Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Douglas Dias Triana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14072021-141456/
Resumo: A placa cerâmica é um material que faz parte da cadeia produtiva da construção civil destinada a revestir pisos e paredes de ambientes residenciais, comerciais e industriais. A indústria brasileira de placas cerâmicas destaca-se no cenário nacional e internacional, e em 2006 foi a terceira maior produtora mundial. As empresas brasileiras investem continuamente na modernização do parque industrial, no aumento da produtividade, na fabricação de novos modelos, na diversificação de tamanhos e na melhoria da qualidade buscando satisfazer as exigências do consumidor. A disputa pelo mercado fez com as empresas adotassem diferentes estratégias para conquistar o consumidor. De um modo geral, as empresas que utilizam o processo de moagem via úmida adotaram a estratégia de diferenciação do produto e as empresas que utilizam a moagem via seca a estratégia baseada em custos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor as placas cerâmicas devem atender a norma técnica NBR 13818 de 1997, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece as especificações que o produto deve cumprir. No presente trabalho foi desenvolvido uma proposta de modelo gestão da qualidade para a indústria cerâmica constituída dos principais requisitos que interferem na qualidade do processo de fabricação e do produto que contribua para o atendimento das especificações da norma técnica. Foi realizada uma avaliação preliminar da qualidade de placas cerâmicas fabricadas no Brasil para determinar o grau de conformidade em relação à norma técnica NBR 13818:1997. O modelo de gestão foi aplicado em empresas fabricantes de placas cerâmicas para avaliar as práticas de gestão da qualidade, identificar oportunidades para a melhoria e verificar os resultados na qualidade do produto. Verificou-se que a implantação do modelo de gestão contribuiu para que as empresas fabricantes de placas cerâmicas aperfeiçoassem os controles internos nas matérias-primas e processos produtivos, padronizassem a execução das atividades de fabricação e melhorassem o treinamento do pessoal.
id USP_80fefb92320dd243e6b2d152acebc1f2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14072021-141456
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicasDevelopment of a quality management model of product and productive process of ceramic tilesceramic plategestãomanagementmodelmodeloplaca cerâmicaqualidadequalityA placa cerâmica é um material que faz parte da cadeia produtiva da construção civil destinada a revestir pisos e paredes de ambientes residenciais, comerciais e industriais. A indústria brasileira de placas cerâmicas destaca-se no cenário nacional e internacional, e em 2006 foi a terceira maior produtora mundial. As empresas brasileiras investem continuamente na modernização do parque industrial, no aumento da produtividade, na fabricação de novos modelos, na diversificação de tamanhos e na melhoria da qualidade buscando satisfazer as exigências do consumidor. A disputa pelo mercado fez com as empresas adotassem diferentes estratégias para conquistar o consumidor. De um modo geral, as empresas que utilizam o processo de moagem via úmida adotaram a estratégia de diferenciação do produto e as empresas que utilizam a moagem via seca a estratégia baseada em custos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor as placas cerâmicas devem atender a norma técnica NBR 13818 de 1997, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece as especificações que o produto deve cumprir. No presente trabalho foi desenvolvido uma proposta de modelo gestão da qualidade para a indústria cerâmica constituída dos principais requisitos que interferem na qualidade do processo de fabricação e do produto que contribua para o atendimento das especificações da norma técnica. Foi realizada uma avaliação preliminar da qualidade de placas cerâmicas fabricadas no Brasil para determinar o grau de conformidade em relação à norma técnica NBR 13818:1997. O modelo de gestão foi aplicado em empresas fabricantes de placas cerâmicas para avaliar as práticas de gestão da qualidade, identificar oportunidades para a melhoria e verificar os resultados na qualidade do produto. Verificou-se que a implantação do modelo de gestão contribuiu para que as empresas fabricantes de placas cerâmicas aperfeiçoassem os controles internos nas matérias-primas e processos produtivos, padronizassem a execução das atividades de fabricação e melhorassem o treinamento do pessoal.The ceramic tile is a material that is part of the productive chain of the civil construction destined to cover floor and walls of residential environments, commercial and industrial. The Brazilian industry of ceramic tiles is distinguished in the national and international scene, and in 2006, it was the third largest worldwide producer. The Brazilian companies invest continuously in the modernization of the industrial park, in the increase of the productivity, the manufacture of new models, the diversification of sizes and the improvement of the quality searching to satisfy the requirements of the consumer. The dispute for the market made with the companies adopted different strategies to conquer the consumer. In a general way, the companies that use the milling water process adopted the strategy of differentiation of the product and the companies that use the milling dry process adopted the strategy based on costs. In accordance with the Code of Defense of the Consumer, the ceramic tiles must take care of the technical standard NBR 13818:1997, edited for the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), which establish the specifications that the product must fulfill. In the present work it was developed a model proposal management of the quality for the consisting ceramic industry of the main requirements that intervene with the quality of the manufacture process and the product that contributes for the attendance of the specifications of the technical standard. A preliminary evaluation of the quality of ceramic tiles manufactured in Brazil was carried through to determine the degree of conformity in relation to the norm Brazilian technique NBR 13818. The management model was applied in companies that produce ceramic tiles to evaluate the practices of the quality management, to identify opportunities of improvement and to verify the results in the product quality. It was verified that the implantation of the management model contributed with the companies that produces ceramic tiles to improve the internal controls in raw materials and in productive processes, standardized the execution of the activities of manufacture and improved the training of the employees.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, ClaudioVargas, Douglas Dias Triana2007-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14072021-141456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-16T16:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-14072021-141456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-16T16:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
Development of a quality management model of product and productive process of ceramic tiles
title Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
spellingShingle Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
Vargas, Douglas Dias Triana
ceramic plate
gestão
management
model
modelo
placa cerâmica
qualidade
quality
title_short Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
title_full Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
title_fullStr Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
title_sort Desenvolvimento de modelo de gestão da qualidade de produto e processo produtivo de placas cerâmicas
author Vargas, Douglas Dias Triana
author_facet Vargas, Douglas Dias Triana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Claudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Douglas Dias Triana
dc.subject.por.fl_str_mv ceramic plate
gestão
management
model
modelo
placa cerâmica
qualidade
quality
topic ceramic plate
gestão
management
model
modelo
placa cerâmica
qualidade
quality
description A placa cerâmica é um material que faz parte da cadeia produtiva da construção civil destinada a revestir pisos e paredes de ambientes residenciais, comerciais e industriais. A indústria brasileira de placas cerâmicas destaca-se no cenário nacional e internacional, e em 2006 foi a terceira maior produtora mundial. As empresas brasileiras investem continuamente na modernização do parque industrial, no aumento da produtividade, na fabricação de novos modelos, na diversificação de tamanhos e na melhoria da qualidade buscando satisfazer as exigências do consumidor. A disputa pelo mercado fez com as empresas adotassem diferentes estratégias para conquistar o consumidor. De um modo geral, as empresas que utilizam o processo de moagem via úmida adotaram a estratégia de diferenciação do produto e as empresas que utilizam a moagem via seca a estratégia baseada em custos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor as placas cerâmicas devem atender a norma técnica NBR 13818 de 1997, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece as especificações que o produto deve cumprir. No presente trabalho foi desenvolvido uma proposta de modelo gestão da qualidade para a indústria cerâmica constituída dos principais requisitos que interferem na qualidade do processo de fabricação e do produto que contribua para o atendimento das especificações da norma técnica. Foi realizada uma avaliação preliminar da qualidade de placas cerâmicas fabricadas no Brasil para determinar o grau de conformidade em relação à norma técnica NBR 13818:1997. O modelo de gestão foi aplicado em empresas fabricantes de placas cerâmicas para avaliar as práticas de gestão da qualidade, identificar oportunidades para a melhoria e verificar os resultados na qualidade do produto. Verificou-se que a implantação do modelo de gestão contribuiu para que as empresas fabricantes de placas cerâmicas aperfeiçoassem os controles internos nas matérias-primas e processos produtivos, padronizassem a execução das atividades de fabricação e melhorassem o treinamento do pessoal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14072021-141456/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14072021-141456/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256968515813376