Desloca(liza)r o direito: intercâmbios, projetos partilhados e ações públicas de juristas (Argentina e Brasil, 1917 - 1943)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mariana de Moraes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-20032019-115852/
Resumo: Ao longo das primeiras décadas do século XX, os juristas argentinos e brasileiros se empenharam em estreitar os seus laços, enquanto repensavam o papel que deveriam cumprir na sociedade e reconstruíam certos pressupostos do seu saber. Mobilizaram, ao longo desse processo, mecanismos que iam da realização de conferências à publicação de livros comemorativos, passando pelo rádio. Mesmo que de forma descontínua e enfrentando tensões de distintas naturezas, esses intercâmbios se sustentaram no tempo e contaram com ressonâncias para além do universo jurídico. Adotando uma perspectiva transnacional e procurando inserir tais diálogos em cenários mais ampliados tanto do ponto de vista geográfico quanto do temporal, esta tese argumenta que as interações entre bacharéis em direito dos dois países desempenharam um papel fundamental em meio a sua busca por intervir na vida pública, em especial quando se tratava de legitimar projetos de reformas legislativas. Para tanto, dois âmbitos de análise foram privilegiados: a circulação de impressos e as ações de organizações profissionais, em especial o Instituto dos Advogados Brasileiros e o Colegio de Abogados de Buenos Aires. As duas dimensões estiveram diretamente articuladas, uma vez que tais associações mantiveram periódicos e bibliotecas, ao mesmo tempo em que diversas atividades que promoveram foram, posteriormente, consolidadas em publicações. Ao explorar os múltiplos sentidos dos dois verbos que se escondem em seu título, deslocar e deslocalizar, o trabalho lança um olhar crítico para a recorrente narrativa de que brasileiros e hispano-americanos se ignoram, bem como interpela os usos da técnica como discurso de legitimação.
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