Entre Piglia e Renzi: por uma genealogia afetiva de Los diarios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23052023-191902/ |
Resumo: | Esta dissertação analisa o primeiro volume de Los diarios de Emilio Renzi: años de formación, escrito pelo argentino Ricardo Piglia. Procura, neste diário de feições tanto biográficas quanto ficcionais, entre Piglia e Renzi, portanto, verificar a possibilidade da manifestação literária do íntimo que aponte para a existência de uma genealogia afetiva do narrador, para além das genealogias literária e familiar. Para tanto, são levantadas algumas das personagens mulheres presentes no livro e são analisados os aspectos do fazer literário a que elas remetem. O procedimento realizado pela pesquisa é o de desmontagem do texto com posterior remontagem visando temas parelhos. Deste modo, este trabalho analisa a forma discursiva, a estrutura e os procedimentos literários adotados no texto e que indicam o controle do narrador sobre o material. Em seguida são analisadas as genealogias familiar e literária e prescrutada ali a possibilidade de uma abertura para o afetivo, manifestada pontualmente em átimos textuais. Sobretudo nos casos em que o narrador de Piglia procura capturar pela escritura as mulheres pelas quais está emocionalmente envolvido, é possível observar as manifestações de momentos breves e cintilantes em que a intimidade parece sobressair-se. Por se tratar de um livro cuja figura autoral está sempre a orbitar o enredo, a identificação do afeto como um dos eixos organizadores do tempo de formação do narrador aponta, portanto, para uma renovação do debate a respeito da presença do autor no texto. |
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Entre Piglia e Renzi: por uma genealogia afetiva de Los diariosBetween Piglia and Renzi: towards an affective genealogy of Los diariosAfetoAffectionAuthorAutorDiárioDiaryGenealogiaGenealogyMontageMontagemRicardo PigliaRicardo PigliaEsta dissertação analisa o primeiro volume de Los diarios de Emilio Renzi: años de formación, escrito pelo argentino Ricardo Piglia. Procura, neste diário de feições tanto biográficas quanto ficcionais, entre Piglia e Renzi, portanto, verificar a possibilidade da manifestação literária do íntimo que aponte para a existência de uma genealogia afetiva do narrador, para além das genealogias literária e familiar. Para tanto, são levantadas algumas das personagens mulheres presentes no livro e são analisados os aspectos do fazer literário a que elas remetem. O procedimento realizado pela pesquisa é o de desmontagem do texto com posterior remontagem visando temas parelhos. Deste modo, este trabalho analisa a forma discursiva, a estrutura e os procedimentos literários adotados no texto e que indicam o controle do narrador sobre o material. Em seguida são analisadas as genealogias familiar e literária e prescrutada ali a possibilidade de uma abertura para o afetivo, manifestada pontualmente em átimos textuais. Sobretudo nos casos em que o narrador de Piglia procura capturar pela escritura as mulheres pelas quais está emocionalmente envolvido, é possível observar as manifestações de momentos breves e cintilantes em que a intimidade parece sobressair-se. Por se tratar de um livro cuja figura autoral está sempre a orbitar o enredo, a identificação do afeto como um dos eixos organizadores do tempo de formação do narrador aponta, portanto, para uma renovação do debate a respeito da presença do autor no texto.This thesis analyzes the first volume of Los diarios de Emilio Renzi: años de formación, written by Argentinian Ricardo Piglia and encompassing both biographical and fictional features. Considering the dialogue between Piglia, the author, and Renzi, the character, this work investigates the intimate as a literary manifestation, assessing the possibility of a narrator\'s affective genealogy stretched beyond their literary and family genealogies. Methodologically, Los diarios have been considered in its discursive form, through the structure and literary procedures indicating the narrator\'s intent in setting the narrative, and the investigator has, thus, disassembled and reassembled the text seeking to identify similar themes. Female characters have been the vehicle through which this endeavor was carried out, and aspects of the literary work to which they refer are analyzed. When Piglia depicts the women with whom he is emotionally involved, it is possible to observe brief and sparkling moments in which intimacy stands out and is not exhausted by family and literary genealogies. In Los Diarios, authorship cuts the plot throughout, and the identification of affection as one of the foundational elements of the narrator\'s formation period points towards a renewed debate regarding the author\'s presence in the text.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinto Filho, Julio Cesar PimentelTarifa, Letícia Bachani2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-23052023-191902/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-24T15:01:48Zoai:teses.usp.br:tde-23052023-191902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-24T15:01:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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