Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pansarelli, Michelle Larissa Gandolfo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14102014-102343/
Resumo: O presente trabalho busca analisar as obras de Rousseau Discurso sobre a Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Segundo discurso) e Emílio ou da Educação de forma a apresentá-las como obras complementares no que se refere aos conceitos de Natureza e educação. A hipótese central repousa na ideia de que Rousseau encontra, no Segundo discurso, um problema no desenvolvimento social da humanidade e busca, a partir da construção de um homem adequadamente educado no Emílio, concertar o erro cometido pela espécie no passado. Essa leitura nos leva a compreensão de que existe uma natureza humana dada pela natureza e uma segunda natureza construída pelo homem, a qual deve ser construída de forma a não prejudicar a primeira. A pesquisa é bibliográfica com caráter teórico e, subsidiariamente histórico. Foram consideradas em especial as duas obras clássicas tomadas como objeto de estudo.
id USP_8351236eae5df049ac6e61a7be0f0116
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14102014-102343
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques RousseauNature and educacion: a study about Jean-Jacques Rousseaus Second Discourse and Emile.Civil natureEducaçãoEducationEstado de naturezaNatureza civilRousseauRousseauState of natureO presente trabalho busca analisar as obras de Rousseau Discurso sobre a Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Segundo discurso) e Emílio ou da Educação de forma a apresentá-las como obras complementares no que se refere aos conceitos de Natureza e educação. A hipótese central repousa na ideia de que Rousseau encontra, no Segundo discurso, um problema no desenvolvimento social da humanidade e busca, a partir da construção de um homem adequadamente educado no Emílio, concertar o erro cometido pela espécie no passado. Essa leitura nos leva a compreensão de que existe uma natureza humana dada pela natureza e uma segunda natureza construída pelo homem, a qual deve ser construída de forma a não prejudicar a primeira. A pesquisa é bibliográfica com caráter teórico e, subsidiariamente histórico. Foram consideradas em especial as duas obras clássicas tomadas como objeto de estudo.This study seeks to analyze the works of Rousseau\'s Discourse on the Origin and Foundations of inequality among men (Second Discourse) and Emile, or on Education in order to present them as complementary works in relation to the concepts of life and education. The central hypothesis rests on the idea that Rousseau finds in his Second Discourse an issue in the social development of mankind and seek, troughout the construction of a properly educated man Emile , to fix the error comitted by our species in the past. This reading leads us to understand that there is a human nature given by Nature and a second nature built by man, which must be constructed so as not to undermine the first. This paper is based on bibliographic research with theoretical foundation and historical elements. Especial consideration was given to the two classical works subject of this study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBoto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos ReisPansarelli, Michelle Larissa Gandolfo2014-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14102014-102343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-14102014-102343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Nature and educacion: a study about Jean-Jacques Rousseaus Second Discourse and Emile.
title Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
spellingShingle Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Pansarelli, Michelle Larissa Gandolfo
Civil nature
Educação
Education
Estado de natureza
Natureza civil
Rousseau
Rousseau
State of nature
title_short Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_full Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_fullStr Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_full_unstemmed Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
title_sort Natureza e educação: uma leitura do Segundo discurso e do Emílio de Jean-Jacques Rousseau
author Pansarelli, Michelle Larissa Gandolfo
author_facet Pansarelli, Michelle Larissa Gandolfo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Pansarelli, Michelle Larissa Gandolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Civil nature
Educação
Education
Estado de natureza
Natureza civil
Rousseau
Rousseau
State of nature
topic Civil nature
Educação
Education
Estado de natureza
Natureza civil
Rousseau
Rousseau
State of nature
description O presente trabalho busca analisar as obras de Rousseau Discurso sobre a Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Segundo discurso) e Emílio ou da Educação de forma a apresentá-las como obras complementares no que se refere aos conceitos de Natureza e educação. A hipótese central repousa na ideia de que Rousseau encontra, no Segundo discurso, um problema no desenvolvimento social da humanidade e busca, a partir da construção de um homem adequadamente educado no Emílio, concertar o erro cometido pela espécie no passado. Essa leitura nos leva a compreensão de que existe uma natureza humana dada pela natureza e uma segunda natureza construída pelo homem, a qual deve ser construída de forma a não prejudicar a primeira. A pesquisa é bibliográfica com caráter teórico e, subsidiariamente histórico. Foram consideradas em especial as duas obras clássicas tomadas como objeto de estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14102014-102343/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14102014-102343/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256974288224256