O lado econômico-financeiro da educação superior no Brasil: um modelo para viabilização do financiamento educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03102022-145148/ |
Resumo: | A educação de nível superior no Brasil tem demonstrado nos últimos anos uma preponderância da atuação privada na oferta de cursos e uma relativa ausência do poder público como fornecedor de apoio financeiro para os alunos destes cursos. O financiamento educativo privado coloca-se, desta forma, como uma alternativa atraente para complementar ou substituir a atuação pública no fornecimento de recursos para custeio dos cursos, constituindo-se em uma opção interessante para o investimento privado e também como uma forma de ampliar e facilitar o acesso de alunos à educação superior. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo de fundo de financiamento educativo privado e auto-sustentável para o ensino superior, estruturado em função de três atividades financeiras básicas da concessão de crédito: captação de recursos, análise de crédito e gestão financeira. Tal fundo de financiamento considera propostas para os principais aspectos financeiros de forma que o fundo de financiamento educativo apresente viabilidade financeira no longo prazo e seja uma solução eficaz de apoio financeiro para alunos de instituições privadas de ensino. Este trabalho segue uma metodologia hipotético-dedutiva, estruturada com base em pesquisas qualitativas sobre as modernas teorias financeiras referentes ao tema, discussão dos aspectos mais relevantes para a constituição de tal fundo, e elaboração de propostas que garantirão a sustentabilidade de tais fundos ao longo do tempo, em termos de que um mesmo volume de recursos financeiros alocados aos fundos gere volumes crescentes de financiamento educativo com o passar do tempo. Temas educacionais são discutidos em relação à importância da educação para o desenvolvimento econômico e social dos países, como também o perfil do apoio financeiro público à educação superior na conjuntura nacional. Sob a ótica financeira, são discutidos pontos referentes às formas disponíveis de captação de recursos, às políticas de concessão de crédito a serem adotadas e aos aspectos da gestão financeira eficiente dos fundos. Os pontos mais relevantes discutidos dizem respeito à necessidade de captação de recursos financeiros de baixo custo para permitir taxas de juros reduzidas no financiamento educativo, e também às peculiaridades da análise de crédito onde praticamente inexistem históricos de crédito, profissionais e financeiros dos alunos demandantes de financiamentos. Destaca-se a discussão de uma proposta inovadora de utilização de dados pessoais, acadêmicos e comportamentais na determinação da capacidade de pagamento dos candidatos ao crédito educativo. Como principais conclusões, dada a conjuntura financeira nacional de elevadas taxas de juros, são evidenciadas: a necessidade de utilização expressiva de recursos sem custos levantados com doações e a importância do apoio financeiro público aos fundos de financiamento educativo. Este apoio público pode ocorrer via oferta de financiamento subsidiado ou de redução de impostos sobre lucros, sendo esta última opção a que apresenta mais indícios de ter menor custo para um mesmo nível de taxas de juros do crédito educativo. O presente tema apresenta caminhos para novos desenvolvimentos relacionados à análise das variáveis pessoais, acadêmicas e comportamentais dos alunos candidatos ao ensino superior como determinantes da sua futura capacidade como pagadores de empréstimos, e também relacionados ao impacto efetivo gerado por isenção fiscal sobre o volume de doações oferecidas a fundos de financiamento educativo. |
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O lado econômico-financeiro da educação superior no Brasil: um modelo para viabilização do financiamento educativoThe economic-financial side of higher education in Brazil: a model for making educational financing viableEnsino superior - BrasilFinanciamento da educaçãoFinancing of educationHigher education - BrazilA educação de nível superior no Brasil tem demonstrado nos últimos anos uma preponderância da atuação privada na oferta de cursos e uma relativa ausência do poder público como fornecedor de apoio financeiro para os alunos destes cursos. O financiamento educativo privado coloca-se, desta forma, como uma alternativa atraente para complementar ou substituir a atuação pública no fornecimento de recursos para custeio dos cursos, constituindo-se em uma opção interessante para o investimento privado e também como uma forma de ampliar e facilitar o acesso de alunos à educação superior. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo desenvolver um modelo de fundo de financiamento educativo privado e auto-sustentável para o ensino superior, estruturado em função de três atividades financeiras básicas da concessão de crédito: captação de recursos, análise de crédito e gestão financeira. Tal fundo de financiamento considera propostas para os principais aspectos financeiros de forma que o fundo de financiamento educativo apresente viabilidade financeira no longo prazo e seja uma solução eficaz de apoio financeiro para alunos de instituições privadas de ensino. Este trabalho segue uma metodologia hipotético-dedutiva, estruturada com base em pesquisas qualitativas sobre as modernas teorias financeiras referentes ao tema, discussão dos aspectos mais relevantes para a constituição de tal fundo, e elaboração de propostas que garantirão a sustentabilidade de tais fundos ao longo do tempo, em termos de que um mesmo volume de recursos financeiros alocados aos fundos gere volumes crescentes de financiamento educativo com o passar do tempo. Temas educacionais são discutidos em relação à importância da educação para o desenvolvimento econômico e social dos países, como também o perfil do apoio financeiro público à educação superior na conjuntura nacional. Sob a ótica financeira, são discutidos pontos referentes às formas disponíveis de captação de recursos, às políticas de concessão de crédito a serem adotadas e aos aspectos da gestão financeira eficiente dos fundos. Os pontos mais relevantes discutidos dizem respeito à necessidade de captação de recursos financeiros de baixo custo para permitir taxas de juros reduzidas no financiamento educativo, e também às peculiaridades da análise de crédito onde praticamente inexistem históricos de crédito, profissionais e financeiros dos alunos demandantes de financiamentos. Destaca-se a discussão de uma proposta inovadora de utilização de dados pessoais, acadêmicos e comportamentais na determinação da capacidade de pagamento dos candidatos ao crédito educativo. Como principais conclusões, dada a conjuntura financeira nacional de elevadas taxas de juros, são evidenciadas: a necessidade de utilização expressiva de recursos sem custos levantados com doações e a importância do apoio financeiro público aos fundos de financiamento educativo. Este apoio público pode ocorrer via oferta de financiamento subsidiado ou de redução de impostos sobre lucros, sendo esta última opção a que apresenta mais indícios de ter menor custo para um mesmo nível de taxas de juros do crédito educativo. O presente tema apresenta caminhos para novos desenvolvimentos relacionados à análise das variáveis pessoais, acadêmicas e comportamentais dos alunos candidatos ao ensino superior como determinantes da sua futura capacidade como pagadores de empréstimos, e também relacionados ao impacto efetivo gerado por isenção fiscal sobre o volume de doações oferecidas a fundos de financiamento educativo.It has been showed for the last years in Brazil a preponderance of the private actuation in the offering of higher education courses and a relative absence of the public power as supplier of financial support for the students of these courses. Therefore the private educational financing represents an attractive alternative to complement or to substitute the public actuation in the supplying of resources for courses defrayment, being an interesting option for the private investment and also a form to increase and facilitate the students\' access to the higher education. In this sense, this dissertation has as objective to develop a model of private and self-sustained educational financing fund for the higher education, structured in function of three basic financial activities of the credit concession: resources funding, credit analysis and financial management. Such financing fund considers proposals for the principal financial aspects so that the educational financing fund presentes financial viability in the long term and is an effective solution of financial support for students of private educational institutions. This work follows a hypothetical-deductive methodology, based on qualitative researches on the recent financial theories related to the theme, discussion of the most important aspects for the constitution of such a fund, and elaboration of proposals that will assure the maintainability of such funds along the time, in terms that a same volume of financial resources allocated to the funds generates growing volumes of educational financing in the course of time. Educational themes are discussed in relation to the importance of the education for the economic and social development of the countries, as well as the profile of the public financial support to the higher education in the domestic conjuncture. In the financial view, the available forms of funding, the policies for credit concession and the aspects of the efficient financial management of the funds are discussed. The most important points refer to the need of low cost financial funding to allow low interest rates in the educational financing, and also the peculiarities of the credit analysis where practically there are no credit, professional and financial historical data from students who demand financing. It is emphasized the discussion of an innovative proposal for using of personal, academic and behavior data in the determination of the payment capacity of the candidates to the educational credit. Main conclusions, given the domestic financial conjuncture of high interest rates, are evidenced: the need of expressive use of resources without cost raised by donations, and the importance of the public financial support to the educational financing funds. This public support can occur by the offering of subsidized financing or by the reduction of taxes on profits, being this last option the one of smaller cost for a same level of interest rates on the educational credit. The present theme shows paths for new developments related to the analysis of the personal, academic and behavior variables of the applicants to the higher education, being decisive for predicting their future capacity as payers of loans, and also related to the effective impact generated by fiscal exemption on the volume of donations offered to educational financing funds.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Almir Ferreira deSant\'Anna, Adriano Savastano de 2005-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03102022-145148/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-03T18:12:45Zoai:teses.usp.br:tde-03102022-145148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-03T18:12:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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