jogos. Como demonstração, a abordagem é aplicada a dois estudos de casos para extrair aspectos de jogos existentes e para empregá-los no design de dois protótipos, posteriormente implementados para permitir experimentações estéticas.
id USP_80d78d3068424f9b144de824fa89d2a6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20230727-113403
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Design de jogos baseado em componentesComponents based game designAnimação (Computação Gráfica)Jogos De ComputadorNeste trabalho acredita-se que os jogos possam ser desmembrados em seus componentes formadores e que esses podem ser estruturados, analisados e combinados a fim de apoiar a criação de novos jogos e a formação de uma base de conhecimentos universal de design. Para tanto, é proposta e demonstrada uma abordagem de Design Baseada em Componentes de Jogos, que define uma perspectiva apoiada em composição para pensar, projetar, registrar e comunicar decisões de design de jogos. A abordagem contribui para a sistematização do processo de design de jogos a medida que define elementos estruturantes para o design e abre possibilidades de aplicação de análises na composição dos jogos, a fim de permitir a descoberta de conhecimentos de design. Além disso, estabelece o alicerce conceituai para a construção de um Ambiente de Design de Jogos. Como demonstração, a abordagem é aplicada a dois estudos de casos para extrair aspectos de jogos existentes e para empregá-los no design de dois protótipos, posteriormente implementados para permitir experimentações estéticas.We believe that games can be dismembered into their forming components and these can be structured, analyzed and combined in arder to aid the creation of new games and the conception of a design universal knowledge base. To that end, this work proposes and demonstrates a Components Based Game Design approach, which describes a perspective based on composition to think, design, register and comunicate design decisions of games. The approach contributes to the systematization of the game design process by defining the structural elements of the design and by openning possibilities of application of games composition analysis in arder to allow the knowledge discovery in design. Furthermore, it establishes the conceptual base to the construction of a Game Design Environment. As demonstration, the approach is applied to two case studies in arder to extract aspects from existing games and to apply them on the design of two prototypes, with later implementations to allow esthetic experimentations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Flávio Soares Corrêa daAlmeida, Marcos Silvano Orita2016-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113403/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-27T19:35:05Zoai:teses.usp.br:tde-20230727-113403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-27T19:35:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de jogos baseado em componentes
Components based game design
title Design de jogos baseado em componentes
spellingShingle Design de jogos baseado em componentes
Almeida, Marcos Silvano Orita
Animação (Computação Gráfica)
Jogos De Computador
title_short Design de jogos baseado em componentes
title_full Design de jogos baseado em componentes
title_fullStr Design de jogos baseado em componentes
title_full_unstemmed Design de jogos baseado em componentes
title_sort Design de jogos baseado em componentes
author Almeida, Marcos Silvano Orita
author_facet Almeida, Marcos Silvano Orita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Flávio Soares Corrêa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcos Silvano Orita
dc.subject.por.fl_str_mv Animação (Computação Gráfica)
Jogos De Computador
topic Animação (Computação Gráfica)
Jogos De Computador
description Neste trabalho acredita-se que os jogos possam ser desmembrados em seus componentes formadores e que esses podem ser estruturados, analisados e combinados a fim de apoiar a criação de novos jogos e a formação de uma base de conhecimentos universal de design. Para tanto, é proposta e demonstrada uma abordagem de Design Baseada em Componentes de Jogos, que define uma perspectiva apoiada em composição para pensar, projetar, registrar e comunicar decisões de design de jogos. A abordagem contribui para a sistematização do processo de design de jogos a medida que define elementos estruturantes para o design e abre possibilidades de aplicação de análises na composição dos jogos, a fim de permitir a descoberta de conhecimentos de design. Além disso, estabelece o alicerce conceituai para a construção de um Ambiente de Design de Jogos. Como demonstração, a abordagem é aplicada a dois estudos de casos para extrair aspectos de jogos existentes e para empregá-los no design de dois protótipos, posteriormente implementados para permitir experimentações estéticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113403/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113403/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257218952462336