Avaliação biomecânica em novo desenho de implante cone Morse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Monalisa Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58131/tde-07102022-165250/
Resumo: Conceitos e princípios biomecânicos precisam ser incorporados no desenho dos implantes a fim de melhorar sua previsibilidade e aumentar as chances de sucesso clínico. Com isso, os implantes vêm sofrendo constantes modificações em sua macrogeometria, que podem interferir em sua resistência estrutural e na transferência de tensões na interface osso-implante. O objetivo desse estudo foi avaliar a perda de torque dos pilares universais antes e após ciclagem termomecânica, comportamento mecânico do conjunto implante-pilar protético após ensaio de fadiga acelerada progressiva e a transmissão de tensões de novo desenho de implante com conexão cone Morse através do ensaio de correlação de imagens digitais (CID). Para avaliar perda de torque, 20 conjuntos implante/pilar foram incluídos em resina de poliuretano a 30º (n=10), subdivididos em Controle (Cônico CM) e Teste (GoDirect CM) e submetidos a ensaio de ciclagem termomecânica sob frequência de 2 Hz, carga de 140 N, realizando 1.000.000 de ciclos, de acordo com a Norma ISO 14801. Para o ensaio de fadiga acelerada progressiva, foi realizado previamente o teste de resistência à compressão (n=3/grupo) para obtenção dos valores de resistência à fratura. Em seguida, 18 conjuntos de cada grupo foram dispostos em 3 perfis de estresse progressivo (leve, moderado e agressivo) e os dados submetidos a análise de Weibull e cálculo de confiabilidade para missões de 50.000 ciclos sob carga de 100 e 150 N. Para análise da distribuição de tensões foi confeccionado modelo em poliuretano (n=1/grupo), posicionado em Máquina Universal de Ensaios, utilizando sistema de análise com duas câmeras e carregamento estático de 250 N em posição axial e angulada a 30º. Ainda foram realizadas análises qualitativas em lupa estereoscópica, microscópio eletrônico de varredura e microtomografia computadorizada com o objetivo de ilustrar e observar visualmente os resultados encontrados nos ensaios anteriores. Os resultados da perda de torque foram analisados pelo modelo de regressão linear com efeitos aleatórios, houve diferença significante (p<= 0,05) entre grupos após ciclagem, onde o grupo Teste apresentou ganho de torque; e intragrupo, no grupo Controle, antes e após ciclagem, apresentando maior afrouxamento final (p<= 0,05). No ensaio de fadiga acelerada progressiva, não foi observada diferença significativa entre grupos quanto à resistência dos implantes, entretanto foi observada diferenças quanto à resistência característica e a confiabilidade do grupo Controle que apresentou maiores chances de sobrevivência. Na análise qualitativa da correlação de imagens digitais, os dados mostram maior concentração de tensões de tração no grupo Teste, no carregamento angulado, localizadas na região cervical do implante, no lado oposto a carga aplicada, e ao longo do corpo do implante. Considerando as limitações desse estudo, conclui-se que o novo macrodesenho de implantes cone Morse interfere negativamente no desempenho biomecânico e na transmissão de tensões para o osso subjacente.
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Para avaliar perda de torque, 20 conjuntos implante/pilar foram incluídos em resina de poliuretano a 30º (n=10), subdivididos em Controle (Cônico CM) e Teste (GoDirect CM) e submetidos a ensaio de ciclagem termomecânica sob frequência de 2 Hz, carga de 140 N, realizando 1.000.000 de ciclos, de acordo com a Norma ISO 14801. Para o ensaio de fadiga acelerada progressiva, foi realizado previamente o teste de resistência à compressão (n=3/grupo) para obtenção dos valores de resistência à fratura. Em seguida, 18 conjuntos de cada grupo foram dispostos em 3 perfis de estresse progressivo (leve, moderado e agressivo) e os dados submetidos a análise de Weibull e cálculo de confiabilidade para missões de 50.000 ciclos sob carga de 100 e 150 N. Para análise da distribuição de tensões foi confeccionado modelo em poliuretano (n=1/grupo), posicionado em Máquina Universal de Ensaios, utilizando sistema de análise com duas câmeras e carregamento estático de 250 N em posição axial e angulada a 30º. Ainda foram realizadas análises qualitativas em lupa estereoscópica, microscópio eletrônico de varredura e microtomografia computadorizada com o objetivo de ilustrar e observar visualmente os resultados encontrados nos ensaios anteriores. Os resultados da perda de torque foram analisados pelo modelo de regressão linear com efeitos aleatórios, houve diferença significante (p<= 0,05) entre grupos após ciclagem, onde o grupo Teste apresentou ganho de torque; e intragrupo, no grupo Controle, antes e após ciclagem, apresentando maior afrouxamento final (p<= 0,05). No ensaio de fadiga acelerada progressiva, não foi observada diferença significativa entre grupos quanto à resistência dos implantes, entretanto foi observada diferenças quanto à resistência característica e a confiabilidade do grupo Controle que apresentou maiores chances de sobrevivência. Na análise qualitativa da correlação de imagens digitais, os dados mostram maior concentração de tensões de tração no grupo Teste, no carregamento angulado, localizadas na região cervical do implante, no lado oposto a carga aplicada, e ao longo do corpo do implante. Considerando as limitações desse estudo, conclui-se que o novo macrodesenho de implantes cone Morse interfere negativamente no desempenho biomecânico e na transmissão de tensões para o osso subjacente.Biomechanical principles need to be incorporated into dental implants design in order to improve their predictability and increase clinical success possibility. Dental implants have been undergoing constant changes in their macrogeometry and which can interfere with their structural strength and strain transfer at the bone-implant interface. Therefore, the purpose of this study was to evaluate the torque loss of universal abutments before and after thermomechanical cycling, mechanical behavior of the implant-abutment assembly after stepstress accelerated life testing and the strain transfer in a new implant design Morse taper using a digital image correlation method (DIC). To evaluate torque loss, 20 implant / abutment sets were included in 30º off-axis in polyurethane resin (n = 10), subdivided into Control (CM Conical) and Test (GoDirect CM) and subjected to thermomechanical cycling testing at 2 Hz, 140 N and performing 1.000.000 cycles, according to the ISO 14801. For the step-stress accelerated life testing, the single load to failure testing (n = 3 / group) was previously performed to obtain the mean values to failure. Then, 18 sets from each group were distributed in 3 progressive stress profiles (mild, moderate and aggressive) and the data submitted to Weibull analysis and reliability calculation for missions of 50.000 cycles under load of 100 N and 150 N. For the DIC was made with a polyurethane model (n = 1 / group), positioned in a Universal Testing Machine, using an analysis system with two cameras and 250 N static loading in an axial and angled position at 30º off-axis. The results of the torque loss were analyzed by the linear regression model with random effects and there was a significant difference (p<=0.05) between groups after cycling, where the Test group showed lower torque loss; and intragroup, in the Control group, before and after cycling, presenting higher final loosening (p<= 0.05). In the step-stress accelerated life testing, no significant difference was observed between groups regarding structural strength of dental implants. However, there was observed statistical differences regarding the characteristic resistance and the reliability of the Control, group with highest probability of survival. In the qualitative analysis of the digital image correlation, data showed a higher concentration of tensile strains in the Test group, in the angled loading, located in the cervical region of the implant, on the side opposite the applied load and along the implant body. The new macro-design of Morse taper implants had influence in biomechanical performance and strain transfer to the adjacent bone.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerracioli, Renata Cristina Silveira RodriguesPereira, Monalisa Barbosa2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58131/tde-07102022-165250/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-18T15:31:10Zoai:teses.usp.br:tde-07102022-165250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-18T15:31:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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