Santas e sedutoras: as heroínas na Bíblia hebraica - a mulher entre as narrativas bíblicas e a literatura patrística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Eliézer Serra
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-06052008-111605/
Resumo: O objetivo desta dissertação é a análise, por meio de abordagem sócioliterária, da caracterização que a Bíblia Hebraica faz de três mulheres, ou grupos de mulheres, personagens de suas narrativas. Procurar-se-á entender seu comportamento sexual e sua moralidade em contraste com as exigências feitas sobre a mulher em partes desta mesma Bíblia, considerando-se a importância da mulher para as tradições da formação de Israel. Procurar-se-á também estabelecer algum contraste, ainda que superficialmente, entre o julgamento que faz o narrador bíblico quanto ao comportamento pouco ortodoxo destas mulheres e os pressupostos do judaísmo rabínico e dos primeiros pensadores do cristianismo e sua interpretação quanto a este tipo de comportamento feminino. Serão elas, as Filhas de Ló e sua relação incestuosa, Tamar, nora de Judá e sua prostituição, e a saga de Noemi e Rute no episódio da sedução de Boaz. A Bíblia Hebraica é a principal fonte de inspiração para as três religiões mais influentes e de maior capacidade de expansão no mundo desde o século II da E.C. (Era Comum). A formação sócio-cultural de grande parte do oriente e de todo o ocidente encontrou seus fundamentos nelas, as quais são: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Considerando-se a importância do comportamento social feminino para tais religiões, será importante procurar entender o que a Bíblia Hebraica tem a dizer sobre quais devam ser os valores que o fundamentam. As atitudes sociais são profundamente influenciadas pela maneira como se concebe a divindade. Sendo assim, torna-se extremamente relevante para o ocidente cristão, entender como, especialmente o judaísmo e o cristianismo, 6 interpretaram os textos bíblicos no que concerne às mulheres presentes nas narrativas bíblicas, para que se possa eliminar as diferenças e injustiças motivadas por interpretações religiosas equivocadas. Ao levar-se em consideração o notável \"androcentrismo\" dos autores, revisores e editores bíblicos, que segundo alguns críticos foi uma das marcas que caracterizaram sua religiosidade, determinando a forma como escreveram seus textos, e considerando-se ainda a misoginia na forma como ela se apresenta na arte da interpretação dos textos bíblicos até recentemente, é importante descobrir se a religiosidade cristã ocidental não está equivocadamente apoiada sobre fundamentos preconceituosos disfarçados de conceitos religiosos atribuídos à revelação divina, graças a interpretações até mesmo interessadas das intenções dos autores bíblicos com respeito à mulher.
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Procurar-se-á também estabelecer algum contraste, ainda que superficialmente, entre o julgamento que faz o narrador bíblico quanto ao comportamento pouco ortodoxo destas mulheres e os pressupostos do judaísmo rabínico e dos primeiros pensadores do cristianismo e sua interpretação quanto a este tipo de comportamento feminino. Serão elas, as Filhas de Ló e sua relação incestuosa, Tamar, nora de Judá e sua prostituição, e a saga de Noemi e Rute no episódio da sedução de Boaz. A Bíblia Hebraica é a principal fonte de inspiração para as três religiões mais influentes e de maior capacidade de expansão no mundo desde o século II da E.C. (Era Comum). A formação sócio-cultural de grande parte do oriente e de todo o ocidente encontrou seus fundamentos nelas, as quais são: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Considerando-se a importância do comportamento social feminino para tais religiões, será importante procurar entender o que a Bíblia Hebraica tem a dizer sobre quais devam ser os valores que o fundamentam. As atitudes sociais são profundamente influenciadas pela maneira como se concebe a divindade. Sendo assim, torna-se extremamente relevante para o ocidente cristão, entender como, especialmente o judaísmo e o cristianismo, 6 interpretaram os textos bíblicos no que concerne às mulheres presentes nas narrativas bíblicas, para que se possa eliminar as diferenças e injustiças motivadas por interpretações religiosas equivocadas. Ao levar-se em consideração o notável \"androcentrismo\" dos autores, revisores e editores bíblicos, que segundo alguns críticos foi uma das marcas que caracterizaram sua religiosidade, determinando a forma como escreveram seus textos, e considerando-se ainda a misoginia na forma como ela se apresenta na arte da interpretação dos textos bíblicos até recentemente, é importante descobrir se a religiosidade cristã ocidental não está equivocadamente apoiada sobre fundamentos preconceituosos disfarçados de conceitos religiosos atribuídos à revelação divina, graças a interpretações até mesmo interessadas das intenções dos autores bíblicos com respeito à mulher.The objective of this study is the analysis, by the socio-literary boarding approach, of the characterization that the Hebrew Bible mentions about three women, or women groups, characters of its narratives. Look foreword to figure out her sexual behavior and her morality in contrast with the requirements made on the woman in other parts of this same Bible, considering the woman importance for the traditions of the Israel\'s formation. It will be also looked foreword to find out some contrasts even superficially, between the judgment that makes the Biblical narrator as the apparent unorthodox behavior of these women and the rabbinical judaism arguments and the first thinkers of the Christianity and their interpretation such as, this kind of feminine behavior. Will they be Lot\'s daughters and their incestuous relation, Tamar, Juda\'s daughter-in-law and her prostitution and Noemi and Rute\'s saga in the episode of the seduction of Boaz. The Hebrew Bible is the main source of inspiration for the three most influential and growing religions in the world since second-century A. D. Part of the east and all through the west have found its socio-cultural basis in them, which are: the Judaism, the Christianity and the Islamism. Considering the feminine social behavior importance for such religions, it will be important to figure out what the Hebrew Bible has to say on which must be the values that bases it. The social attitudes are deeply influenced by the manner in how to conceive the divinity. Therefore, it becomes extremely relevant to the West christianity, to figure out, how especially the judaism and the Christianism 8 interpreted the Biblical texts with regard to the current women into the Biblical narratives, in order to eliminate the differences and injustices motivated by religious mistaken Interpretations. Taking in consideration the notable \"androcentrism\" of the authors, reviewers and Bible editors, witch according to some critics was one of the signs of their devotion, determining the way they wrote their texts, and considering still the misogyny that predominated the Biblical texts interpretation art up to now, it\'s important to find out if the West Christian devotion is not totally supported on a concealed prejudicial basis of religious concepts attributed to the divine revelation, thanks to the interested interpretations even though to the Biblical authors intentions regarding woman.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeftel, RuthBraga, Eliézer Serra2008-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-06052008-111605/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-06052008-111605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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