Políticas públicas de formação de educadores ambientais: análise do processo de constituição do coletivo educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e região - CESCAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silvia Aparecida Martins dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-01122010-110846/
Resumo: Esta pesquisa teve como foco de estudo os cursos de extensão e especialização realizados pelo Coletivo Educador São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR). Este coletivo foi constituído no contexto do Programa de Formação de Educadoras/es Ambientais (ProFEA), política pública formulada no âmbito do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA). O ProFEA tem entre os seus principais objetivos fortalecer ações e reflexões realizadas regionalmente por instituições que desenvolvem e/ou apóiam trabalhos na área ambiental, promovendo assim o enraizamento da Educação Ambiental (EA) por meio do estabelecimento de uma rede de coletivos educadoras/es. As perguntas que queremos responder nesta pesquisa, dizem respeito às potencialidades, angústias e dificuldades relacionadas à implementação e repercussão desses cursos, segundo os três eixos metodológicos do ProFEA: Metodologia PAP (Pessoas que Aprendem Participando, Pesquisa-Ação-Participante), Comunidades Interpretativas e de Aprendizagem e Pedagogia da Práxis, segundo a ótica da equipe coordenadora e dos cursistas. Foram utilizados os referenciais metodológicos da abordagem qualitativa; as Narrativas Autobiográficas; o Grupo Focal e, a Análise Textual Discursiva. A avaliação procurou ir além de compreender o processo de desenvolvimento da proposta do CESCAR e para isso procurou levantar as potencialidades e os limites da aplicação de alguns dos princípios do ProFEA com relação a Práxis e Participação Dialógica/Articulação e Metodologia PAP, Alteridade e Capilaridade/Enraizamento, Identidade/Pertencimento e Autogestão/Continuidade, buscando encontrar novas orientações/ações para incrementar o processo formativo. Desta forma observamos que a disposição dos participantes em articular teoria e prática mostra que o grupo estava em sintonia com os princípios do ProFEA, porém faltou tempo para aprofundar a base conceitual. Com relação à participação dialógica e articulação, esperava-se que fosse uma oportunidade para sistematizar ações e projetos institucionais já existentes, porém o que se observou foi uma dificuldade de engajamento e articulação, causado também pela amplitude do recorte geográfico e baixo recurso financeiro e humano. Desta forma observa-se a necessidade de se rever o recorte geográfico de acordo com a disponibilidade de recursos e periodicamente, o compromisso de cada instituição. A metodologia PAP se mostrou positiva na medida em que se observou nitidamente que houve aprendizagens mútuas entre os participantes. Foram encontradas dificuldades individuais no que diz respeito à construção do processo democrático e transparente e a busca de equilíbrio entre condução centralizada/diretiva e compartilhada/participativa. Outras dificuldades, também neste processo, se referem ao princípio da alteridade, pois as exigências do trabalho coletivo, os diferentes ritmos, graus de envolvimento e de exigências de si e do outro envolvem mudanças de valores no sentido de aprender a respeitar a individualidade e limites de cada participante. Neste sentido existe a necessidade de uma maior atenção na gestão de conflitos e no desenvolvimento de atividades que oportunizem o desenvolvimento de relações afetivas mais profundas. Consideramos que o coletivo educador, enquanto estratégia para implementação das políticas públicas, é uma proposta audaciosa, mas acreditamos que conseguimos iniciar esse processo no território de abrangência do CESCAR e que a experiência vivenciada aqui poderá contribuir para a sua implementação em outras localidades.
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O ProFEA tem entre os seus principais objetivos fortalecer ações e reflexões realizadas regionalmente por instituições que desenvolvem e/ou apóiam trabalhos na área ambiental, promovendo assim o enraizamento da Educação Ambiental (EA) por meio do estabelecimento de uma rede de coletivos educadoras/es. As perguntas que queremos responder nesta pesquisa, dizem respeito às potencialidades, angústias e dificuldades relacionadas à implementação e repercussão desses cursos, segundo os três eixos metodológicos do ProFEA: Metodologia PAP (Pessoas que Aprendem Participando, Pesquisa-Ação-Participante), Comunidades Interpretativas e de Aprendizagem e Pedagogia da Práxis, segundo a ótica da equipe coordenadora e dos cursistas. Foram utilizados os referenciais metodológicos da abordagem qualitativa; as Narrativas Autobiográficas; o Grupo Focal e, a Análise Textual Discursiva. A avaliação procurou ir além de compreender o processo de desenvolvimento da proposta do CESCAR e para isso procurou levantar as potencialidades e os limites da aplicação de alguns dos princípios do ProFEA com relação a Práxis e Participação Dialógica/Articulação e Metodologia PAP, Alteridade e Capilaridade/Enraizamento, Identidade/Pertencimento e Autogestão/Continuidade, buscando encontrar novas orientações/ações para incrementar o processo formativo. Desta forma observamos que a disposição dos participantes em articular teoria e prática mostra que o grupo estava em sintonia com os princípios do ProFEA, porém faltou tempo para aprofundar a base conceitual. Com relação à participação dialógica e articulação, esperava-se que fosse uma oportunidade para sistematizar ações e projetos institucionais já existentes, porém o que se observou foi uma dificuldade de engajamento e articulação, causado também pela amplitude do recorte geográfico e baixo recurso financeiro e humano. Desta forma observa-se a necessidade de se rever o recorte geográfico de acordo com a disponibilidade de recursos e periodicamente, o compromisso de cada instituição. A metodologia PAP se mostrou positiva na medida em que se observou nitidamente que houve aprendizagens mútuas entre os participantes. Foram encontradas dificuldades individuais no que diz respeito à construção do processo democrático e transparente e a busca de equilíbrio entre condução centralizada/diretiva e compartilhada/participativa. Outras dificuldades, também neste processo, se referem ao princípio da alteridade, pois as exigências do trabalho coletivo, os diferentes ritmos, graus de envolvimento e de exigências de si e do outro envolvem mudanças de valores no sentido de aprender a respeitar a individualidade e limites de cada participante. Neste sentido existe a necessidade de uma maior atenção na gestão de conflitos e no desenvolvimento de atividades que oportunizem o desenvolvimento de relações afetivas mais profundas. Consideramos que o coletivo educador, enquanto estratégia para implementação das políticas públicas, é uma proposta audaciosa, mas acreditamos que conseguimos iniciar esse processo no território de abrangência do CESCAR e que a experiência vivenciada aqui poderá contribuir para a sua implementação em outras localidades.This research study focused on the specialization and extension courses conducted by the Collective of Educators from São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR). This collective was established in the context of the Environmental Educators Formation Program (ProFEA), a public policy formulated under the Department of Environmental Education of the Ministry of the Environment (DEA/MMA). The ProFEA has among its main objectives to strengthen regional actions and reflexions conducted by institutions that develop and/or support work in the environmental area, thus promoting the consolidation of Environmental Education (EE) by establishing a network of educational collectives. The present research aims to answer questions concerning the potential, anxieties and difficulties related to the implementation and impact of such courses, according to three main ProFEA methodological issues: PAP Methodology (People who learn by participating ), Participant Action Research, and Interpretive and Learning Communities and Pedagogy of Praxis, according to the viewpoint of the coordinating team and the pupils. We used the methodological references of qualitative approaches: Autobiographical Narratives, the Focus Group and the Discourse Textual Analysis. The evaluation sought to go beyond understanding the process of proposal development for CESCAR and it sought to raise the potential and limits of the application of some ProFEA principles related to Praxis and Dialogical Participation/Organization and Methodology PAP, Alterity/Otherness and Capillarity/Rooting, Identity/Belonging and Self-Management/Continuity, trying to find new directions/actions to enhance the educational process. Thus we observe that the willingness of participants in linking theory and practice shows that the group was in line with the ProFEA principles, but lacked time to develop the conceptual basis. Regarding the Dialogical Participation and Articulation, it was expected that it would be an opportunity to systematize actions and institutional projects that already existed, but what we observed was a difficulty in engagement and articulation, also caused by the magnitude of the geographic amplitude and low financial and human resources. Thus there is a need to revise the geographic outline according to the availability of resources and to periodically review the commitment of each institution. The PAP methodology was positive in that it was observed that there was clearly mutual learning among participants. Particular difficulties were encountered with respect to the construction of a democratic and transparent process and the search for balance between driving a centralized / directive and shared / participatory process. Other difficulties, in this case, refer to the principle of alterity/otherness, because the demands of collective work, the different rhythms and degrees of involvement and demands for self and others involve changes in values in order to learn to respect the individuality and limits of each participant. In this sense there is a need for increased attention to conflict management and development of activities that give the opportunity for the development of deeper emotional relationships. We believe that the Educational Collective, as a strategy for implementation of public policies, is a bold proposal, but we believe that we were able to start this process in the territory covered by the CESCAR and that this experience could contribute to its implementation in other localities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Haydee Torres deSantos, Silvia Aparecida Martins dos2010-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-01122010-110846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:26Zoai:teses.usp.br:tde-01122010-110846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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