De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/ |
Resumo: | Nessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar. |
id |
USP_844170a8cb0dbbed79426adab9175be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12122018-140950 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolarFrom corridor to garden: a look of the art teacher for the collective processes in the school space/placeArt educationArte educaçãoCollaborative processesDiálogoDialogueEscola-corredorEscola-jardimEspaço escolarExperienceExperiênciaFormação de professorGarden-schoolHallschoolProcessos coletivosSchool spaceTeacher educationNessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar.In this dissertation we propose a theoretical foundation that explains a traditional view of teaching, which persists in the contemporaneity and accompanies the professional interactions in the daily life of the schools of Public Basic Education, as well as a look at the architecture of the school environment that reveals ways of thinking about education. We present two works of art as representative images of the workspace, the first refers to the model of the traditional school, which we call hall-school, the second concerns what we emphasize as a garden-school, contemporary proposal. We discuss about the concept of experience and the specificities of art and their contributions to the building process of a garden-school. It is a qualitative, ethnographic research, that presents fragments of records from a participatory observation performed during three years, from 2015 to 2017, in a public school in the State of São Paulo and the collective construction processes experienced in the mentioned period. It was verified the need of a greater number of empirical scientific works on the school reality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIavelberg, RosaMoreira, Cintia Maria da Silva2018-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-12122018-140950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar From corridor to garden: a look of the art teacher for the collective processes in the school space/place |
title |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar |
spellingShingle |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar Moreira, Cintia Maria da Silva Art education Arte educação Collaborative processes Diálogo Dialogue Escola-corredor Escola-jardim Espaço escolar Experience Experiência Formação de professor Garden-school Hallschool Processos coletivos School space Teacher education |
title_short |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar |
title_full |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar |
title_fullStr |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar |
title_full_unstemmed |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar |
title_sort |
De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar |
author |
Moreira, Cintia Maria da Silva |
author_facet |
Moreira, Cintia Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iavelberg, Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Cintia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art education Arte educação Collaborative processes Diálogo Dialogue Escola-corredor Escola-jardim Espaço escolar Experience Experiência Formação de professor Garden-school Hallschool Processos coletivos School space Teacher education |
topic |
Art education Arte educação Collaborative processes Diálogo Dialogue Escola-corredor Escola-jardim Espaço escolar Experience Experiência Formação de professor Garden-school Hallschool Processos coletivos School space Teacher education |
description |
Nessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090665078849536 |