A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curvelo, Isabelle Cristina Galindo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-154847/
Resumo: A sustentabilidade deixou de ser um tema conectado somente à preservação do meio ambiente. Atualmente assume um papel estratégico dentro das organizações, haja vista a oportunidade de diferenciação no mercado e de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, com a sua oferta de produtos e/ou serviços. O conceito de sustentabilidade evoluiu desde 1968 em sua primeira discussão formal no Clube de Roma, e sua relação com a inovação de produtos torna-se cada dia mais próxima. Diante deste contexto, o presente estudo buscou investigar como a evolução das estratégias de sustentabilidade se reflete nas inovações e no desenvolvimento de produtos em empresas de bens de consumo. Para tal propósito, a revisão da literatura levantou temas sobre a gestão do portfólio de produtos, desenvolvimento de novos produtos e produtos sustentáveis. Foram realizados estudos de casos múltiplos, por meio de entrevistas semiestruturadas, com lideranças das áreas de marketing e sustentabilidade de cinco multinacionais de bens de consumo. Os principais achados sugerem que há uma evolução no desenvolvimento de produtos sustentáveis e que esta se faz de forma não-linear e sim fragmentada ao longo de fases mais primárias, com mudanças pontuais até estágios mais avançados de desenvolvimento de produtos sustentáveis, os quais contemplam uma perspectiva de impacto positivo na sociedade e de incorporação à cultura. Adicionalmente, a fim de possuírem iniciativas com estágios mais avançados de sustentabilidade em seus produtos, as empresas aplicam estratégias de desenvolvimento interno, aquisições e consultorias externas para alavancarem a sustentabilidade dos seus produtos, tendo por vezes barreiras como a sua própria visão geral de sustentabilidade, estrutura interna e percepção do consumidor, dificultando tal evolução. Por fim, os principais resultados foram discutidos de acordo com a literatura levantada, propondo contribuições gerenciais para a estratégia de portfólio de empresas de bens de consumo, além de contribuições teóricas para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, e, ainda, sugestão de continuidade por meio de pesquisas futuras.
id USP_812b9c5d1bb857a3395ac064df4fc21b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19122019-154847
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveisProduct portfolio management and sustainability: a study of sustainable product developmentDesenvolvimento de produtosPortfólio de produtosProduct developmentProduct porfolio managementSustainabilitySustentabilidadeA sustentabilidade deixou de ser um tema conectado somente à preservação do meio ambiente. Atualmente assume um papel estratégico dentro das organizações, haja vista a oportunidade de diferenciação no mercado e de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, com a sua oferta de produtos e/ou serviços. O conceito de sustentabilidade evoluiu desde 1968 em sua primeira discussão formal no Clube de Roma, e sua relação com a inovação de produtos torna-se cada dia mais próxima. Diante deste contexto, o presente estudo buscou investigar como a evolução das estratégias de sustentabilidade se reflete nas inovações e no desenvolvimento de produtos em empresas de bens de consumo. Para tal propósito, a revisão da literatura levantou temas sobre a gestão do portfólio de produtos, desenvolvimento de novos produtos e produtos sustentáveis. Foram realizados estudos de casos múltiplos, por meio de entrevistas semiestruturadas, com lideranças das áreas de marketing e sustentabilidade de cinco multinacionais de bens de consumo. Os principais achados sugerem que há uma evolução no desenvolvimento de produtos sustentáveis e que esta se faz de forma não-linear e sim fragmentada ao longo de fases mais primárias, com mudanças pontuais até estágios mais avançados de desenvolvimento de produtos sustentáveis, os quais contemplam uma perspectiva de impacto positivo na sociedade e de incorporação à cultura. Adicionalmente, a fim de possuírem iniciativas com estágios mais avançados de sustentabilidade em seus produtos, as empresas aplicam estratégias de desenvolvimento interno, aquisições e consultorias externas para alavancarem a sustentabilidade dos seus produtos, tendo por vezes barreiras como a sua própria visão geral de sustentabilidade, estrutura interna e percepção do consumidor, dificultando tal evolução. Por fim, os principais resultados foram discutidos de acordo com a literatura levantada, propondo contribuições gerenciais para a estratégia de portfólio de empresas de bens de consumo, além de contribuições teóricas para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, e, ainda, sugestão de continuidade por meio de pesquisas futuras.Sustainability is no longer a theme connected only with environment preservation and nowadays assumes a strategic role within organizations, due to the opportunity for market differentiation and positive impact on society and the environment with its product offerings and/or services. The concept of sustainability has evolved since 1968 in its first formal discussion at the Club of Rome, and its relationship with product innovation is becoming ever closer. Given this context, the present study sought to investigate how the evolution of sustainability strategies is reflected in innovations and product development at consumer goods companies. For this purpose, the literature review raised topics on product portfolio management, new product development and sustainable products. Multiple case studies were conducted with semi-structured interviews with marketing and sustainability leaders from five consumer goods multinationals. The main findings suggest that there is an evolution in sustainable product development that is non-linear but rather fragmented throughout more primary phases contemplating ad hoc changes to more advanced stages of sustainable product development that envision a positive impact on the environment, society and incorporation into culture. Additionally, in order to have more advanced stages of product sustainability, companies apply internal development strategies, acquisitions and external consultancy to leverage the sustainability of their products, sometimes having barriers such as their sustainability overview, internal dynamics and consumer perception hindering such evolution. Finally, the main findings were discussed according to the literature, proposing managerial contributions to the portfolio strategy of consumer goods companies, as well as theoretical contributions to the development of sustainable products, and suggest further research to deep dive aspects discussed on this studyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHamza, Kavita MiadairaCurvelo, Isabelle Cristina Galindo2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-154847/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-22T23:08:03Zoai:teses.usp.br:tde-19122019-154847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-22T23:08:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
Product portfolio management and sustainability: a study of sustainable product development
title A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
spellingShingle A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
Curvelo, Isabelle Cristina Galindo
Desenvolvimento de produtos
Portfólio de produtos
Product development
Product porfolio management
Sustainability
Sustentabilidade
title_short A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
title_full A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
title_fullStr A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
title_full_unstemmed A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
title_sort A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis
author Curvelo, Isabelle Cristina Galindo
author_facet Curvelo, Isabelle Cristina Galindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hamza, Kavita Miadaira
dc.contributor.author.fl_str_mv Curvelo, Isabelle Cristina Galindo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de produtos
Portfólio de produtos
Product development
Product porfolio management
Sustainability
Sustentabilidade
topic Desenvolvimento de produtos
Portfólio de produtos
Product development
Product porfolio management
Sustainability
Sustentabilidade
description A sustentabilidade deixou de ser um tema conectado somente à preservação do meio ambiente. Atualmente assume um papel estratégico dentro das organizações, haja vista a oportunidade de diferenciação no mercado e de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, com a sua oferta de produtos e/ou serviços. O conceito de sustentabilidade evoluiu desde 1968 em sua primeira discussão formal no Clube de Roma, e sua relação com a inovação de produtos torna-se cada dia mais próxima. Diante deste contexto, o presente estudo buscou investigar como a evolução das estratégias de sustentabilidade se reflete nas inovações e no desenvolvimento de produtos em empresas de bens de consumo. Para tal propósito, a revisão da literatura levantou temas sobre a gestão do portfólio de produtos, desenvolvimento de novos produtos e produtos sustentáveis. Foram realizados estudos de casos múltiplos, por meio de entrevistas semiestruturadas, com lideranças das áreas de marketing e sustentabilidade de cinco multinacionais de bens de consumo. Os principais achados sugerem que há uma evolução no desenvolvimento de produtos sustentáveis e que esta se faz de forma não-linear e sim fragmentada ao longo de fases mais primárias, com mudanças pontuais até estágios mais avançados de desenvolvimento de produtos sustentáveis, os quais contemplam uma perspectiva de impacto positivo na sociedade e de incorporação à cultura. Adicionalmente, a fim de possuírem iniciativas com estágios mais avançados de sustentabilidade em seus produtos, as empresas aplicam estratégias de desenvolvimento interno, aquisições e consultorias externas para alavancarem a sustentabilidade dos seus produtos, tendo por vezes barreiras como a sua própria visão geral de sustentabilidade, estrutura interna e percepção do consumidor, dificultando tal evolução. Por fim, os principais resultados foram discutidos de acordo com a literatura levantada, propondo contribuições gerenciais para a estratégia de portfólio de empresas de bens de consumo, além de contribuições teóricas para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, e, ainda, sugestão de continuidade por meio de pesquisas futuras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-154847/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-154847/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257140362739712