Desenvolvimento de um plano preliminar de descomissionamento de um navio com uma planta de potência nuclear embarcada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-16062021-154737/ |
Resumo: | Para reduzir as emissões de gases do efeito estufa por navios mercantes, o emprego de energia nuclear seria uma opção viável, porém o descomissionamento traz custos elevados os quais impactam a viabilidade econômica. A experiência da Marinha Americana indica que o custo de um descomissionamento, depois de estabelecido um processo bem definido, é próximo de 25% do custo do reator, porém a experiência da Marinha Britânica, que protelou o descomissionamento, salienta um custo muito maior, ou seja, um bom planejamento reduz custos e atrasos. Portanto, é importante desenvolver uma boa política de reciclagem após a inativação do navio com uma usina nuclear. O objetivo deste trabalho é propor um método de descomissionamento para navios com propulsão nuclear através de pesquisas trazendo a experiência e feedback de outros países sobre esse assunto. Além de um processo enxuto de descomissionamento que atende as normas vigentes, este trabalho identificou requisitos de projeto e de base que trariam benefícios econômicos a um empreendimento nuclear. O potencial máximo de ganho com a adoção do método proposto e o atendimento dos requisitos identificados seria de 10,3% de economia sobre o preço da tarifa da energia vendida ao consumidor. No entanto, existem custos adicionais no projeto, cuja estimativa, às vezes, é de difícil obtenção. |
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Desenvolvimento de um plano preliminar de descomissionamento de um navio com uma planta de potência nuclear embarcadaDevelopment of a preliminary proposal for a nuclear power-plant ship decommissioningdecommissioningdescomissionamentomerchant shipsmobile nuclear plantnavios mercantesusina nuclear móvelPara reduzir as emissões de gases do efeito estufa por navios mercantes, o emprego de energia nuclear seria uma opção viável, porém o descomissionamento traz custos elevados os quais impactam a viabilidade econômica. A experiência da Marinha Americana indica que o custo de um descomissionamento, depois de estabelecido um processo bem definido, é próximo de 25% do custo do reator, porém a experiência da Marinha Britânica, que protelou o descomissionamento, salienta um custo muito maior, ou seja, um bom planejamento reduz custos e atrasos. Portanto, é importante desenvolver uma boa política de reciclagem após a inativação do navio com uma usina nuclear. O objetivo deste trabalho é propor um método de descomissionamento para navios com propulsão nuclear através de pesquisas trazendo a experiência e feedback de outros países sobre esse assunto. Além de um processo enxuto de descomissionamento que atende as normas vigentes, este trabalho identificou requisitos de projeto e de base que trariam benefícios econômicos a um empreendimento nuclear. O potencial máximo de ganho com a adoção do método proposto e o atendimento dos requisitos identificados seria de 10,3% de economia sobre o preço da tarifa da energia vendida ao consumidor. No entanto, existem custos adicionais no projeto, cuja estimativa, às vezes, é de difícil obtenção.The use of nuclear energy would be a feasible option to reduce the greenhouse gases emission by merchant ships; however, decommissioning brings high costs, which affect the economic feasibility. The experience from US Navy indicates that the decommissioning cost, after the establishment of a well-defined process, is close to 25% of the reactor cost. Nevertheless, the experience the Royal Navy that postponed the decommissioning highlights a cost much higher, showing that a good planning decreases cost and delays. Therefore, it is important to develop a good recycling policy after deactivation of a ship with nuclear-power propulsion. The objective of this work is to propose a decommissioning method for nuclear propulsion ships through a survey bringing the experience and feedback from other countries about this subject. Furthermore, beyond a simple decommissioning process, which is following the standards from Nuclear Regulation, this work found design and base requirements, which would bring economic benefits to a nuclear facility. The maximum potential gain with the adoption of the proposed method and the fulfilment of the identified requirements would be 10.3% savings on the price of the energy sold to the consumer. Still, there are additional costs in the project whose estimate are, sometimes, difficult to obtain.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Delvonei Alves deSobreiro Junior, Adalberto Rodrigues2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-16062021-154737/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-17T17:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-16062021-154737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-17T17:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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