O desenho arquitetônico: fenomenologia e linguagem em Joan Villà
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11032015-104228/ |
Resumo: | Este trabalho trata de uma interface entre arquitetura e filosofia. O instrumental teórico utilizado nesta pesquisa é a fenomenologia da linguagem de Maurice Merleau-Ponty. Propomos uma leitura dos desenhos do arquiteto Joan Villà, por meio de uma linguagem expressiva, conquistadora, estabelecida como sistema complexo, aberto, onde os signos articulam-se pela diferença que estabelecem entre si e dessa forma, constituem a unidade da linguagem do arquiteto. Nosso objetivo é situarmos o fenômeno criativo nos desenhos do arquiteto e tratar questões da gênese do sentido, Para a leitura dos aspectos latentes dos desenhos, elegemos a teoria da intersubjetividade de Merleau-Ponty, presente na fenomenologia da linguagem para situarmos o trabalho participativo de Villà junto a comunidades carentes de habitação, na exposição de um desenho arquitetônico aberto, democrático. Para os aspectos dos desenhos em si, escolhemos a questão do vazio positivo e a dialética entre espaço público e espaço privado.Dessa forma, pretendemos desenvolver uma linguagem expressiva não meramente comunicativa, indireta, alusiva, capaz de conferir sentidos para a arquitetura, pois nossa hipótese é que na contemporaneidade, no âmbito da arquitetura e do urbanismo, vive-se uma crise de sentidos. |
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O desenho arquitetônico: fenomenologia e linguagem em Joan VillàThe architectural drawing: phenomenology and language in Joan VillàArchitectureArquiteturaDesenhosDrawingsFenomenologiaLanguageLinguagemPhenomenologySensesSentidosEste trabalho trata de uma interface entre arquitetura e filosofia. O instrumental teórico utilizado nesta pesquisa é a fenomenologia da linguagem de Maurice Merleau-Ponty. Propomos uma leitura dos desenhos do arquiteto Joan Villà, por meio de uma linguagem expressiva, conquistadora, estabelecida como sistema complexo, aberto, onde os signos articulam-se pela diferença que estabelecem entre si e dessa forma, constituem a unidade da linguagem do arquiteto. Nosso objetivo é situarmos o fenômeno criativo nos desenhos do arquiteto e tratar questões da gênese do sentido, Para a leitura dos aspectos latentes dos desenhos, elegemos a teoria da intersubjetividade de Merleau-Ponty, presente na fenomenologia da linguagem para situarmos o trabalho participativo de Villà junto a comunidades carentes de habitação, na exposição de um desenho arquitetônico aberto, democrático. Para os aspectos dos desenhos em si, escolhemos a questão do vazio positivo e a dialética entre espaço público e espaço privado.Dessa forma, pretendemos desenvolver uma linguagem expressiva não meramente comunicativa, indireta, alusiva, capaz de conferir sentidos para a arquitetura, pois nossa hipótese é que na contemporaneidade, no âmbito da arquitetura e do urbanismo, vive-se uma crise de sentidos.This work is an interface between architecture and philosophy. The theoretical tool used in this research is the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty language therefore propose here a reading of the drawings of the architect Joan Villa via an expressive language, conquering, established as a complex system, open, in which the signs articulate by the difference established between them and thus constitute the unity of the language of the architect. Our goal is to situate the phenomenon in creative designs of the architect and dealing with issues of the genesis of sense. To read the latent aspects of the designs we have chosen the theory of intersubjectivity in Merleau-Ponty, this phenomenology of language to situate participatory work villa next to needy communities in housing, exposing an open, democratic architectural design. For the visible aspects of the drawings, chose the issue of positive void and the dialectic between public space and private space. Thus, we intend to develop a merely communicative, indirect, allusive, expressive language is able to give directions to architecture because our hypothesis is that in contemporary times, in architecture and urbanism, one lives a crisis of meaning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAranha, Carmen Sylvia GuimaraesVegro, Maria Fernanda Andrade Saiani2014-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11032015-104228/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-11032015-104228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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