A questão da participação na arte contemporânea brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-20062023-122815/ |
Resumo: | Este trabalho discute a questão da participação nas artes plásticas, buscando problematizar os sentidos atuais do envolvimento ativo do publico no ambiente em que o trabalho de arte e apresentado. Na primeira parte da dissertação, analisamos alguns aspectos do cenário artístico brasileiro a partir da década de 1990, momento de transformação profunda do aparato institucional voltado a arte e a cultura e de internacionalização do meio cultural. Nosso proposito e indagar a centralidade que a ideia de \"participação do espectador\" assumiu na configuração de uma arte contemporânea brasileira, e o modo como esta foi se delineando a partir da premissa de superarão das questões modernas da arte. Contrabalançando tai premissa, na segunda parte da dissertação examinamos a trajetória critica de Mario Pedrosa que, entre meados das décadas de 1940 e 1960, produziu uma notável reflexão sobre o papel formador da arte na sensibilidade do sujeito moderno. Deste modo, ao acompanharmos o arco de suas analises desde a defesa inicial da produção abstrata no Brasil ate a sugestão, com a qual o critico acenou, de que havíamos entrado em um novo ciclo \"pós-moderno\" da arte, procuramos ressaltar a permanência de uma dimensão critica moderna atribuída a arte - a confiança de que apenas ela poderia emancipar o publico de sua alienação as dimensões convencionais, regidas pelo habito, da vida cotidiana. |
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