Cultura, religiosidade e comércio na cidade: a festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário em Catalão - Goiás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06122010-151424/ |
Resumo: | A Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário é uma parte da identidade de moradores do interior de Goiás no Brasil, mais especificamente da cidade de Catalão. A Festa é realizada, primeiro apenas por descendentes de escravos, que usavam a festa para manterem vivas suas tradições no espaço do outro, o colonizador; anos mais tarde, para firmar-se na cidade, os dançadores que eram em sua maioria pobres que lutavam todos os anos, não apenas para sobrevier, mas também para fazer a festa na cidade do outro, levar seus grupos à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A Festa sobrevive através da religiosidade, da Congada e do comércio na/da festa, aqui analisado na feira as barraquinhas. Mais tarde, tornou-se uma festa de todos, com interesses diversos. É uma festa com dimensões sagradas e profanas onde observa-se o embate entre o global e o local, bem como as estratégias que aqueles que fazem a Festa têm que adotar para continuar existindo. É uma festa social, espetacularizada e em processo de mercadificação, de apropriação do trabalho de homens e mulheres, alienando-os em suas práticas festivas. A prática socioespacial da Festa do Rosário justifica a realização dessa pesquisa pela contribuição para uma Geografia Urbana que seja parte de um projeto do direito à cidade para todos. A festa é um direito dos que a fazem e dos que hoje acompanham-na, seja para rezar, para dançar na Congada ou para comprar nas barraquinhas. As transformações, as persistências e as deteriorações mostram a resistência dessa prática festiva às estratégias do econômico na reprodução da cidade para a troca capitalista, revelando a cidade para a reprodução da vida, da troca, do encontro, da fé e da cultura popular. |
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Cultura, religiosidade e comércio na cidade: a festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário em Catalão - GoiásCulture, religiosity and commerce in the city: the celebration in honor of Our Lady of the Rosary in Catalão - GoiásCulturaCultureFestas popularesPopular partiesUrbanUrbanoA Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário é uma parte da identidade de moradores do interior de Goiás no Brasil, mais especificamente da cidade de Catalão. A Festa é realizada, primeiro apenas por descendentes de escravos, que usavam a festa para manterem vivas suas tradições no espaço do outro, o colonizador; anos mais tarde, para firmar-se na cidade, os dançadores que eram em sua maioria pobres que lutavam todos os anos, não apenas para sobrevier, mas também para fazer a festa na cidade do outro, levar seus grupos à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A Festa sobrevive através da religiosidade, da Congada e do comércio na/da festa, aqui analisado na feira as barraquinhas. Mais tarde, tornou-se uma festa de todos, com interesses diversos. É uma festa com dimensões sagradas e profanas onde observa-se o embate entre o global e o local, bem como as estratégias que aqueles que fazem a Festa têm que adotar para continuar existindo. É uma festa social, espetacularizada e em processo de mercadificação, de apropriação do trabalho de homens e mulheres, alienando-os em suas práticas festivas. A prática socioespacial da Festa do Rosário justifica a realização dessa pesquisa pela contribuição para uma Geografia Urbana que seja parte de um projeto do direito à cidade para todos. A festa é um direito dos que a fazem e dos que hoje acompanham-na, seja para rezar, para dançar na Congada ou para comprar nas barraquinhas. As transformações, as persistências e as deteriorações mostram a resistência dessa prática festiva às estratégias do econômico na reprodução da cidade para a troca capitalista, revelando a cidade para a reprodução da vida, da troca, do encontro, da fé e da cultura popular.The party in honour of Nossa Senhora is a part of the identity of people that live in the state of Goiás in Brazil, more specifically in Catalão. The festival is held, first only by descendants of slaves, who used the party to maintain their traditions in space of the others, the colonizer, years later, to establish himself in the city, the dancers who were mostly poor who fought all year, not only to survive but also to \"make the party\" in the city of another, take their groups to the Church of Nossa Senhora do Rosário. The Feast survives through the religiosity of the Congada and the trade to / from the party, party of all, with diverse interests. It\'s a party with dimensions sacred and profane where there is the clash between the global and local like as the strategies that those, who make the festival must take to continue to exist. This is a social process of trade and appropriation of the men and women work, alienating them in their celebration practice. The socioespacial practice of Festa do Rosário, justifies the realization of this research into contributing to the Urban Geography one that will be part of a project to give the right to a city of everyone. The party is a right to the people that make it and to the people that follow it, only for praying, for dancing in the Congada, or just for buying in the barraquinhas. The changes, the persistence and deterioration show us the resistance of this festive practice strategies to the economic reproduction of the city to the capitalist exchange, revealing the city for the reproduction of life, of exchanging, of understanding, of faith and popular culture.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarlos, Ana Fani AlessandriCosta, Carmem Lúcia2010-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-06122010-151424/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-06122010-151424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário é uma parte da identidade de moradores do interior de Goiás no Brasil, mais especificamente da cidade de Catalão. A Festa é realizada, primeiro apenas por descendentes de escravos, que usavam a festa para manterem vivas suas tradições no espaço do outro, o colonizador; anos mais tarde, para firmar-se na cidade, os dançadores que eram em sua maioria pobres que lutavam todos os anos, não apenas para sobrevier, mas também para fazer a festa na cidade do outro, levar seus grupos à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A Festa sobrevive através da religiosidade, da Congada e do comércio na/da festa, aqui analisado na feira as barraquinhas. Mais tarde, tornou-se uma festa de todos, com interesses diversos. É uma festa com dimensões sagradas e profanas onde observa-se o embate entre o global e o local, bem como as estratégias que aqueles que fazem a Festa têm que adotar para continuar existindo. É uma festa social, espetacularizada e em processo de mercadificação, de apropriação do trabalho de homens e mulheres, alienando-os em suas práticas festivas. A prática socioespacial da Festa do Rosário justifica a realização dessa pesquisa pela contribuição para uma Geografia Urbana que seja parte de um projeto do direito à cidade para todos. A festa é um direito dos que a fazem e dos que hoje acompanham-na, seja para rezar, para dançar na Congada ou para comprar nas barraquinhas. As transformações, as persistências e as deteriorações mostram a resistência dessa prática festiva às estratégias do econômico na reprodução da cidade para a troca capitalista, revelando a cidade para a reprodução da vida, da troca, do encontro, da fé e da cultura popular. |
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