A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deborah Furlan Scavone
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-08072020-185225
Resumo: Este estudo propõe a análise das peças curtas The Wreck on the Five-Twenty-Five (1957), Someone from Assisi (1961) e Childhood (1960), concebidas pelo dramaturgo estadunidense Thornton Wilder. No fim da década de 1950, Wilder retoma a escrita de peças curtas e projeta os ciclos The Seven Deadly Sins (Os Sete Pecados Capitais) e The Seven Ages of Man (As Sete Idades do Homem) para o palco em arena do Circle in the Square Theater, no Greenwich Village, Off-Broadway da cidade de Nova York. Em 11 de janeiro de 1962, estreia o espetáculo Plays for Bleecker Street: Plays in One Act for an Arena Stage apresentando Infancy, Childhood e Someone from Assisi sob a direção de José Quintero, cofundador do Circle. A despeito do sucesso da temporada, Wilder desiste do projeto por acreditar que as peças necessitavam de muitas revisões. O ciclo Sins nunca esteve a seu contento; quanto ao ciclo Ages, Wilder disponibiliza Infancy e Childhood, mas interrompe a escrita de Youth, The Rivers Under the Earth, A Ringing of Doorbells e In Shakespeare and the Bible. Este estudo inclui trechos traduzidos das peças em análise com o objetivo de ressaltar as rubricas minuciosamente pontuadas por Wilder, nas quais o autor buscava orientar os atores na criação dos subtextos de suas personagens. Serão discutidas as características formais e estilísticas das três peças, as fontes que contribuíram para a identidade dramatúrgica do autor, a peça em um ato, o épico e a representação do tempo no teatro wilderiano. Wilder acreditava que as produções do Off-Broadway constituíam uma boa alternativa aos espetáculos comerciais da Broadway, visto que nelas o investimento financeiro era menor, os ingressos eram acessíveis e os dramaturgos podiam usufruir de independência autoral.
id USP_840d346b66b826d75890481fae5f416c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08072020-185225
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood Thornton Wilder´s Short Dramaturgy from 1957 to 1961: Analysis of the Wreck on the Five-Twenty-Five, Someone from Assisi, and Childhood 2020-03-06Maria Silvia BettiFulvio Torres FloresSamir Signeu Porto OliveiraDaniel PugliaDeborah Furlan ScavoneUniversidade de São PauloLetras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)USPBR Off-Broadway Off-Broadway Arena Stage Circle in the Square Theater Circle in the Square Theater Palco em arena Peça em um ato Play in one act Thornton Wilder Thornton Wilder Este estudo propõe a análise das peças curtas The Wreck on the Five-Twenty-Five (1957), Someone from Assisi (1961) e Childhood (1960), concebidas pelo dramaturgo estadunidense Thornton Wilder. No fim da década de 1950, Wilder retoma a escrita de peças curtas e projeta os ciclos The Seven Deadly Sins (Os Sete Pecados Capitais) e The Seven Ages of Man (As Sete Idades do Homem) para o palco em arena do Circle in the Square Theater, no Greenwich Village, Off-Broadway da cidade de Nova York. Em 11 de janeiro de 1962, estreia o espetáculo Plays for Bleecker Street: Plays in One Act for an Arena Stage apresentando Infancy, Childhood e Someone from Assisi sob a direção de José Quintero, cofundador do Circle. A despeito do sucesso da temporada, Wilder desiste do projeto por acreditar que as peças necessitavam de muitas revisões. O ciclo Sins nunca esteve a seu contento; quanto ao ciclo Ages, Wilder disponibiliza Infancy e Childhood, mas interrompe a escrita de Youth, The Rivers Under the Earth, A Ringing of Doorbells e In Shakespeare and the Bible. Este estudo inclui trechos traduzidos das peças em análise com o objetivo de ressaltar as rubricas minuciosamente pontuadas por Wilder, nas quais o autor buscava orientar os atores na criação dos subtextos de suas personagens. Serão discutidas as características formais e estilísticas das três peças, as fontes que contribuíram para a identidade dramatúrgica do autor, a peça em um ato, o épico e a representação do tempo no teatro wilderiano. Wilder acreditava que as produções do Off-Broadway constituíam uma boa alternativa aos espetáculos comerciais da Broadway, visto que nelas o investimento financeiro era menor, os ingressos eram acessíveis e os dramaturgos podiam usufruir de independência autoral. The purpose of this study is to analyze American playwright Thornton Wilder\'s one-act plays The Wreck on the Five-Twenty-Five (1957), Someone from Assisi (1961) and Childhood (1960). In the late 1950\'s Wilder turned his attention to the short play form and envisioned two cycles depicting The Seven Deadly Sins and The Seven Ages of Man for the arena stage of The Circle in the Square Theater, New York City\'s Greenwich Village, Off-Broadway. The plays Infancy, Childhood and Someone from Assisi premiered at Circle in the Square on January 11, 1962, as part of the evening called Plays for Bleecker Street: Plays in One Act for an Arena Stage, directed by its co-founder José Quintero. Although the season was a success, Wilder believed his plays needed many revisions. He never wrote the Sins cycle to his satisfaction; as for the Ages cycle, he delivered Infancy and Childhood, but Youth, The Rivers Under the Earth, A Ringing of Doorbells and In Shakespeare and the Bible were left unfinished. This study also comprises excerpts of the three original plays translated into Portuguese to show how Wilder worked in detail his stage directions and punctuation marks so that actors could convey their appropriate subtexts on stage. We will discuss the drama influences on Wilder´s theatre, the play in one act, the epic theatre and the way Wilder managed the concept of time in his plays. Wilder believed Off-Broadway productions were a good alternative to the expensive and business-oriented Broadway shows because they were economical, tickets were affordable, and playwrights could experience more independence. https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-08072020-185225info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:28:18Zoai:teses.usp.br:tde-08072020-185225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:20:18.261633Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Thornton Wilder´s Short Dramaturgy from 1957 to 1961: Analysis of the Wreck on the Five-Twenty-Five, Someone from Assisi, and Childhood
title A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
spellingShingle A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
Deborah Furlan Scavone
title_short A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
title_full A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
title_fullStr A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
title_full_unstemmed A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
title_sort A dramaturgia curta de Thornton Wilder no período compreendido entre 1957 e 1961: análise de The Wreck on the Five-twenty-Five, Someone from Assisi e Childhood
author Deborah Furlan Scavone
author_facet Deborah Furlan Scavone
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Silvia Betti
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fulvio Torres Flores
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Samir Signeu Porto Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Daniel Puglia
dc.contributor.author.fl_str_mv Deborah Furlan Scavone
contributor_str_mv Maria Silvia Betti
Fulvio Torres Flores
Samir Signeu Porto Oliveira
Daniel Puglia
description Este estudo propõe a análise das peças curtas The Wreck on the Five-Twenty-Five (1957), Someone from Assisi (1961) e Childhood (1960), concebidas pelo dramaturgo estadunidense Thornton Wilder. No fim da década de 1950, Wilder retoma a escrita de peças curtas e projeta os ciclos The Seven Deadly Sins (Os Sete Pecados Capitais) e The Seven Ages of Man (As Sete Idades do Homem) para o palco em arena do Circle in the Square Theater, no Greenwich Village, Off-Broadway da cidade de Nova York. Em 11 de janeiro de 1962, estreia o espetáculo Plays for Bleecker Street: Plays in One Act for an Arena Stage apresentando Infancy, Childhood e Someone from Assisi sob a direção de José Quintero, cofundador do Circle. A despeito do sucesso da temporada, Wilder desiste do projeto por acreditar que as peças necessitavam de muitas revisões. O ciclo Sins nunca esteve a seu contento; quanto ao ciclo Ages, Wilder disponibiliza Infancy e Childhood, mas interrompe a escrita de Youth, The Rivers Under the Earth, A Ringing of Doorbells e In Shakespeare and the Bible. Este estudo inclui trechos traduzidos das peças em análise com o objetivo de ressaltar as rubricas minuciosamente pontuadas por Wilder, nas quais o autor buscava orientar os atores na criação dos subtextos de suas personagens. Serão discutidas as características formais e estilísticas das três peças, as fontes que contribuíram para a identidade dramatúrgica do autor, a peça em um ato, o épico e a representação do tempo no teatro wilderiano. Wilder acreditava que as produções do Off-Broadway constituíam uma boa alternativa aos espetáculos comerciais da Broadway, visto que nelas o investimento financeiro era menor, os ingressos eram acessíveis e os dramaturgos podiam usufruir de independência autoral.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-08072020-185225
url https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-08072020-185225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502571908399104