Sensorialidade e consciência nas experiências alimentares: um estudo de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-11102023-101056/ |
Resumo: | A percepção e processamento de estímulos sensoriais ambientais (exterocepção) e a percepção do estado interno do corpo (interocepção) são fundamentais para a consciência das experiências vividas e agem em conjunto para modular os comportamentos adaptativos, incluindo o comportamento alimentar. As intervenções nutricionais tradicionais têm se mostrado ineficientes frente aos desafios de manter mudanças alimentares em contextos de estímulos constantes ao consumo alimentar, havendo uma demanda para o desenvolvimento e avaliação de estratégias não baseadas no paradigma tradicional das dietas. O objetivo deste estudo é desenvolver e avaliar o Programa de Educação Alimentar e Nutricional com Exercícios Sensoriais e Cognitivos (PESC) para promoção da consciência das experiências alimentares em mulheres com dificuldade na manutenção do peso corporal. O PESC tem como referencial teórico a teoria da consciência Monismo de Triplo Aspecto. O programa consiste em quatro oficinas com até duas horas de duração nas quais são propostos exercícios que exploram os aspectos sensoriais, cognitivos e emocionais das experiências alimentares contemporâneas a partir dos temas: (1) os sentidos e o prazer alimentar, (2) os sentidos e o desejo alimentar, (3) fome e saciedade - como lidamos com os sinais corporais e (4) como gravamos as experiências no corpo. Trata-se de um ensaio controlado conduzido por meio de metodologia mista. 37 participantes foram divididas entre o grupo intervenção (n = 19), avaliado antes da primeira oficina (T0) e após a última oficina (T1) e o grupo controle (n = 18), que não participou das oficinas e foi avaliado duas vezes (T0 e T1), com intervalo de 3 a 4 semanas. Em T0 e T1 foram avaliados a sensibilidade interoceptiva, por meio de teste de percepção dos batimentos cardíacos; a expressão da percepção de aspectos exteroceptivos, por meio da produção de um texto descrevendo três alimentos após degustá-los, o comer intuitivo por meio da Escala do Comer Intuitivo (IES-2) e o comportamento alimentar por meio do Three-Factor Eating Questionnaire (TFEQ-R21). Em T1, o grupo intervenção participou também de uma entrevista qualitativa para compreensão da experiência de participação nas oficinas do PESC na perspectiva das participantes. Após a intervenção, as participantes mostraram aumento na sensibilidade interoceptiva, aumento na expressão da percepção de estímulos exteroceptivos, aumento no score total do IES-2, e diminuição no score da escala do comer emocional (sub-escala do TFEQ-R21). A análise das entrevistas revelou o processo de auto-observação praticado pelas participantes que levou à percepção das próprias práticas, prioridades, intenções e dificuldades alimentares, e também à conexão entre estes aspectos com questões ambientais. Foram considerados os temas: \"manejo/controle da alimentação\", \"insatisfação corporal\", \"reflexão/ressignificação\" e \"diferentes formas de estar em contextos já conhecidos\". Em conjunto, os resultados permitem inferir que, após a participação no PESC, a intenção de manejo e controle da alimentação passou a ser potencialmente mais efetiva, menos suscetível às oscilações impostas pelo ambiente externo e mais amparada por recursos internos. Este trabalho é pioneiro na avaliação conjunta de aspectos interoceptivos, exteroceptivos e relacionados ao comportamento alimentar, além de trazer contribuições teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de intervenções nutricionais inovadoras centradas nos aspectos sensoriais da alimentação, e com potencial de tornar os indivíduos menos vulneráveis aos estímulos ambientais do consumo excessivo de alimentos. |
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Sensorialidade e consciência nas experiências alimentares: um estudo de intervençãoSensoriality and consciousness in eating experiences: an intervention studyComportamento alimentarConsciênciaConsciousnessEating behaviorExterocepçãoExteroceptionInterocepçãoInteroceptionIntervenção nutricionalNutritional interventionA percepção e processamento de estímulos sensoriais ambientais (exterocepção) e a percepção do estado interno do corpo (interocepção) são fundamentais para a consciência das experiências vividas e agem em conjunto para modular os comportamentos adaptativos, incluindo o comportamento alimentar. As intervenções nutricionais tradicionais têm se mostrado ineficientes frente aos desafios de manter mudanças alimentares em contextos de estímulos constantes ao consumo alimentar, havendo uma demanda para o desenvolvimento e avaliação de estratégias não baseadas no paradigma tradicional das dietas. O objetivo deste estudo é desenvolver e avaliar o Programa de Educação Alimentar e Nutricional com Exercícios Sensoriais e Cognitivos (PESC) para promoção da consciência das experiências alimentares em mulheres com dificuldade na manutenção do peso corporal. O PESC tem como referencial teórico a teoria da consciência Monismo de Triplo Aspecto. O programa consiste em quatro oficinas com até duas horas de duração nas quais são propostos exercícios que exploram os aspectos sensoriais, cognitivos e emocionais das experiências alimentares contemporâneas a partir dos temas: (1) os sentidos e o prazer alimentar, (2) os sentidos e o desejo alimentar, (3) fome e saciedade - como lidamos com os sinais corporais e (4) como gravamos as experiências no corpo. Trata-se de um ensaio controlado conduzido por meio de metodologia mista. 37 participantes foram divididas entre o grupo intervenção (n = 19), avaliado antes da primeira oficina (T0) e após a última oficina (T1) e o grupo controle (n = 18), que não participou das oficinas e foi avaliado duas vezes (T0 e T1), com intervalo de 3 a 4 semanas. Em T0 e T1 foram avaliados a sensibilidade interoceptiva, por meio de teste de percepção dos batimentos cardíacos; a expressão da percepção de aspectos exteroceptivos, por meio da produção de um texto descrevendo três alimentos após degustá-los, o comer intuitivo por meio da Escala do Comer Intuitivo (IES-2) e o comportamento alimentar por meio do Three-Factor Eating Questionnaire (TFEQ-R21). Em T1, o grupo intervenção participou também de uma entrevista qualitativa para compreensão da experiência de participação nas oficinas do PESC na perspectiva das participantes. Após a intervenção, as participantes mostraram aumento na sensibilidade interoceptiva, aumento na expressão da percepção de estímulos exteroceptivos, aumento no score total do IES-2, e diminuição no score da escala do comer emocional (sub-escala do TFEQ-R21). A análise das entrevistas revelou o processo de auto-observação praticado pelas participantes que levou à percepção das próprias práticas, prioridades, intenções e dificuldades alimentares, e também à conexão entre estes aspectos com questões ambientais. Foram considerados os temas: \"manejo/controle da alimentação\", \"insatisfação corporal\", \"reflexão/ressignificação\" e \"diferentes formas de estar em contextos já conhecidos\". Em conjunto, os resultados permitem inferir que, após a participação no PESC, a intenção de manejo e controle da alimentação passou a ser potencialmente mais efetiva, menos suscetível às oscilações impostas pelo ambiente externo e mais amparada por recursos internos. Este trabalho é pioneiro na avaliação conjunta de aspectos interoceptivos, exteroceptivos e relacionados ao comportamento alimentar, além de trazer contribuições teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de intervenções nutricionais inovadoras centradas nos aspectos sensoriais da alimentação, e com potencial de tornar os indivíduos menos vulneráveis aos estímulos ambientais do consumo excessivo de alimentos.The perception and processing of environmental sensory stimuli (exteroception) and the perception of the body\'s internal state (interoception) are fundamental for the consciousness of lived experiences and act together to modulate adaptive behaviors, including eating behavior. Traditional nutritional interventions have proven to be ineffective in the face of the challenges of maintaining dietary changes in contexts of constant stimuli to food consumption, with a demand for the development and evaluation of strategies not based on the traditional paradigm of diets. The aim of this study is to develop and evaluate the Food and Nutrition Education Program with Sensory and Cognitive Exercises (PESC) to promote awareness of eating experiences in women with difficulty maintaining body weight. The PESC considers the Triple Aspect Monism theory of consciousness as its theoretical framework. The program consists of four workshops lasting up to two hours in which exercises are proposed that explore the sensory, cognitive and emotional aspects of contemporary food experiences following the themes: (1) the senses and food pleasure, (2) the senses and food desire, (3) hunger and satiety - how we deal with bodily signals, and (4) how we record experiences in the body. This is a controlled trial conducted using a mixed methodology. 37 participants were split into the intervention group (n = 19), evaluated before the first workshop (T0) and after the last workshop (T1), and the control group (n = 18), which did not participate in the workshops and was evaluated twice (T0 and T1), with an interval of 3 to 4 weeks. At T0 and T1, the interoceptive sensitivity was evaluated with the heartbeat tracking test; the expression of exteroceptive aspects perception, through the production of a text describing three foods after tasting them, intuitive eating through the Intuitive Eating Scale (IES-2) and eating behavior through the Three Factor Eating Questionnaire (TFEQ-R21). In T1, the intervention group also participated in a qualitative interview to understand the experience of participating in the PESC workshops from the perspective of the participants. After the intervention, the participants showed an increase in interoceptive sensitivity, an increase in the expression of exteroceptive stimuli perception, an increase in the IES-2 total score, and a decrease in the emotional eating scale score (subscale of the TFEQ-R21). The interviews\' analysis revealed the participants\' self-observation process, which led to the perception of their own practices, priorities, intentions, and eating difficulties, and also to the connection between these aspects and environmental issues. The following themes were considered: \"food management/control\", \"body dissatisfaction\", \"reflection/resignification\", and \"different ways of being in already-known contexts\". Taken together, the results allow us to infer that, after participating in the PESC, the intention to manage and control food became potentially more effective, less susceptible to oscillations imposed by the external environment, and more supported by internal resources This work is pioneer in the joint evaluation of aspects related to interoception, exteroception and eating behavior, in addition to bringing theoretical and methodological contributions to the development of innovative nutritional interventions centered on food sensory aspects, and with the potential to make individuals less vulnerable to environmental stimuli for excessive food consumption.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Rosa Wanda DiezPalazzo, Carina Carlucci2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-11102023-101056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-15T13:44:03Zoai:teses.usp.br:tde-11102023-101056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-15T13:44:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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