Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-20092016-154712/ |
Resumo: | A partir da análise do conceito de \'montagem\' cinematográfica na obra de Jean-Luc Godard e sua identificação com as noções de \'história\' e \'arquivo\', propõem-se \'exercícios\' que procuram explicar, de modo teórico-prático, a hipótese fundamental do projeto: a \'montagem\' é uma ferramenta que, apropriada pelas artes visuais, gera conhecimento e permite reordenar a história. A indagação teórica pensa a \'montagem\' como elemento que desliza do campo audiovisual. O conceito desloca-se no desenvolvimento de um trabalho que gera conexões com a produção artística, tanto quanto com a escrita da história por meio da arte. A primeira parte apresenta um processo de criação em artes visuais onde se desenvolvem \'exercícios de montagem\'. Como artista, coloco-me numa situação de deslocamento, vivendo como estrangeiro na cidade de São Paulo. A série de trabalhos é feita por meio da identificação da história econômica do café, como peça fundamental na construção do estado moderno brasileiro e colombiano. Os trabalhos buscam a emergência de narrações, novos olhares que podem aparecer no choque de imagens, na \'montagem\' como ferramenta para recontar uma história. A segunda parte apresenta um ensaio, que em sua estrutura, é proposto como um \'filme\'. Este exercício literário tem foco na história da arte colombiana e procura ser um contraponto teórico ao processo de criação em artes visuais. |
id |
USP_80f83d5c9375af312b9684091dd15641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20092016-154712 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história-artes visuaiscafécinemacinematographycoffeehistória visualMontageMontagemvisual artsvisual historyA partir da análise do conceito de \'montagem\' cinematográfica na obra de Jean-Luc Godard e sua identificação com as noções de \'história\' e \'arquivo\', propõem-se \'exercícios\' que procuram explicar, de modo teórico-prático, a hipótese fundamental do projeto: a \'montagem\' é uma ferramenta que, apropriada pelas artes visuais, gera conhecimento e permite reordenar a história. A indagação teórica pensa a \'montagem\' como elemento que desliza do campo audiovisual. O conceito desloca-se no desenvolvimento de um trabalho que gera conexões com a produção artística, tanto quanto com a escrita da história por meio da arte. A primeira parte apresenta um processo de criação em artes visuais onde se desenvolvem \'exercícios de montagem\'. Como artista, coloco-me numa situação de deslocamento, vivendo como estrangeiro na cidade de São Paulo. A série de trabalhos é feita por meio da identificação da história econômica do café, como peça fundamental na construção do estado moderno brasileiro e colombiano. Os trabalhos buscam a emergência de narrações, novos olhares que podem aparecer no choque de imagens, na \'montagem\' como ferramenta para recontar uma história. A segunda parte apresenta um ensaio, que em sua estrutura, é proposto como um \'filme\'. Este exercício literário tem foco na história da arte colombiana e procura ser um contraponto teórico ao processo de criação em artes visuais.The analysis of the cinematographic notion of \'montage\' in the work of Jean-Luc Godard, as well as its relation with \'history\' and \'archive\', are the points of departure to explain the main concept of this project: \'Montage\' is a tool which, when appropriated by the Visual Arts, produces knowledge and enables the rearrangement of history. The theoretical framework places \'montage\' as an element that escapes the audiovisual field. Here, the concept is widened to enable connections with artistic production, as well as with the writing of history through art. The first part deals with a creation process, where \'montage exercises\' took place. As an artist, I find myself in a situation of displacement, by living as a foreigner in the city of Sao Paulo; works were thereby created by identifying the economic history of coffee as a fundamental element of the formation of the modern states of Brazil and Colombia. The work inquires about narrations and produces a new gaze in the clash of images, and work as a tool in the \'montage\' to retell a history. The second part is an essay, a literary exercise that in its structure is proposed as a \'film\'. It focuses on the history of Colombian Art, and looks for a theoretical counterpoint to the creative process of visual arts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrossmann, MartinCuberos, Carlos Felipe Guzmán2016-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-20092016-154712/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-20092016-154712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história - |
title |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história |
spellingShingle |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história Cuberos, Carlos Felipe Guzmán artes visuais café cinema cinematography coffee história visual Montage Montagem visual arts visual history |
title_short |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história |
title_full |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história |
title_fullStr |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história |
title_full_unstemmed |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história |
title_sort |
Tramas da montagem: exercícios para recontar incessantemente a história |
author |
Cuberos, Carlos Felipe Guzmán |
author_facet |
Cuberos, Carlos Felipe Guzmán |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grossmann, Martin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cuberos, Carlos Felipe Guzmán |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artes visuais café cinema cinematography coffee história visual Montage Montagem visual arts visual history |
topic |
artes visuais café cinema cinematography coffee história visual Montage Montagem visual arts visual history |
description |
A partir da análise do conceito de \'montagem\' cinematográfica na obra de Jean-Luc Godard e sua identificação com as noções de \'história\' e \'arquivo\', propõem-se \'exercícios\' que procuram explicar, de modo teórico-prático, a hipótese fundamental do projeto: a \'montagem\' é uma ferramenta que, apropriada pelas artes visuais, gera conhecimento e permite reordenar a história. A indagação teórica pensa a \'montagem\' como elemento que desliza do campo audiovisual. O conceito desloca-se no desenvolvimento de um trabalho que gera conexões com a produção artística, tanto quanto com a escrita da história por meio da arte. A primeira parte apresenta um processo de criação em artes visuais onde se desenvolvem \'exercícios de montagem\'. Como artista, coloco-me numa situação de deslocamento, vivendo como estrangeiro na cidade de São Paulo. A série de trabalhos é feita por meio da identificação da história econômica do café, como peça fundamental na construção do estado moderno brasileiro e colombiano. Os trabalhos buscam a emergência de narrações, novos olhares que podem aparecer no choque de imagens, na \'montagem\' como ferramenta para recontar uma história. A segunda parte apresenta um ensaio, que em sua estrutura, é proposto como um \'filme\'. Este exercício literário tem foco na história da arte colombiana e procura ser um contraponto teórico ao processo de criação em artes visuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-20092016-154712/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-20092016-154712/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257181774151680 |