Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio Nélson Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.18.1990.tde-17112013-103247
Resumo: Neste trabalho é enfocado o problema das densidades urbanas econômicas. É feita uma análise de alguns estudos existentes sobre a questão da densidade urbana ideal, sob o ponto de vista econômico, e avaliada, através de um modelo especialmente desenvolvido, qual a influência do custo do transporte coletivo na definição da densidade ideal. Também são discutidos, ainda que de forma não aprofundada, os limites de densidade populacional suportados pelo homem. As conclusões a que se chega são que as densidades econômicas, sob vários critérios, estão, seguramente, acima de 200 habitantes por hectare e que, os limites humanos situam-se em torno de 500 habitantes por hectare. Esses valores, quando comparados às densidades em torno de 40 habitantes por hectare apresentados pelas cidades médias brasileiras, comprovam a forma irracional com que o solo urbano vem sendo ocupado no país, constituindo, o fato, um dos graves problemas que hoje o Brasil enfrenta.
id USP_83ba32d663ac664360f1440aa8d6389f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17112013-103247
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público Economical urban densities: the influence of urban public transportation 1990-03-02Antonio Clovis Pinto FerrazJoão Vitor MoccellinSuely da Penha SanchesAntônio Nélson Rodrigues da SilvaUniversidade de São PauloEngenharia de TransportesUSPBR Densidades econômicas Densidades urbanas Economical densities Planejamento de transportes Transportation planning Transporte coletivo Urban densities Urban public transportation Neste trabalho é enfocado o problema das densidades urbanas econômicas. É feita uma análise de alguns estudos existentes sobre a questão da densidade urbana ideal, sob o ponto de vista econômico, e avaliada, através de um modelo especialmente desenvolvido, qual a influência do custo do transporte coletivo na definição da densidade ideal. Também são discutidos, ainda que de forma não aprofundada, os limites de densidade populacional suportados pelo homem. As conclusões a que se chega são que as densidades econômicas, sob vários critérios, estão, seguramente, acima de 200 habitantes por hectare e que, os limites humanos situam-se em torno de 500 habitantes por hectare. Esses valores, quando comparados às densidades em torno de 40 habitantes por hectare apresentados pelas cidades médias brasileiras, comprovam a forma irracional com que o solo urbano vem sendo ocupado no país, constituindo, o fato, um dos graves problemas que hoje o Brasil enfrenta. The issue of economical urban densities is analyzed in this study. Related studies about ideal urban densities under the economic point of view are initially discussed, leading to the development of a model designed to evaluate the influence of urban public transportation on the definition of economical densities. Some considerations about density population limits that human beings can bear are also presented. The results suggest that economical densities are over 200 persons/ha whereas the human limits are around 500 persons/ha. The comparison of these values with the density values of Brazilian medium-sized cities (around 40 persons/ha) shows that the urban land occupation in Brazil is not rational, which is currently a serious problems for the country. https://doi.org/10.11606/D.18.1990.tde-17112013-103247info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:15:10Zoai:teses.usp.br:tde-17112013-103247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:49:35.328567Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Economical urban densities: the influence of urban public transportation
title Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
spellingShingle Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
Antônio Nélson Rodrigues da Silva
title_short Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
title_full Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
title_fullStr Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
title_full_unstemmed Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
title_sort Densidades urbanas econômicas: a influência do transporte público
author Antônio Nélson Rodrigues da Silva
author_facet Antônio Nélson Rodrigues da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Clovis Pinto Ferraz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv João Vitor Moccellin
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Suely da Penha Sanches
dc.contributor.author.fl_str_mv Antônio Nélson Rodrigues da Silva
contributor_str_mv Antonio Clovis Pinto Ferraz
João Vitor Moccellin
Suely da Penha Sanches
description Neste trabalho é enfocado o problema das densidades urbanas econômicas. É feita uma análise de alguns estudos existentes sobre a questão da densidade urbana ideal, sob o ponto de vista econômico, e avaliada, através de um modelo especialmente desenvolvido, qual a influência do custo do transporte coletivo na definição da densidade ideal. Também são discutidos, ainda que de forma não aprofundada, os limites de densidade populacional suportados pelo homem. As conclusões a que se chega são que as densidades econômicas, sob vários critérios, estão, seguramente, acima de 200 habitantes por hectare e que, os limites humanos situam-se em torno de 500 habitantes por hectare. Esses valores, quando comparados às densidades em torno de 40 habitantes por hectare apresentados pelas cidades médias brasileiras, comprovam a forma irracional com que o solo urbano vem sendo ocupado no país, constituindo, o fato, um dos graves problemas que hoje o Brasil enfrenta.
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.18.1990.tde-17112013-103247
url https://doi.org/10.11606/D.18.1990.tde-17112013-103247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502819814834176