Custo-efetividade da fluoretação das águas de abastecimento público no município de São Paulo, no período de 1985-2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Antônio Carlos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09022021-193816/
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto o custo e a efetividade de 18 anos de fluoretação das águas de abastecimento público no município de São Paulo no período de 1985 a 2003. Avalia-se a mudança do quadro epidemiológico da cárie dentária, o controle dos teores de flúor, o custo da fluoretação e o benefício proporcionado à população sendo projetado o custo-efetividade per capita/ano. Para o cálculo da composição de custos da fluoretação das águas levou-se em conta: o custo de capital inicial de instalação, o custo do produto químico (ácido fluorsilícico), o custo de operacionalização do sistema (manutenção do sistema, energia elétrica e recursos humanos) e o custo de controle. Constatou-se que neste período a população foi exposta a teores adequados de flúor (0,7ppm). A ação do flúor mostrou-se eficaz, pois para a idade de 12 anos observou-se redução de 73% na prevalência de cárie dentária, sendo que em 1986 a média do índice CPO-D era de 6,47 (6,12-6,82), e em 2002 foi de 1,75 (1,48-2,92). Nesta idade-índice, 40% das crianças apresentaram CPO-D = 0 em 2002. O custo médio per capita/ano na cidade de São Paulo foi de R$ 0,08 (US$ 0,03) em 2003. O custo acumulado em 18 anos de implantação do sistema de fluoretação, foi de R$ 1,44 (US$ 0,94) per capita. A análise do benefício/custo da fluoretação, apenas para o grupo etário de 7 a 12 anos, indica uma economia de custos da ordem de R$ 348,68 (US$ 113,95) no serviço privado e de R$ 83,68 (US$ 27,35) no serviço público por habitante/ano. A simulação de custos para comunidades, segundo o número de habitantes, foi de R$ 0,46 (US$ 0,15) para populações até 5.000 habitantes; de R$ 0,27 (US$ 0,09) para 5.001 a 10.000 habitantes; de R$ 0,17 (US$ 0,05) para 10.001 a 20.000 habitantes; de R$ 0,12 (US$ 0,04) para 20.001 a 50.000 habitantes; e de R$ 0,09 (US$ 0,03) para 50.001 a 100.000 habitantes. Tais valores são considerados relativamente baixos para uma intervenção de saúde pública com o impacto referido.
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Para o cálculo da composição de custos da fluoretação das águas levou-se em conta: o custo de capital inicial de instalação, o custo do produto químico (ácido fluorsilícico), o custo de operacionalização do sistema (manutenção do sistema, energia elétrica e recursos humanos) e o custo de controle. Constatou-se que neste período a população foi exposta a teores adequados de flúor (0,7ppm). A ação do flúor mostrou-se eficaz, pois para a idade de 12 anos observou-se redução de 73% na prevalência de cárie dentária, sendo que em 1986 a média do índice CPO-D era de 6,47 (6,12-6,82), e em 2002 foi de 1,75 (1,48-2,92). Nesta idade-índice, 40% das crianças apresentaram CPO-D = 0 em 2002. O custo médio per capita/ano na cidade de São Paulo foi de R$ 0,08 (US$ 0,03) em 2003. O custo acumulado em 18 anos de implantação do sistema de fluoretação, foi de R$ 1,44 (US$ 0,94) per capita. A análise do benefício/custo da fluoretação, apenas para o grupo etário de 7 a 12 anos, indica uma economia de custos da ordem de R$ 348,68 (US$ 113,95) no serviço privado e de R$ 83,68 (US$ 27,35) no serviço público por habitante/ano. A simulação de custos para comunidades, segundo o número de habitantes, foi de R$ 0,46 (US$ 0,15) para populações até 5.000 habitantes; de R$ 0,27 (US$ 0,09) para 5.001 a 10.000 habitantes; de R$ 0,17 (US$ 0,05) para 10.001 a 20.000 habitantes; de R$ 0,12 (US$ 0,04) para 20.001 a 50.000 habitantes; e de R$ 0,09 (US$ 0,03) para 50.001 a 100.000 habitantes. Tais valores são considerados relativamente baixos para uma intervenção de saúde pública com o impacto referido.This research has as object of study the cost and effectiveness of 18 years of fluoridation of public water supply system in the city of São Paulo, Brazil during the period 1985-2003. It is evaluated the change in the epidemiological status of dental caries, control of fluoride level in the water supply, costs of fluoridation and benefits rendered to the population and costeffectiveness has been projected per capita/year. For calculation of costs of fluoridation of the public water supply the following components were taken into account: the initial capital cost of installation, the cost of chemical product (hydrofluosilicic acid), the system operation cost (system maintenance, electrical energy and human resources) and the control cost. It has been observed that population has been exposed to appropriate levels of fluoride (0.7 ppm F) during this period. The addition of fluoride has been effective as, for the age of 12 years, it has been observed a decrease of 73% in the prevalence of dental caries years - the mean of the DMF index was 6.47 (6.12-6.82) in 1986 and in 2002 the mean was 1.75 (1.48-2.92). For this age index, 40 % of the children presented DMF = 0 in 2002. The average cost per inhabitant/year for the year 2003 was R$ 0,08 (US$ 0.03). The accumulated cost for 18 years of implantation and maintenance of the fluoridation system was R$ 1,44 (US$ 0.94) per capita. The analysis of benefit-cost of fluoridation, only for the group of schoolchildren ranging from 7 to 12 years old showed an economy of R$ 348.68 (U$ 113.95) in treatment at the private clinic and R$ 83.68 (US$ 27.35) at the public system per habitant/year. The simulation of costs to communities according the population revealed a cost of R$ 0.46 (US$ 0.15) per inhabitant in a community with less than 5,000 inhabitants; R$ 0.27 (US$ 0.09) per inhabitant in communities with populations ranging from 5,001 to 10,000 inhabitants; R$ 0.17 (US$ 0.05) per inhabitant in communities with populations ranging from 10,001 to 20,000 habitants; R$ 0.12 (US$ 0.04) per inhabitant in communities with populations ranging from 20,001 to 50,000 inhabitants; and R$ 0.09 (US$ 0.03) per inhabitant in communities with populations ranging from 50,001 to 100,000 inhabitants. These values are considered relatively low for an intervention in public health that presents the related impact.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNarvai, Paulo CapelFrias, Antônio Carlos2004-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-09022021-193816/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-10T00:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-09022021-193816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-10T00:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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