Que diabo de gênio o dessa rapariga? A construção do feminino em Lucíola, de José de Alencar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-20082012-123522/ |
Resumo: | O trabalho propõe, a partir do romance Lucíola, uma análise da imagem da mulher construída por José de Alencar, do arsenal simbólico utilizado nesta construção e da maneira como a representação do feminino neste romance reflete a moral da época. O objetivo é abordar o antagonismo presente na obra buscando mostrar como ele se faz presente não apenas na estrutura da narrativa, como na própria heroína: ser bifronte, ao mesmo tempo virgem e bacante. Ao mesmo tempo, procuraremos analisar em que medida a construção da personagem reflete uma ambição mimética e documentadora, ainda que indireta, do presente histórico. Mostraremos que o paradigma de feminilidade construído por Alencar nesta obra reflete a busca por certo progressismo sem, no entanto, colocar em cheque os valores básicos da moral e da família, acompanhando o ritmo de nossa modernização conservadora. |
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Que diabo de gênio o dessa rapariga? A construção do feminino em Lucíola, de José de AlencarWhat devil is in that girl\'s mind? The construction of the feminine in Lucíola, by José de AlencarFemale charactersFemininoJosé de AlencarJosé de AlencarLucíolaLucíolaMulherRomanticismRomantismoWomenO trabalho propõe, a partir do romance Lucíola, uma análise da imagem da mulher construída por José de Alencar, do arsenal simbólico utilizado nesta construção e da maneira como a representação do feminino neste romance reflete a moral da época. O objetivo é abordar o antagonismo presente na obra buscando mostrar como ele se faz presente não apenas na estrutura da narrativa, como na própria heroína: ser bifronte, ao mesmo tempo virgem e bacante. Ao mesmo tempo, procuraremos analisar em que medida a construção da personagem reflete uma ambição mimética e documentadora, ainda que indireta, do presente histórico. Mostraremos que o paradigma de feminilidade construído por Alencar nesta obra reflete a busca por certo progressismo sem, no entanto, colocar em cheque os valores básicos da moral e da família, acompanhando o ritmo de nossa modernização conservadora.The aim of this study is to analyze the representation of woman in the novel Lucíola, by José de Alencar, paying attention on its symbolic elements and verifying how the image of women built by Alencar is this work reflects the moral of its time. The main idea is to focus on the antagonism presented in the novel searching how it is part not only of the narrative structure but also of the constructed hero: a duplicated being, at the same time a virgin and a courtesan. At the same time, the study intend to analyze to what extend the building of the character reflects a mimetic or a documentary ambition, even if indirect, of the historical moment. In the end, we will show that the paradigm of femininity built by Alencar in this work reflects the search of some sort of progressivism, although it doesnt call into question the basic values of moral and family, keeping pace with our conservative modernization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Cilaine AlvesMoraes, Gabriela Viacava de2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-20082012-123522/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-20082012-123522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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