VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassbinder, Marcelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/
Resumo: Cursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção da comunidade como uma forma de educação continuada com o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, tais como: (i) contribuir para ampliar a diversidade no acesso à educação; (ii) incentivar a aprendizagem ao longo da vida; e (iii) motivar os educadores na criação de recursos educacionais e na adoção de estratégias pedagógicas ativas e centradas no aprendiz. Vídeo é um recurso educacional muito utilizado para apoiar a aprendizagem dos participantes dos MOOCs. Entretanto, educadores, projetistas de aprendizagem e tecnologistas educacionais têm enfrentado vários desafios durante o processo de design de vídeos educacionais para esse contexto. Entre esses desafios, destaca-se a falta de estratégias bem definidas, validadas, e que descrevam quais etapas devem ser seguidas e quais adaptações são necessárias para apoiar de forma eficaz todo o processo de design de vídeos educacionais para MOOCs. Adicionalmente, também existe uma dificuldade das equipes em construir vídeos para MOOCs sob o ponto de vista dos princípios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Considerando esse contexto, o objetivo principal deste trabalho consistiu em estabelecer uma estratégia que representasse as melhores práticas de design educacional de vídeos para MOOCs, considerando aspectos pedagógicos e as especificidades de cursos nesse formato. Para isso, foi definida e validada uma linguagem de padrões de design educacional denominada VideoMOOC-PL. A linguagem possui 15 padrões e visa apoiar equipes de MOOCs durante todo o processo de produção de vídeos educacionais. A VideoMOOC-PL também busca incentivar a criação de vídeos educacionais para serem disponibilizados como REAs. Ela foi validada por meio de um estudo experimental, duas revisões por especialistas em padrões e uma avaliação por especialistas em design educacional. Os resultados obtidos evidenciam que a VideoMOOC-PL apresenta um impacto positivo sobre a eficácia no processo de design de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs, apoiando as equipes durante todo o percurso.
id USP_81914bf7f74ca300f42aef2ed7c9fe2a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14102021-114148
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCsVideoMOOC-PL: an educational design pattern language to support the production of educational videos for the MOOC contextEducational design patternsLinguagem de padrõesMOOCsMOOCsOERsPadrões de design educacionalPattern languagesREAsVideosVídeosCursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção da comunidade como uma forma de educação continuada com o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, tais como: (i) contribuir para ampliar a diversidade no acesso à educação; (ii) incentivar a aprendizagem ao longo da vida; e (iii) motivar os educadores na criação de recursos educacionais e na adoção de estratégias pedagógicas ativas e centradas no aprendiz. Vídeo é um recurso educacional muito utilizado para apoiar a aprendizagem dos participantes dos MOOCs. Entretanto, educadores, projetistas de aprendizagem e tecnologistas educacionais têm enfrentado vários desafios durante o processo de design de vídeos educacionais para esse contexto. Entre esses desafios, destaca-se a falta de estratégias bem definidas, validadas, e que descrevam quais etapas devem ser seguidas e quais adaptações são necessárias para apoiar de forma eficaz todo o processo de design de vídeos educacionais para MOOCs. Adicionalmente, também existe uma dificuldade das equipes em construir vídeos para MOOCs sob o ponto de vista dos princípios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Considerando esse contexto, o objetivo principal deste trabalho consistiu em estabelecer uma estratégia que representasse as melhores práticas de design educacional de vídeos para MOOCs, considerando aspectos pedagógicos e as especificidades de cursos nesse formato. Para isso, foi definida e validada uma linguagem de padrões de design educacional denominada VideoMOOC-PL. A linguagem possui 15 padrões e visa apoiar equipes de MOOCs durante todo o processo de produção de vídeos educacionais. A VideoMOOC-PL também busca incentivar a criação de vídeos educacionais para serem disponibilizados como REAs. Ela foi validada por meio de um estudo experimental, duas revisões por especialistas em padrões e uma avaliação por especialistas em design educacional. Os resultados obtidos evidenciam que a VideoMOOC-PL apresenta um impacto positivo sobre a eficácia no processo de design de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs, apoiando as equipes durante todo o percurso.Massive Open Online Courses (MOOCs) have aroused community interest and attention as a way of continuing education with potential to bring many benefits for all society, such as: (i) expanding diversity in access to education ; (ii) encouraging lifelong learning; and (iii) motivating educators in the creation of more student-centered educational resources and in the adoption of active pedagogical strategies. Video is an educational resource widely used to support the learning of MOOC participants. However, educators, learning designers and educational technologists have faced several challenges during the process of designing educational videos for this context. Mainly, there is a lack of well-defined, validated strategies, which describe which steps must be followed and which adaptations are necessary to effectively support the entire process of designing educational videos for MOOCs. In addition, there is also a difficulty for the teams to develop videos for MOOCs from the point of view of the principles of Open Educational Resources (OER). Considering all this context, the main goal of this work is to propose a strategy that would represent the best practices of educational design of videos for MOOCs, considering pedagogical and specific aspects of courses in this format. For this, an educational design pattern language named VideoMOOC-PL was defined and validated. The language has 15 educational patterns and aims to support MOOC teams throughout the process of producing educational videos. VideoMOOC-PL also aims to encourage the creation of educational videos as OER. VideoMOOC-PL was evaluated through an experimental study, two patterns expert reviews and an evaluation by specialists in educational design. The obtained results indicated that VideoMOOC-PL has a positive impact on the effectiveness of educational videos design process for the context of MOOCs, supporting teams throughout all the journey.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Ellen FrancineFassbinder, Marcelo2021-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-14T14:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-14102021-114148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-14T14:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
VideoMOOC-PL: an educational design pattern language to support the production of educational videos for the MOOC context
title VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
spellingShingle VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
Fassbinder, Marcelo
Educational design patterns
Linguagem de padrões
MOOCs
MOOCs
OERs
Padrões de design educacional
Pattern languages
REAs
Videos
Vídeos
title_short VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
title_full VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
title_fullStr VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
title_full_unstemmed VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
title_sort VideoMOOC-PL: uma linguagem de padrões de design educacional para apoiar a produção de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs
author Fassbinder, Marcelo
author_facet Fassbinder, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Ellen Francine
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassbinder, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educational design patterns
Linguagem de padrões
MOOCs
MOOCs
OERs
Padrões de design educacional
Pattern languages
REAs
Videos
Vídeos
topic Educational design patterns
Linguagem de padrões
MOOCs
MOOCs
OERs
Padrões de design educacional
Pattern languages
REAs
Videos
Vídeos
description Cursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção da comunidade como uma forma de educação continuada com o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade, tais como: (i) contribuir para ampliar a diversidade no acesso à educação; (ii) incentivar a aprendizagem ao longo da vida; e (iii) motivar os educadores na criação de recursos educacionais e na adoção de estratégias pedagógicas ativas e centradas no aprendiz. Vídeo é um recurso educacional muito utilizado para apoiar a aprendizagem dos participantes dos MOOCs. Entretanto, educadores, projetistas de aprendizagem e tecnologistas educacionais têm enfrentado vários desafios durante o processo de design de vídeos educacionais para esse contexto. Entre esses desafios, destaca-se a falta de estratégias bem definidas, validadas, e que descrevam quais etapas devem ser seguidas e quais adaptações são necessárias para apoiar de forma eficaz todo o processo de design de vídeos educacionais para MOOCs. Adicionalmente, também existe uma dificuldade das equipes em construir vídeos para MOOCs sob o ponto de vista dos princípios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Considerando esse contexto, o objetivo principal deste trabalho consistiu em estabelecer uma estratégia que representasse as melhores práticas de design educacional de vídeos para MOOCs, considerando aspectos pedagógicos e as especificidades de cursos nesse formato. Para isso, foi definida e validada uma linguagem de padrões de design educacional denominada VideoMOOC-PL. A linguagem possui 15 padrões e visa apoiar equipes de MOOCs durante todo o processo de produção de vídeos educacionais. A VideoMOOC-PL também busca incentivar a criação de vídeos educacionais para serem disponibilizados como REAs. Ela foi validada por meio de um estudo experimental, duas revisões por especialistas em padrões e uma avaliação por especialistas em design educacional. Os resultados obtidos evidenciam que a VideoMOOC-PL apresenta um impacto positivo sobre a eficácia no processo de design de vídeos educacionais para o contexto dos MOOCs, apoiando as equipes durante todo o percurso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-14102021-114148/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256975121842176