VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/ |
Resumo: | Cursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção da comunidade como uma forma de educação continuada com o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, tais como: (i) contribuir para ampliar a diversidade no acesso à educação; (ii) incentivar a aprendizagem ao longo da vida; e (iii) motivar os educadores na criação de recursos educacionais e na adoção de estratégias pedagógicas ativas e centradas no aprendiz. Vídeo é um recurso educacional muito utilizado para apoiar a aprendizagem dos participantes dos MOOCs. Entretanto, educadores, projetistas de aprendizagem e tecnologistas educacionais têm enfrentado vários desafios durante o processo de design de vídeos educacionais para esse contexto. Entre esses desafios, destaca-se a falta de estratégias bem definidas, validadas, e que descrevam quais etapas devem ser seguidas e quais adaptações são necessárias para apoiar de forma eficaz todo o processo de design de vídeos educacionais para MOOCs. Adicionalmente, também existe uma dificuldade das equipes em construir vídeos para MOOCs sob o ponto de vista dos princípios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Considerando esse contexto, o objetivo principal deste trabalho consistiu em estabelecer uma estratégia que representasse as melhores práticas de design educacional de vídeos para MOOCs, considerando aspectos pedagógicos e as especificidades de cursos nesse formato. Para isso, foi definida e validada uma linguagem de padrões de design educacional denominada VideoMOOC-PL. A linguagem possui 15 padrões e visa apoiar equipes de MOOCs durante todo o processo de produção de vídeos educacionais. A VideoMOOC-PL também busca incentivar a criação de vídeos educacionais para serem disponibilizados como REAs. Ela foi validada por meio de um estudo experimental, duas revisões por especialistas em padrões e uma avaliação por especialistas em design educacional. Os resultados obtidos evidenciam que a VideoMOOC-PL apresenta um impacto positivo sobre a eficácia no processo de design de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs, apoiando as equipes durante todo o percurso. |
id |
USP_81914bf7f74ca300f42aef2ed7c9fe2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14102021-114148 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCsVideoMOOC-PL: an educational design pattern language to support the production of educational videos for the MOOC contextEducational design patternsLinguagem de padrõesMOOCsMOOCsOERsPadrões de design educacionalPattern languagesREAsVideosVídeosCursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção da comunidade como uma forma de educação continuada com o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, tais como: (i) contribuir para ampliar a diversidade no acesso à educação; (ii) incentivar a aprendizagem ao longo da vida; e (iii) motivar os educadores na criação de recursos educacionais e na adoção de estratégias pedagógicas ativas e centradas no aprendiz. Vídeo é um recurso educacional muito utilizado para apoiar a aprendizagem dos participantes dos MOOCs. Entretanto, educadores, projetistas de aprendizagem e tecnologistas educacionais têm enfrentado vários desafios durante o processo de design de vídeos educacionais para esse contexto. Entre esses desafios, destaca-se a falta de estratégias bem definidas, validadas, e que descrevam quais etapas devem ser seguidas e quais adaptações são necessárias para apoiar de forma eficaz todo o processo de design de vídeos educacionais para MOOCs. Adicionalmente, também existe uma dificuldade das equipes em construir vídeos para MOOCs sob o ponto de vista dos princípios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Considerando esse contexto, o objetivo principal deste trabalho consistiu em estabelecer uma estratégia que representasse as melhores práticas de design educacional de vídeos para MOOCs, considerando aspectos pedagógicos e as especificidades de cursos nesse formato. Para isso, foi definida e validada uma linguagem de padrões de design educacional denominada VideoMOOC-PL. A linguagem possui 15 padrões e visa apoiar equipes de MOOCs durante todo o processo de produção de vídeos educacionais. A VideoMOOC-PL também busca incentivar a criação de vídeos educacionais para serem disponibilizados como REAs. Ela foi validada por meio de um estudo experimental, duas revisões por especialistas em padrões e uma avaliação por especialistas em design educacional. Os resultados obtidos evidenciam que a VideoMOOC-PL apresenta um impacto positivo sobre a eficácia no processo de design de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs, apoiando as equipes durante todo o percurso.Massive Open Online Courses (MOOCs) have aroused community interest and attention as a way of continuing education with potential to bring many benefits for all society, such as: (i) expanding diversity in access to education ; (ii) encouraging lifelong learning; and (iii) motivating educators in the creation of more student-centered educational resources and in the adoption of active pedagogical strategies. Video is an educational resource widely used to support the learning of MOOC participants. However, educators, learning designers and educational technologists have faced several challenges during the process of designing educational videos for this context. Mainly, there is a lack of well-defined, validated strategies, which describe which steps must be followed and which adaptations are necessary to effectively support the entire process of designing educational videos for MOOCs. In addition, there is also a difficulty for the teams to develop videos for MOOCs from the point of view of the principles of Open Educational Resources (OER). Considering all this context, the main goal of this work is to propose a strategy that would represent the best practices of educational design of videos for MOOCs, considering pedagogical and specific aspects of courses in this format. For this, an educational design pattern language named VideoMOOC-PL was defined and validated. The language has 15 educational patterns and aims to support MOOC teams throughout the process of producing educational videos. VideoMOOC-PL also aims to encourage the creation of educational videos as OER. VideoMOOC-PL was evaluated through an experimental study, two patterns expert reviews and an evaluation by specialists in educational design. The obtained results indicated that VideoMOOC-PL has a positive impact on the effectiveness of educational videos design process for the context of MOOCs, supporting teams throughout all the journey.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Ellen FrancineFassbinder, Marcelo2021-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-14T14:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-14102021-114148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-14T14:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs VideoMOOC-PL: an educational design pattern language to support the production of educational videos for the MOOC context |
title |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs |
spellingShingle |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs Fassbinder, Marcelo Educational design patterns Linguagem de padrões MOOCs MOOCs OERs Padrões de design educacional Pattern languages REAs Videos Vídeos |
title_short |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs |
title_full |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs |
title_fullStr |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs |
title_full_unstemmed |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs |
title_sort |
VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs |
author |
Fassbinder, Marcelo |
author_facet |
Fassbinder, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Ellen Francine |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fassbinder, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational design patterns Linguagem de padrões MOOCs MOOCs OERs Padrões de design educacional Pattern languages REAs Videos Vídeos |
topic |
Educational design patterns Linguagem de padrões MOOCs MOOCs OERs Padrões de design educacional Pattern languages REAs Videos Vídeos |
description |
Cursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção da comunidade como uma forma de educação continuada com o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, tais como: (i) contribuir para ampliar a diversidade no acesso à educação; (ii) incentivar a aprendizagem ao longo da vida; e (iii) motivar os educadores na criação de recursos educacionais e na adoção de estratégias pedagógicas ativas e centradas no aprendiz. Vídeo é um recurso educacional muito utilizado para apoiar a aprendizagem dos participantes dos MOOCs. Entretanto, educadores, projetistas de aprendizagem e tecnologistas educacionais têm enfrentado vários desafios durante o processo de design de vídeos educacionais para esse contexto. Entre esses desafios, destaca-se a falta de estratégias bem definidas, validadas, e que descrevam quais etapas devem ser seguidas e quais adaptações são necessárias para apoiar de forma eficaz todo o processo de design de vídeos educacionais para MOOCs. Adicionalmente, também existe uma dificuldade das equipes em construir vídeos para MOOCs sob o ponto de vista dos princípios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Considerando esse contexto, o objetivo principal deste trabalho consistiu em estabelecer uma estratégia que representasse as melhores práticas de design educacional de vídeos para MOOCs, considerando aspectos pedagógicos e as especificidades de cursos nesse formato. Para isso, foi definida e validada uma linguagem de padrões de design educacional denominada VideoMOOC-PL. A linguagem possui 15 padrões e visa apoiar equipes de MOOCs durante todo o processo de produção de vídeos educacionais. A VideoMOOC-PL também busca incentivar a criação de vídeos educacionais para serem disponibilizados como REAs. Ela foi validada por meio de um estudo experimental, duas revisões por especialistas em padrões e uma avaliação por especialistas em design educacional. Os resultados obtidos evidenciam que a VideoMOOC-PL apresenta um impacto positivo sobre a eficácia no processo de design de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs, apoiando as equipes durante todo o percurso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256975121842176 |