De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cintia Maria da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/
Resumo: Nessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar.
id USP_844170a8cb0dbbed79426adab9175be9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12122018-140950
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolarFrom corridor to garden: a look of the art teacher for the collective processes in the school space/placeArt educationArte educaçãoCollaborative processesDiálogoDialogueEscola-corredorEscola-jardimEspaço escolarExperienceExperiênciaFormação de professorGarden-schoolHallschoolProcessos coletivosSchool spaceTeacher educationNessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar.In this dissertation we propose a theoretical foundation that explains a traditional view of teaching, which persists in the contemporaneity and accompanies the professional interactions in the daily life of the schools of Public Basic Education, as well as a look at the architecture of the school environment that reveals ways of thinking about education. We present two works of art as representative images of the workspace, the first refers to the model of the traditional school, which we call hall-school, the second concerns what we emphasize as a garden-school, contemporary proposal. We discuss about the concept of experience and the specificities of art and their contributions to the building process of a garden-school. It is a qualitative, ethnographic research, that presents fragments of records from a participatory observation performed during three years, from 2015 to 2017, in a public school in the State of São Paulo and the collective construction processes experienced in the mentioned period. It was verified the need of a greater number of empirical scientific works on the school reality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIavelberg, RosaMoreira, Cintia Maria da Silva2018-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-12122018-140950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
From corridor to garden: a look of the art teacher for the collective processes in the school space/place
title De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
spellingShingle De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
Moreira, Cintia Maria da Silva
Art education
Arte educação
Collaborative processes
Diálogo
Dialogue
Escola-corredor
Escola-jardim
Espaço escolar
Experience
Experiência
Formação de professor
Garden-school
Hallschool
Processos coletivos
School space
Teacher education
title_short De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
title_full De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
title_fullStr De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
title_full_unstemmed De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
title_sort De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
author Moreira, Cintia Maria da Silva
author_facet Moreira, Cintia Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iavelberg, Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cintia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Art education
Arte educação
Collaborative processes
Diálogo
Dialogue
Escola-corredor
Escola-jardim
Espaço escolar
Experience
Experiência
Formação de professor
Garden-school
Hallschool
Processos coletivos
School space
Teacher education
topic Art education
Arte educação
Collaborative processes
Diálogo
Dialogue
Escola-corredor
Escola-jardim
Espaço escolar
Experience
Experiência
Formação de professor
Garden-school
Hallschool
Processos coletivos
School space
Teacher education
description Nessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12122018-140950/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090665078849536