Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villalobos Medina, Idelmo
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-154050/
Resumo: Este trabalho foi realizado com a finalidade de comparar as perdas por erosão em amostras de dois solos de ocorrência muito frequente no Município de Piracicaba. O experimento constou de um fatorial 25, em que os fatores utilizados foram: Solo (Série Quebra-Dente e Série Luiz de Queiroz); Cobertura (Sem e Com); Declividade (5 e 9%); Intensidade da Chuva Simulada (63,50 e 82,55 mm/h); Duração da Chuva Simulada (15 e 30 min.). Para a realização do experimento utilizou-se um simulador-de-chuva, construído na E.S.A. “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, o qual constitui uma modificação do “Pardue Sprinkling Infiltrometer”, idealizado por BERTRAND e PARR (7). O solo da Série Quebra-Dente (Podzólico Vermelho-Amarelo) apresentou, comparativamente ao da Série Luiz de Queiroz (Terra Roxa Estruturada), uma erodibilidade muito mais baixa. Sob quaisquer condições, a cobertura do solo revelou-se uma prática de manejo altamente eficiente para controlar a erosão hídrica nos dois solos estudados.
id USP_826d55abc4d299df161d8509310874ac
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-154050
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simuladaAMOSTRAS DE SOLOCHUVA SIMULADAEROSÃO HÍDRICAPERDAS DE SOLOEste trabalho foi realizado com a finalidade de comparar as perdas por erosão em amostras de dois solos de ocorrência muito frequente no Município de Piracicaba. O experimento constou de um fatorial 25, em que os fatores utilizados foram: Solo (Série Quebra-Dente e Série Luiz de Queiroz); Cobertura (Sem e Com); Declividade (5 e 9%); Intensidade da Chuva Simulada (63,50 e 82,55 mm/h); Duração da Chuva Simulada (15 e 30 min.). Para a realização do experimento utilizou-se um simulador-de-chuva, construído na E.S.A. “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, o qual constitui uma modificação do “Pardue Sprinkling Infiltrometer”, idealizado por BERTRAND e PARR (7). O solo da Série Quebra-Dente (Podzólico Vermelho-Amarelo) apresentou, comparativamente ao da Série Luiz de Queiroz (Terra Roxa Estruturada), uma erodibilidade muito mais baixa. Sob quaisquer condições, a cobertura do solo revelou-se uma prática de manejo altamente eficiente para controlar a erosão hídrica nos dois solos estudados.This paper deals with the measurement of soil losses from samples taken from the upper horizon of two soil series occurring in the Piracicaba Municipality. The experiment was a 25 factorial, in which the factors studied were: Soil (Quebra-Dente Series and Luiz de Queiroz Series); Mulch (with and without); Slope (5 and 9%); Intensity of simulated rain (63,50 and 82,55 mm/h); Time of simulated rain (15 and 30 min.). The Pardue Sprinkling Infiltrometer of BERTRAND and PARR (7) modified at E.S.A. “Luiz de Queiroz” was used as a rain simulator. The soil of the Quebra-Dente Soil Series was considerably more resistant to water erosion than the Luiz de Queiroz Soil Series. Under all of the conditions tested mulch showed to be highly efficient in the control of water erosion in both of the studied soils.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreire, OctavioVillalobos Medina, Idelmo1974-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-154050/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-28T18:43:48Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-154050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-28T18:43:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
title Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
spellingShingle Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
Villalobos Medina, Idelmo
AMOSTRAS DE SOLO
CHUVA SIMULADA
EROSÃO HÍDRICA
PERDAS DE SOLO
title_short Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
title_full Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
title_fullStr Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
title_full_unstemmed Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
title_sort Perdas em amostras de solos submetidas à chuva simulada
author Villalobos Medina, Idelmo
author_facet Villalobos Medina, Idelmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Octavio
dc.contributor.author.fl_str_mv Villalobos Medina, Idelmo
dc.subject.por.fl_str_mv AMOSTRAS DE SOLO
CHUVA SIMULADA
EROSÃO HÍDRICA
PERDAS DE SOLO
topic AMOSTRAS DE SOLO
CHUVA SIMULADA
EROSÃO HÍDRICA
PERDAS DE SOLO
description Este trabalho foi realizado com a finalidade de comparar as perdas por erosão em amostras de dois solos de ocorrência muito frequente no Município de Piracicaba. O experimento constou de um fatorial 25, em que os fatores utilizados foram: Solo (Série Quebra-Dente e Série Luiz de Queiroz); Cobertura (Sem e Com); Declividade (5 e 9%); Intensidade da Chuva Simulada (63,50 e 82,55 mm/h); Duração da Chuva Simulada (15 e 30 min.). Para a realização do experimento utilizou-se um simulador-de-chuva, construído na E.S.A. “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, o qual constitui uma modificação do “Pardue Sprinkling Infiltrometer”, idealizado por BERTRAND e PARR (7). O solo da Série Quebra-Dente (Podzólico Vermelho-Amarelo) apresentou, comparativamente ao da Série Luiz de Queiroz (Terra Roxa Estruturada), uma erodibilidade muito mais baixa. Sob quaisquer condições, a cobertura do solo revelou-se uma prática de manejo altamente eficiente para controlar a erosão hídrica nos dois solos estudados.
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-154050/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11140/tde-20240301-154050/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090948161863680