Influência da adoção do carro flex fuel na estratégia competitiva dos distribuidores de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina Tosta
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26012012-200709/
Resumo: O ambiente dos distribuidores de combustíveis vem sofrendo profundas mudanças nos últimos anos; e este processo pode ser confirmado após análise ambiental utilizando-se do modelo proposto por Almeida (2010). Diante dessa análise, observou-se também que o ambiente dos distribuidores de combustíveis vem avançando para o que D´aveni (1995) denomina como hipercompetitivo. Ademais, a adoção dos carros flex fuel implicou em uma nova dinâmica no setor, exigindo que os distribuidores de combustíveis busquem aplicar novas estratégias competitivas condizentes com a nova realidade ambiental. Com o intuito de explorar as possíveis estratégias competitivas adotadas pelos distribuidores de combustíveis utilizou-se o modelo elaborado por Zaccarelli e Fischmann (1994) por este oferecer maior flexibilidade e ser mais ajustado aos objetivos desta pesquisa. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa permeia a identificação das estratégias competitivas adotadas pelos distribuidores de combustíveis para enfrentar as mudanças ambientais influenciadas pela introdução dos carros flex fuel. E para cumprir o objetivo de pesquisa foram entrevistados os gerentes das quatro maiores organizações do setor (BR Distribuidora, Ipiranga, Shell e Esso/Cosan). Juntas, essas empresas perfazem, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), quase 70% de todo o volume de combustível automotivo comercializado no país. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizada a abordagem de entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de ter maior flexibilidade e até mesmo aprofundar informações que poderiam ser relevantes ao tema, mas antes não pensadas ou elaboradas conforme Hair et al (2005). Durante as entrevistas, buscou-se também explorar a percepção e atitudes dos distribuidores sobre a sustentabilidade, tema indispensável ao contexto competitivo atual. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que, de fato, a introdução do veículo flex fuel vem promovendo mudanças na estratégia competitiva dos distribuidores de combustíveis no Brasil.
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Com o intuito de explorar as possíveis estratégias competitivas adotadas pelos distribuidores de combustíveis utilizou-se o modelo elaborado por Zaccarelli e Fischmann (1994) por este oferecer maior flexibilidade e ser mais ajustado aos objetivos desta pesquisa. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa permeia a identificação das estratégias competitivas adotadas pelos distribuidores de combustíveis para enfrentar as mudanças ambientais influenciadas pela introdução dos carros flex fuel. E para cumprir o objetivo de pesquisa foram entrevistados os gerentes das quatro maiores organizações do setor (BR Distribuidora, Ipiranga, Shell e Esso/Cosan). Juntas, essas empresas perfazem, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), quase 70% de todo o volume de combustível automotivo comercializado no país. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizada a abordagem de entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de ter maior flexibilidade e até mesmo aprofundar informações que poderiam ser relevantes ao tema, mas antes não pensadas ou elaboradas conforme Hair et al (2005). Durante as entrevistas, buscou-se também explorar a percepção e atitudes dos distribuidores sobre a sustentabilidade, tema indispensável ao contexto competitivo atual. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que, de fato, a introdução do veículo flex fuel vem promovendo mudanças na estratégia competitiva dos distribuidores de combustíveis no Brasil.The fuel distribution environment has been facing drastic changes in Brazil in the past years. This fact may be affirmed after having carried out an environmental analysis through the employment of a model proposed by Almeida (2010). This analysis also allows one to assert that the environment of fuel distribution has been turning into what D\'aveni (1995) denominates hypercompetitive environment. Moreover, the adoption of flex fuel vehicles has imposed new dynamics within the sector. These dynamics have forced fuel distributors to seek new competitive strategies that are in line with the new environmental reality. The model designed by Zaccarelli and Fischmann (1994) was used in this research with the intention to explore the possible competitive strategies adopted by fuel distributors. This model was chosen due to its higher flexibility and to its deeper alignment with the objective of the present research. In this sense, the general objective of this research is to identify the competitive strategies that fuel distributors adopt in order to face and cope with the new environmental changes that have emerged due to the introduction of flex fuel vehicles. In order to achieve this objective, managers of the four largest organizations in the sector have been interviewed. According to the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), altogether, these organizations (BR Distribuidora, Ipiranga, Shell and Esso/Cosan) are responsible for nearly 70% of the volume of automotive fuel traded in the country. As to the data collection tool employed in this thesis, semi-structured interviews were conducted with those managers; this type of interview was selected because it allows for higher flexibility and even for the possibility to investigate issues that could be relevant to the topic but had not been previously thought of or established according to the guidelines given by Hair et al (2005). The interaction during the interviews also aimed at exploring the managers\' perception of and attitude towards sustainability, a crucial issue within the competitive current context. The results of the present research allow one to conclude that the introduction of flex fuel vehicles has indeed been promoting major changes in the competitive strategies of fuel distributors in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Hamilton LuizSantos, Cristina Tosta2011-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26012012-200709/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-26012012-200709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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