Impacto do subsídio cruzado em internações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Pedro Henrique Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06112024-164207/
Resumo: O Novo Marco do Saneamento tem como um de seus principais elementos a regionalização. Com isso, o subsídio cruzado ganha visibilidade como mecanismo para viabilizar investimentos em saneamento. Entretanto, por resultar em aumentos de tarifas para parte dos consumidores, seu uso enfrenta resistência. Usando dados de internação do SUS, este estudo detalha o fenômeno dos fluxos de internação para as Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI) usando mapas, tabelas e um modelo de painel em efeitos fixos. Em seguida, examina-se a potencial redução na quantidade de pacientes de municípios vizinhos é capaz de compensar o custo que os municípios superavitários arcariam no subsídio cruzado. Como resultados, são encontrados fluxos de internação mais numerosos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e entre municípios pequenos. Os resultados também apontam que a redução no recebimento de casos é insuficiente para compensar os municípios que arcam com os custos do subsídio cruzado.
id USP_81fc1bab83490fc877ecf6da6c7b0756
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06112024-164207
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Impacto do subsídio cruzado em internaçõesImpact of sanitation subsidies on hospitalizationsDRSAIRegionalizaçãoRegionalizationSaneamento básicoSanitationSubsidiesSubsídio cruzadoO Novo Marco do Saneamento tem como um de seus principais elementos a regionalização. Com isso, o subsídio cruzado ganha visibilidade como mecanismo para viabilizar investimentos em saneamento. Entretanto, por resultar em aumentos de tarifas para parte dos consumidores, seu uso enfrenta resistência. Usando dados de internação do SUS, este estudo detalha o fenômeno dos fluxos de internação para as Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI) usando mapas, tabelas e um modelo de painel em efeitos fixos. Em seguida, examina-se a potencial redução na quantidade de pacientes de municípios vizinhos é capaz de compensar o custo que os municípios superavitários arcariam no subsídio cruzado. Como resultados, são encontrados fluxos de internação mais numerosos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e entre municípios pequenos. Os resultados também apontam que a redução no recebimento de casos é insuficiente para compensar os municípios que arcam com os custos do subsídio cruzado.Novo Marco do Saneamento has regionalization as one of its main elements. With this, cross-subsidization gains visibility as a mechanism to enable investment in sanitation. However, as it results in tariff increases for some of the consumers it encounters resistance. Using hospitalization registries, this study details intermunicipal patient flows for Diseases Related to Inadequate Sanitation using maps, tables, and a fixed-effects panel model. Subsequently, it examines, whether the potential reduction in the number of cases received from neighboring municipalities can compensate for the costs incurred by municipalities engaged in cross-subsidy. The results show that hospitalization flows are more numerous in the Northeast and Central-West regions and also among smaller municipalities. The findings also indicate that the reduction in the number of cases received is insufficient to compensate the municipalities that bear the costs of the cross-subsidy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLedo, Bruno Cesar AurichioLage, Pedro Henrique Gonçalves2024-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06112024-164207/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T19:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-06112024-164207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T19:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do subsídio cruzado em internações
Impact of sanitation subsidies on hospitalizations
title Impacto do subsídio cruzado em internações
spellingShingle Impacto do subsídio cruzado em internações
Lage, Pedro Henrique Gonçalves
DRSAI
Regionalização
Regionalization
Saneamento básico
Sanitation
Subsidies
Subsídio cruzado
title_short Impacto do subsídio cruzado em internações
title_full Impacto do subsídio cruzado em internações
title_fullStr Impacto do subsídio cruzado em internações
title_full_unstemmed Impacto do subsídio cruzado em internações
title_sort Impacto do subsídio cruzado em internações
author Lage, Pedro Henrique Gonçalves
author_facet Lage, Pedro Henrique Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ledo, Bruno Cesar Aurichio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Pedro Henrique Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv DRSAI
Regionalização
Regionalization
Saneamento básico
Sanitation
Subsidies
Subsídio cruzado
topic DRSAI
Regionalização
Regionalization
Saneamento básico
Sanitation
Subsidies
Subsídio cruzado
description O Novo Marco do Saneamento tem como um de seus principais elementos a regionalização. Com isso, o subsídio cruzado ganha visibilidade como mecanismo para viabilizar investimentos em saneamento. Entretanto, por resultar em aumentos de tarifas para parte dos consumidores, seu uso enfrenta resistência. Usando dados de internação do SUS, este estudo detalha o fenômeno dos fluxos de internação para as Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI) usando mapas, tabelas e um modelo de painel em efeitos fixos. Em seguida, examina-se a potencial redução na quantidade de pacientes de municípios vizinhos é capaz de compensar o custo que os municípios superavitários arcariam no subsídio cruzado. Como resultados, são encontrados fluxos de internação mais numerosos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e entre municípios pequenos. Os resultados também apontam que a redução no recebimento de casos é insuficiente para compensar os municípios que arcam com os custos do subsídio cruzado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06112024-164207/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06112024-164207/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256493169049600