Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huanca, Camila Maldonado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-09042019-151515/
Resumo: O objetivo desta dissertação foi identificar os MOOCs sobre temas odontológicos disponibilizados nas várias plataformas mundiais e em especial evidenciar um MOOC oferecido pela plataforma Arouca da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.O MOOC, acrônimo de Massive Open Online Course, é uma estratégia contemporânea de ensino a distância para educação continuada em saúde. Com a chancela de instituições de educação superior prestigiadas, os MOOCs têm o potencial de fornecer um ambiente educacional sem limites de participantes, acesso aberto, gratuito, material entregue via web, além do aprendizado flexível em relação ao local e tempo. Essas características facilitam a aproximação de pessoas que queiram se atualizar ou capacitar.Este volume apresenta uma reunião de doisartigos sobre MOOCs, primeiramente foi realizada uma revisão e compilação doscursos oferecidos nessa modalidade buscando estabelecer um panorama mais claro acerca dos MOOCs na educação odontológica. Posteriormente foram apresentados os dados provenientes do MOOCSaúde Bucal da Gestante promovido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde-Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O cadastro realizado pelo aluno na plataforma Arouca e os registros contabilizados no uso do ambiente virtual de aprendizagem forneceram os dados divulgados. Com base na perspectiva quantitativa, foi possível desenvolver uma discussão crítica, evidenciar as vantagens dessa modalidade de ensino a distância e apontar as atuais lacunas de conhecimento sobre os aspectos qualitativosque possam guiar estudos futuros. Em suma, o MOOC pode ser uma forma de educação continuada com potencial para aplicação em maior escala na educação continuada doscirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia.
id USP_83b350466b3de68b529510380b6f0e4c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09042019-151515
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSPMassive open online courses in dentistry: the experience of the course offer \"Oral health of the pregnant women\" by the Open University of SUS of UFMA in partnership with FOUSPContinuous educationDentistryDistance learningEducação continuadaEnsino a distânciaMOOCMOOCOdontologiaO objetivo desta dissertação foi identificar os MOOCs sobre temas odontológicos disponibilizados nas várias plataformas mundiais e em especial evidenciar um MOOC oferecido pela plataforma Arouca da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.O MOOC, acrônimo de Massive Open Online Course, é uma estratégia contemporânea de ensino a distância para educação continuada em saúde. Com a chancela de instituições de educação superior prestigiadas, os MOOCs têm o potencial de fornecer um ambiente educacional sem limites de participantes, acesso aberto, gratuito, material entregue via web, além do aprendizado flexível em relação ao local e tempo. Essas características facilitam a aproximação de pessoas que queiram se atualizar ou capacitar.Este volume apresenta uma reunião de doisartigos sobre MOOCs, primeiramente foi realizada uma revisão e compilação doscursos oferecidos nessa modalidade buscando estabelecer um panorama mais claro acerca dos MOOCs na educação odontológica. Posteriormente foram apresentados os dados provenientes do MOOCSaúde Bucal da Gestante promovido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde-Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O cadastro realizado pelo aluno na plataforma Arouca e os registros contabilizados no uso do ambiente virtual de aprendizagem forneceram os dados divulgados. Com base na perspectiva quantitativa, foi possível desenvolver uma discussão crítica, evidenciar as vantagens dessa modalidade de ensino a distância e apontar as atuais lacunas de conhecimento sobre os aspectos qualitativosque possam guiar estudos futuros. Em suma, o MOOC pode ser uma forma de educação continuada com potencial para aplicação em maior escala na educação continuada doscirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia.The objective of this dissertation was to identify the MOOCs on dental subjects made available in a number of worldwide platforms and, especially, to evidence a MOOC provided by Arouca platform of the Brazilian Healthcare System\'s Open University. MOOC, acronym for Massive Open Online Course, is a contemporary distance learning strategy for continuous health education. With the support of accredited higher education institutions, the MOOCs have potential to provide a learning environment with an unlimited number of attendants, open access, free of charges, material delivered via web, in addition to the flexible learning concerning place and time. Thesecharacteristicsallow a number o peopleinterested in updatingorqualifyingthemselves to getcloser. Thisvolumepresents a union of twoarticlesonMOOCs; at first, a review and compilation of thecoursesprovided in suchmodalitywasconducted so as to establish a cleareroverviewwithrespect to theMOOCson dental education. Subsequently, the data from MOOC Oral Health of thePregnantWoman, promotedbytheBrazilianHealthcareSystem\'s Open University - Federal University of Maranhão, in partnershipwiththeUniversity of São Paulo\'sDentistrySchool, waspresented. Theregistryconductedbythestudent in theAroucaplatform and theregistriesaccounted in the use of the virtual learningenvironmentprovidedthefirstdisclosed data. Basedonthequantitativeperspective, itwaspossible to develop a criticaldiscussion, evidencingtheadvantages of suchdistancelearningmodality and indicatethecurrentknowledge gaps concerningthequalitativeaspectswhichmay drive futurestudies. In short, the MOOC can be a form of continuing education with potential for larger scale application in the continuing education of dental surgeons and dentistry students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHaddad, Ana EstelaHuanca, Camila Maldonado2019-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-09042019-151515/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-11T19:46:21Zoai:teses.usp.br:tde-09042019-151515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-11T19:46:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
Massive open online courses in dentistry: the experience of the course offer \"Oral health of the pregnant women\" by the Open University of SUS of UFMA in partnership with FOUSP
title Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
spellingShingle Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
Huanca, Camila Maldonado
Continuous education
Dentistry
Distance learning
Educação continuada
Ensino a distância
MOOC
MOOC
Odontologia
title_short Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
title_full Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
title_fullStr Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
title_full_unstemmed Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
title_sort Massive open online courses (MOOC) na odontologia: a experiência da oferta do curso \"Saúde bucal da gestante\" pela Universidade Aberta do SUS da UFMA em parceria com a FOUSP
author Huanca, Camila Maldonado
author_facet Huanca, Camila Maldonado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Haddad, Ana Estela
dc.contributor.author.fl_str_mv Huanca, Camila Maldonado
dc.subject.por.fl_str_mv Continuous education
Dentistry
Distance learning
Educação continuada
Ensino a distância
MOOC
MOOC
Odontologia
topic Continuous education
Dentistry
Distance learning
Educação continuada
Ensino a distância
MOOC
MOOC
Odontologia
description O objetivo desta dissertação foi identificar os MOOCs sobre temas odontológicos disponibilizados nas várias plataformas mundiais e em especial evidenciar um MOOC oferecido pela plataforma Arouca da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.O MOOC, acrônimo de Massive Open Online Course, é uma estratégia contemporânea de ensino a distância para educação continuada em saúde. Com a chancela de instituições de educação superior prestigiadas, os MOOCs têm o potencial de fornecer um ambiente educacional sem limites de participantes, acesso aberto, gratuito, material entregue via web, além do aprendizado flexível em relação ao local e tempo. Essas características facilitam a aproximação de pessoas que queiram se atualizar ou capacitar.Este volume apresenta uma reunião de doisartigos sobre MOOCs, primeiramente foi realizada uma revisão e compilação doscursos oferecidos nessa modalidade buscando estabelecer um panorama mais claro acerca dos MOOCs na educação odontológica. Posteriormente foram apresentados os dados provenientes do MOOCSaúde Bucal da Gestante promovido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde-Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O cadastro realizado pelo aluno na plataforma Arouca e os registros contabilizados no uso do ambiente virtual de aprendizagem forneceram os dados divulgados. Com base na perspectiva quantitativa, foi possível desenvolver uma discussão crítica, evidenciar as vantagens dessa modalidade de ensino a distância e apontar as atuais lacunas de conhecimento sobre os aspectos qualitativosque possam guiar estudos futuros. Em suma, o MOOC pode ser uma forma de educação continuada com potencial para aplicação em maior escala na educação continuada doscirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-09042019-151515/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-09042019-151515/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256830361731072