Barreiras na implementação de metodologias ágeis: estudo de caso em uma empresa de meios de pagamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17032020-170550/ |
Resumo: | Em 2010, com o fim da exclusividade das bandeiras de cartão de crédito, o mercado de meios de pagamento eletrônicos sofreu mudanças que favoreceram a competição no setor. Essa instabilidade fez com que muitas empresas buscassem soluções para manter o market share, incluindo a mudança de gestão baseada em Metodologias Tradicionais para metodologias mais ágeis. O propósito dessa dissertação é analisar como uma empresa de grande porte do setor de meios de pagamento eletrônicos no Brasil é afetada pelas barreiras identificadas na implementação de Metodologia Ágil . Em relação aos procedimentos metodológicos, foi elaborada uma triangulação de métodos quantitativos e qualitativos. Na fase qualitativa foi desenvolvido um estudo de caso único com base em entrevistas semiestruturadas com diferentes representantes dentro da empresa. Na segunda fase foi realizada uma survey junto aos demais funcionários e os dados coletados foram posteriormente analisados e comparados com as informações obtidas através das entrevistas. Os resultados obtidos apontaram a cultura organizacional burocrática, a falta de participação dos clientes e o estilo de gestão controlador, como as maiores barreiras enfrentadas pela empresa na adoção de Metodologia Ágil . Também foi possível apontar esforços da empresa no sentido de contornar tais barreiras como, por exemplo, a criação de comunidades ágeis para diminuir a distância entre as áreas negociais e as áreas tecnológicas buscando desenvolver soluções conjuntas e efetivas, que realmente atendam à demanda do mercado. |
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Barreiras na implementação de metodologias ágeis: estudo de caso em uma empresa de meios de pagamentoBarriers in the implementation of agile methodologies: case study in a means of payment companyAgile methodologiesAgile projectsBarreiras à implementaçãoBarriers to implementationMeios de pagamentoMetodologias ágeisPayment optionsProjetos ágeisEm 2010, com o fim da exclusividade das bandeiras de cartão de crédito, o mercado de meios de pagamento eletrônicos sofreu mudanças que favoreceram a competição no setor. Essa instabilidade fez com que muitas empresas buscassem soluções para manter o market share, incluindo a mudança de gestão baseada em Metodologias Tradicionais para metodologias mais ágeis. O propósito dessa dissertação é analisar como uma empresa de grande porte do setor de meios de pagamento eletrônicos no Brasil é afetada pelas barreiras identificadas na implementação de Metodologia Ágil . Em relação aos procedimentos metodológicos, foi elaborada uma triangulação de métodos quantitativos e qualitativos. Na fase qualitativa foi desenvolvido um estudo de caso único com base em entrevistas semiestruturadas com diferentes representantes dentro da empresa. Na segunda fase foi realizada uma survey junto aos demais funcionários e os dados coletados foram posteriormente analisados e comparados com as informações obtidas através das entrevistas. Os resultados obtidos apontaram a cultura organizacional burocrática, a falta de participação dos clientes e o estilo de gestão controlador, como as maiores barreiras enfrentadas pela empresa na adoção de Metodologia Ágil . Também foi possível apontar esforços da empresa no sentido de contornar tais barreiras como, por exemplo, a criação de comunidades ágeis para diminuir a distância entre as áreas negociais e as áreas tecnológicas buscando desenvolver soluções conjuntas e efetivas, que realmente atendam à demanda do mercado.In 2010, with the end of the exclusivity of credit card brands, the electronic payment market changed, favoring competition in the sector. This instability has led many companies to seek solutions to maintain market share, including switching from management based on traditional to more agile methodologies. The purpose of this dissertation is to analyze how a large company in the electronic payment industry in Brazil is affected by the barriers identified in the implementation of agile methodology. Regarding the methodological procedures, a triangulation of quantitative and qualitative methods was elaborated. In the qualitative phase, a unique case study based on semi-structured interviews with different representatives within the company was developed. In the second phase, a survey was conducted with the other employees and the collected data were later analyzed and compared with the information obtained through the interviews. The results showed the bureaucratic organizational culture, the lack of customer participation and the controlling management style, as the biggest barriers faced by the company in the adoption of agile methodology. It was also possible to point out efforts by the company to overcome such barriers, such as the creation of agile communities to close the gap between business areas and technology areas seeking to develop joint and effective solutions that truly meet market demandBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKruglianskas, IsakFranzolin, Camila Ticiana Silva2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17032020-170550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-01T03:27:01Zoai:teses.usp.br:tde-17032020-170550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-01T03:27:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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