"A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Maurício
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09082005-141938/
Resumo: Apesar de terem surgido há mais de um século na Europa, o crescimento do número de unidades de saúde mental em hospitais gerais no Brasil veio de encontro às diretrizes das reformas sanitária e psiquiátrica propaladas partir da década de setenta. Desde então, essas unidades não foram submetidas a uma avaliação sistemática. O presente trabalho teve por objetivo conhecer os modos de funcionamento, a inserção na rede de assistência à saúde mental e o compromisso populacional de algumas dessas unidades na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Para isso buscou-se obter, segundo a lógica de um processo avaliatório, as premissas que norteariam o uso de informações por gestores situados em diversos níveis em relação às unidades estudadas. Os resultados evidenciaram falta de clareza quanto ao papel desse tipo de equipamento dentro da rede assistencial, o que parece ser fruto da ausência de uma política de saúde mental na região. As dificuldades mais freqüentemente relatadas, como a impossibilidade de garantir a vinculação de pacientes em serviços extra-hospitalares especializados após a internação e a grande proporção de pacientes que chegam aos pronto-atendimentos sem necessitarem de um cuidado de urgência, não foram tidas como passíveis de algum tipo de resposta por parte dos hospitais gerais. Nas unidades, onde se privilegiam informações sobre a produção dos serviços em detrimento da avaliação do acesso e do impacto no estado de saúde da população que reside na área de abrangência do hospital, há um funcionamento independente do restante da rede, o que contribui para a fragmentação e iniqüidade da assistência à saúde mental. Um dos principais exemplos é a exclusão de pacientes das enfermarias psiquiátricas dos hospitais gerais, particularmente os cronificados, cuja patologia impossibilita a efetividade da terapêutica médica dentro do prazo estipulado para a internação. Em contrapartida, foram identificadas iniciativas que pretendem resgatar a integralidade da atenção, prioritariamente aos pacientes que merecem intervenções de maior complexidade e de longo prazo. Quanto ao cuidado aos pacientes portadores de transtornos mentais mais prevalentes, uma alternativa seria utilizar mecanismos de pressão – entre os quais informações sobre a utilização dos pronto-atendimentos psiquiátricos – para que os gestores municipais passem a investir nesse sentido.
id USP_814b5238a2856b2fa652ddcd34b4ccec
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09082005-141938
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo". General hospital psychiatric units management in São Paulo metropolitan area AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOSGESTÃO DE QUALIDADEHEALTH CARE REFORMHEALTH POLICYHOSPITAIS GERIASHOSPITAL GENERALHOSPITAL INFORMATION SYSTEMINDICADORES DE QUALIDADE EM ASSISTÊNCIA À SAÚDEMENTAL HEALTH SERVICE'/organization & administartionPOLÍTICA DE SAÚDEPSYCHIATRIC DEPERTAMENT HOSPITAL/organization & administrationQUALITY INDICATORS CAREQUALITY MANAGEMENTREFORMA DOS SERVIÇOS DE SAÚDESERVICES EVALUATIONSERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL/organização & administraçãoSISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALARUNIDADE HOSPITALAR DE PSIQUIATRIA/organização & administraçãoApesar de terem surgido há mais de um século na Europa, o crescimento do número de unidades de saúde mental em hospitais gerais no Brasil veio de encontro às diretrizes das reformas sanitária e psiquiátrica propaladas partir da década de setenta. Desde então, essas unidades não foram submetidas a uma avaliação sistemática. O presente trabalho teve por objetivo conhecer os modos de funcionamento, a inserção na rede de assistência à saúde mental e o compromisso populacional de algumas dessas unidades na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Para isso buscou-se obter, segundo a lógica de um processo avaliatório, as premissas que norteariam o uso de informações por gestores situados em diversos níveis em relação às unidades estudadas. Os resultados evidenciaram falta de clareza quanto ao papel desse tipo de equipamento dentro da rede assistencial, o que parece ser fruto da ausência de uma política de saúde mental na região. As dificuldades mais freqüentemente relatadas, como a impossibilidade de garantir a vinculação de pacientes em serviços extra-hospitalares especializados após a internação e a grande proporção de pacientes que chegam aos pronto-atendimentos sem necessitarem de um cuidado de urgência, não foram tidas como passíveis de algum tipo de resposta por parte dos hospitais gerais. Nas unidades, onde se privilegiam informações sobre a produção dos serviços em detrimento da avaliação do acesso e do impacto no estado de saúde da população que reside na área de abrangência do hospital, há um funcionamento independente do restante da rede, o que contribui para a fragmentação e iniqüidade da assistência à saúde mental. Um dos principais exemplos é a exclusão de pacientes das enfermarias psiquiátricas dos hospitais gerais, particularmente os cronificados, cuja patologia impossibilita a efetividade da terapêutica médica dentro do prazo estipulado para a internação. Em contrapartida, foram identificadas iniciativas que pretendem resgatar a integralidade da atenção, prioritariamente aos pacientes que merecem intervenções de maior complexidade e de longo prazo. Quanto ao cuidado aos pacientes portadores de transtornos mentais mais prevalentes, uma alternativa seria utilizar mecanismos de pressão – entre os quais informações sobre a utilização dos pronto-atendimentos psiquiátricos – para que os gestores municipais passem a investir nesse sentido. Although having appeared more than a century ago in Europe, the increase in the number of mental health units in general hospitals in Brazil met the guidelines of the public health and psychiatric reforms propagated since the early seventies. Since then, these units haven't been submitted to a systematic assessment. The objective of present work was to be acquainted with the functioning modes of some of these units in São Paulo metropolitan area, their insertion in the mental health assistance system and their commitment to the population. In order to do so, there was an attempt to obtain, according to an assessment logic, the premisses guiding the use of information by the managers situated in different levels in relation to the studied units. The findings showed little clarity concerning the uses of such instruments inside the assistance system, which seems to be connected to the lack of a mental health policy for the studied region. The most frequently mentioned difficulties, like the impossibility to guarantee the patient the continuity of the treatment in the extra hospital services, after he has left the hospital, and the great proportion of patients that arrive at urgency services without having the need to receive urgent care, were not seen as something that general hospitals themselves could contribute to. The units, where the information about the services' production were privileged to the prejudice of the assesment of the services' access and the impact of the unit on the healthconditions of the population living under its referal areas, function independently of the rest of the mental health services, which contributes to the mental health care fragmentation and iniquity. One of the principal examples is the exclusion of patients from the the general hospitals' psychiatric inpatient services, especially the chronically mentally ill, whose pathologies make an effective treatment impossible, considering the period of time set for hospitalization. On the other hand, there has been identified initiatives that wish to redeem the integrate care, especially for the patients that require a more complex and long run treatment. An alternative for the care of the patients that have the most prevalent disabilities would be the use of pressure mechanisms – like information concerning the uses of psychiatric urgency services – to estimulate local managers investments. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalik, Ana MariaLucchesi, Maurício2001-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09082005-141938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-07T13:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-09082005-141938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T13:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
General hospital psychiatric units management in São Paulo metropolitan area
title "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
spellingShingle "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
Lucchesi, Maurício
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
GESTÃO DE QUALIDADE
HEALTH CARE REFORM
HEALTH POLICY
HOSPITAIS GERIAS
HOSPITAL GENERAL
HOSPITAL INFORMATION SYSTEM
INDICADORES DE QUALIDADE EM ASSISTÊNCIA À SAÚDE
MENTAL HEALTH SERVICE'/organization & administartion
POLÍTICA DE SAÚDE
PSYCHIATRIC DEPERTAMENT HOSPITAL/organization & administration
QUALITY INDICATORS CARE
QUALITY MANAGEMENT
REFORMA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
SERVICES EVALUATION
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL/organização & administração
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR
UNIDADE HOSPITALAR DE PSIQUIATRIA/organização & administração
title_short "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
title_full "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
title_fullStr "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
title_full_unstemmed "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
title_sort "A gestão de unidades de saúde mental em hospitais gerais na grande São Paulo".
author Lucchesi, Maurício
author_facet Lucchesi, Maurício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malik, Ana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
GESTÃO DE QUALIDADE
HEALTH CARE REFORM
HEALTH POLICY
HOSPITAIS GERIAS
HOSPITAL GENERAL
HOSPITAL INFORMATION SYSTEM
INDICADORES DE QUALIDADE EM ASSISTÊNCIA À SAÚDE
MENTAL HEALTH SERVICE'/organization & administartion
POLÍTICA DE SAÚDE
PSYCHIATRIC DEPERTAMENT HOSPITAL/organization & administration
QUALITY INDICATORS CARE
QUALITY MANAGEMENT
REFORMA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
SERVICES EVALUATION
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL/organização & administração
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR
UNIDADE HOSPITALAR DE PSIQUIATRIA/organização & administração
topic AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
GESTÃO DE QUALIDADE
HEALTH CARE REFORM
HEALTH POLICY
HOSPITAIS GERIAS
HOSPITAL GENERAL
HOSPITAL INFORMATION SYSTEM
INDICADORES DE QUALIDADE EM ASSISTÊNCIA À SAÚDE
MENTAL HEALTH SERVICE'/organization & administartion
POLÍTICA DE SAÚDE
PSYCHIATRIC DEPERTAMENT HOSPITAL/organization & administration
QUALITY INDICATORS CARE
QUALITY MANAGEMENT
REFORMA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
SERVICES EVALUATION
SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL/organização & administração
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR
UNIDADE HOSPITALAR DE PSIQUIATRIA/organização & administração
description Apesar de terem surgido há mais de um século na Europa, o crescimento do número de unidades de saúde mental em hospitais gerais no Brasil veio de encontro às diretrizes das reformas sanitária e psiquiátrica propaladas partir da década de setenta. Desde então, essas unidades não foram submetidas a uma avaliação sistemática. O presente trabalho teve por objetivo conhecer os modos de funcionamento, a inserção na rede de assistência à saúde mental e o compromisso populacional de algumas dessas unidades na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Para isso buscou-se obter, segundo a lógica de um processo avaliatório, as premissas que norteariam o uso de informações por gestores situados em diversos níveis em relação às unidades estudadas. Os resultados evidenciaram falta de clareza quanto ao papel desse tipo de equipamento dentro da rede assistencial, o que parece ser fruto da ausência de uma política de saúde mental na região. As dificuldades mais freqüentemente relatadas, como a impossibilidade de garantir a vinculação de pacientes em serviços extra-hospitalares especializados após a internação e a grande proporção de pacientes que chegam aos pronto-atendimentos sem necessitarem de um cuidado de urgência, não foram tidas como passíveis de algum tipo de resposta por parte dos hospitais gerais. Nas unidades, onde se privilegiam informações sobre a produção dos serviços em detrimento da avaliação do acesso e do impacto no estado de saúde da população que reside na área de abrangência do hospital, há um funcionamento independente do restante da rede, o que contribui para a fragmentação e iniqüidade da assistência à saúde mental. Um dos principais exemplos é a exclusão de pacientes das enfermarias psiquiátricas dos hospitais gerais, particularmente os cronificados, cuja patologia impossibilita a efetividade da terapêutica médica dentro do prazo estipulado para a internação. Em contrapartida, foram identificadas iniciativas que pretendem resgatar a integralidade da atenção, prioritariamente aos pacientes que merecem intervenções de maior complexidade e de longo prazo. Quanto ao cuidado aos pacientes portadores de transtornos mentais mais prevalentes, uma alternativa seria utilizar mecanismos de pressão – entre os quais informações sobre a utilização dos pronto-atendimentos psiquiátricos – para que os gestores municipais passem a investir nesse sentido.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09082005-141938/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-09082005-141938/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090551069278208