O sentido dos sentidos: a significação da experiência da arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ricardo Bianca de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-03072024-081046/
Resumo: Nesta tese, dedicada à dimensão comunicacional da arquitetura, explora-se a sua significação a partir da experiência direta e plurissensorial do ambiente construído. Ao longo de tal investigação entrecruzam-se abordagens e conceitos de semiótica e fenomenologia aplicados à teoria da arquitetura de maneira a evidenciar a centralidade do sentido na definição e prática da disciplina. Recorrentes na estruturação da tese, evocam-se três acepções da palavra sentido em português, frequentemente postas em diálogo com outras tríades da semiótica: sentido como modalidade sensorial, sentido como significado e sentido como orientação segundo a qual se efetua uma ação. Comum a estas três acepções do sentido identifica-se o ser humano distinto das demais espécies por sua dimensão simbólica. É a partir de tal dimensão que são também operadas diferentes dicotomias, igualmente estruturais à tese, tais como aquelas que opõem cheios a vazios e concreto a abstrato. O ser humano é posto também como fundamento das cinco categorias de experiência ao redor das quais organiza-se a maior parte das obras analisadas: presença, fruição, lugar, transcendência e ausência. Afim ao reiterado apelo a uma lógica triádica, recorda-se a tríade vitruviana de firmitas, utilitas e venustas e propõe-se absorver no sentido a categoria de venustas, doravante tomando-o como distintivo entre as definições de arquitetura e construção. Por meio de revisões teóricas, explorações históricas e análises de obras são deduzidos modelos, abordagens e estratégias que são reunidos sob a designação de uma retórica fenomenológica para a arquitetura. Tal proposta é aqui apresentada como uma alternativa instrumental a uma prática contemporânea que apontamos como massivamente submetida a uma cultura do espetáculo e excessivamente orientada às dimensões tectônica e utilitária da obra; prática esta, nascida das mudanças ocorridas na modernidade e questionada pela crítica pós-moderna dois períodos que são aqui apresentados e debatidos em larga extensão em suas dimensões históricas e teóricas.
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Recorrentes na estruturação da tese, evocam-se três acepções da palavra sentido em português, frequentemente postas em diálogo com outras tríades da semiótica: sentido como modalidade sensorial, sentido como significado e sentido como orientação segundo a qual se efetua uma ação. Comum a estas três acepções do sentido identifica-se o ser humano distinto das demais espécies por sua dimensão simbólica. É a partir de tal dimensão que são também operadas diferentes dicotomias, igualmente estruturais à tese, tais como aquelas que opõem cheios a vazios e concreto a abstrato. O ser humano é posto também como fundamento das cinco categorias de experiência ao redor das quais organiza-se a maior parte das obras analisadas: presença, fruição, lugar, transcendência e ausência. Afim ao reiterado apelo a uma lógica triádica, recorda-se a tríade vitruviana de firmitas, utilitas e venustas e propõe-se absorver no sentido a categoria de venustas, doravante tomando-o como distintivo entre as definições de arquitetura e construção. Por meio de revisões teóricas, explorações históricas e análises de obras são deduzidos modelos, abordagens e estratégias que são reunidos sob a designação de uma retórica fenomenológica para a arquitetura. Tal proposta é aqui apresentada como uma alternativa instrumental a uma prática contemporânea que apontamos como massivamente submetida a uma cultura do espetáculo e excessivamente orientada às dimensões tectônica e utilitária da obra; prática esta, nascida das mudanças ocorridas na modernidade e questionada pela crítica pós-moderna dois períodos que são aqui apresentados e debatidos em larga extensão em suas dimensões históricas e teóricas.In this dissertation, dedicated to the communicational dimension of architecture, its signification is explored through the direct and multi-sensory experience of the built environment. Throughout this investigation, approaches and concepts from semiotics and phenomenology intersect and are applied to architectural theory to highlight the centrality of meaning in defining and practicing the discipline. Recurrent in structuring this dissertation are three meanings of the word sentido in Portuguese, often engaged in dialogue with other triads from semiotics: sentido [sense] as a sensory modality, sentido [meaning] as meaning, and sentido [way] as orientation according to which an action is performed. Common to these three meanings is the human being distinguished from other species by its symbolic dimension. It is from this dimension that different dichotomies are also operated, equally structural to the dissertation, such as those opposing fullness to emptiness and concrete to abstract. The human being is also established as foundational for five categories of experience around which most analyzed buildings are organized: presence, fruition, place, transcendence, and absence. Aligned with these repeated appeals to a triadic logic, the Vitruvian triad of firmitas, utilitas, and venustas is recalled, and venustas is proposed to be absorbed into the sentido [meaning] category, henceforth taking it as the distinction between definitions of architecture and construction. Through theoretical revisions, historical explorations, and project analysis, there are deduced models, approaches, and strategies which are gathered under the designation of a phenomenological rhetoric for architecture. This proposal is presented here as an instrumental alternative to a contemporary practice that we identify as massively subjected to a spectacle culture and excessively oriented towards the tectonic and utilitarian dimensions of the building. Such practice was born from the changes that occurred in modernity and was questioned by post-modern criticism two periods here presented and debated at length in their historical and theoretical dimensions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJorge, Luis AntonioMello, Ricardo Bianca de2024-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-03072024-081046/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-26T19:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-03072024-081046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-26T19:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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