Redes geográficas e transporte rodoviário interestadual de passageiros no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Candido dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30082024-125240/
Resumo: O transporte rodoviário interestadual de passageiros no Brasil é um serviço público delegado a empresas privadas que é responsável por cumprir importante função social para cidadãs e cidadãos. No ano de 2019 este serviço transportou 80.048.030 passageiros e atualmente opera em mais de 2.000 municípios situados em 25 estados e no Distrito Federal. O serviço interestadual se divide em semiurbano, formado por 36 linhas urbanas com até 75 quilômetros de extensão, e rodoviário, com 4.195 linhas rodoviárias de longa distância com mais de 75 quilômetros, que foram agrupadas em 2.313 ligações conforme os prefixos e classes de serviço. As redes geográficas urbana e rodoviária são basilares para a realização do serviço público e sua indissociabilidade é fundamental para a análise da organização espacial dos fixos e da distribuição dos fluxos. O transporte rodoviário interestadual é estratégico pois interliga regiões distintas e configura um conjunto de interações espaciais com atributos próprios que se disseminam pelo espaço geográfico. Diante de tais pressupostos, esta tese tem como objetivo estudar o transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros no Brasil, que utiliza as redes urbana e rodoviária acompanha e reflete as particularidades da divisão territorial do trabalho e as transformações na organização espacial. Esta tese considera que o transporte rodoviário de passageiros, sobretudo no âmbito interestadual, é central para o entendimento do processo de integração territorial e das relações entre as redes geográficas, sobretudo a urbana e a rodoviária de forma indissociável. Este serviço público assegura as conexões entre todas as regiões do Brasil por intermédio da rede rodoviária independentemente do peso demográfico e econômico de cada porção do território. Supõe-se que a integração se realiza de forma permanente pelo serviço rodoviário fazendo uso de uma base técnica e normativa especialmente funcional a ele. Trata-se de um serviço que propicia a circulação de pessoas e mercadorias, além de dinheiro e informações transportadas pelos próprios cidadãos e cidadãs. Os procedimentos metodológicos para a realização da tese foram a leitura de artigos, teses, dissertações e documentos oficiais, e também a realização de pesquisa documental em sítios eletrônicos de órgãos públicos, privados e entidades de classe. As tabelas, quadros, gráficos, diagramas e mapas, foram construídos, respectivamente, nos programas Microsoft Power Bi, Microsoft Excel, Microsoft Power Point, LibreOffice Calc, ArcMap 10.5 e Quantum Gis 2.18 Wien.. Foram realizados 9 trabalhos de campo em 51 municípios em 25 estados e o Distrito Federal, que totalizaram 111 dias e 36.340 quilômetros percorridos. A análise dos dados e informações relacionadas ao transporte rodoviário interestadual de passageiros somada aos trabalhos de campo realizados após o exame de qualificação do doutorado em 2022 e 2023 permitiu a elaboração de duas propostas metodológicas que têm como principal objetivo subsidiar o entendimento da realização deste serviço pelo território. A partir do agrupamento e cruzamento de dados de órgãos oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esta tese traz a proposição de 29 nodais elencados hierarquicamente em três ordens. Estes nodais constituem 29 eixos de circulação, dos quais 14 são intrarregionais e 15 inter-regionais. Este trabalho se subdivide em três partes que analisam a constituição e funcionamento do serviço sob cinco elementos estruturantes que compõem o espaço geográfico de forma interdependente: urbanização, infraestrutura, norma, indústria e logística. A primeira parte debate a origem, a consolidação e as transformações do transporte rodoviário de passageiros a partir da análise dos cinco elementos citados. A segunda parte delineia o panorama atual do serviço a partir da mútua interação de fixos geográficos especializados e dos fluxos de passageiros, discute o transporte não-regular de passageiros e também aborda o uso de plataformas e aplicativos no transporte. A terceira parte traz as proposições de 29 nodais e 29 eixos para o transporte rodoviário interestadual.
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O serviço interestadual se divide em semiurbano, formado por 36 linhas urbanas com até 75 quilômetros de extensão, e rodoviário, com 4.195 linhas rodoviárias de longa distância com mais de 75 quilômetros, que foram agrupadas em 2.313 ligações conforme os prefixos e classes de serviço. As redes geográficas urbana e rodoviária são basilares para a realização do serviço público e sua indissociabilidade é fundamental para a análise da organização espacial dos fixos e da distribuição dos fluxos. O transporte rodoviário interestadual é estratégico pois interliga regiões distintas e configura um conjunto de interações espaciais com atributos próprios que se disseminam pelo espaço geográfico. Diante de tais pressupostos, esta tese tem como objetivo estudar o transporte coletivo rodoviário interestadual de passageiros no Brasil, que utiliza as redes urbana e rodoviária acompanha e reflete as particularidades da divisão territorial do trabalho e as transformações na organização espacial. Esta tese considera que o transporte rodoviário de passageiros, sobretudo no âmbito interestadual, é central para o entendimento do processo de integração territorial e das relações entre as redes geográficas, sobretudo a urbana e a rodoviária de forma indissociável. Este serviço público assegura as conexões entre todas as regiões do Brasil por intermédio da rede rodoviária independentemente do peso demográfico e econômico de cada porção do território. Supõe-se que a integração se realiza de forma permanente pelo serviço rodoviário fazendo uso de uma base técnica e normativa especialmente funcional a ele. Trata-se de um serviço que propicia a circulação de pessoas e mercadorias, além de dinheiro e informações transportadas pelos próprios cidadãos e cidadãs. Os procedimentos metodológicos para a realização da tese foram a leitura de artigos, teses, dissertações e documentos oficiais, e também a realização de pesquisa documental em sítios eletrônicos de órgãos públicos, privados e entidades de classe. As tabelas, quadros, gráficos, diagramas e mapas, foram construídos, respectivamente, nos programas Microsoft Power Bi, Microsoft Excel, Microsoft Power Point, LibreOffice Calc, ArcMap 10.5 e Quantum Gis 2.18 Wien.. Foram realizados 9 trabalhos de campo em 51 municípios em 25 estados e o Distrito Federal, que totalizaram 111 dias e 36.340 quilômetros percorridos. A análise dos dados e informações relacionadas ao transporte rodoviário interestadual de passageiros somada aos trabalhos de campo realizados após o exame de qualificação do doutorado em 2022 e 2023 permitiu a elaboração de duas propostas metodológicas que têm como principal objetivo subsidiar o entendimento da realização deste serviço pelo território. A partir do agrupamento e cruzamento de dados de órgãos oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esta tese traz a proposição de 29 nodais elencados hierarquicamente em três ordens. Estes nodais constituem 29 eixos de circulação, dos quais 14 são intrarregionais e 15 inter-regionais. Este trabalho se subdivide em três partes que analisam a constituição e funcionamento do serviço sob cinco elementos estruturantes que compõem o espaço geográfico de forma interdependente: urbanização, infraestrutura, norma, indústria e logística. A primeira parte debate a origem, a consolidação e as transformações do transporte rodoviário de passageiros a partir da análise dos cinco elementos citados. A segunda parte delineia o panorama atual do serviço a partir da mútua interação de fixos geográficos especializados e dos fluxos de passageiros, discute o transporte não-regular de passageiros e também aborda o uso de plataformas e aplicativos no transporte. A terceira parte traz as proposições de 29 nodais e 29 eixos para o transporte rodoviário interestadual.The interstate road passenger transport in Brazil is a public service delegated to private companies that is responsible for fulfilling an important social function for citizens. In 2019, this service transported 80,048,030 passengers and currently operates in more than 2,000 municipalities located in 25 states and the Federal District. The interstate service is divided into semi-urban, formed by 36 urban lines up to 75 kilometers long, and road, with 4,195 long-distance road lines over 75 kilometers, which were grouped into 2,313 connections according to prefixes and service classes. Geographic networks urban and road are essential for the provision of public services and their inseparability is fundamental for the analysis of the spatial organization of fixed assets and the distribution of flows. The Interstate road transport is strategic because it connects different regions and configures a set of spatial interactions with their own attributes that are spread across geographic space. Given these assumptions, this thesis aims to study interstate public passenger transport in Brazil, which uses urban and road networks, accompanies and reflects the particularities of the territorial division of labor and the transformations in spatial organization. This thesis considers that road passenger transport, especially interstate, is central to understanding the process of territorial integration and the relationships between geographic networks, especially urban and road networks in an inseparable way. This public service ensures connections between all regions of Brazil through the road network, regardless of the demographic and economic weight of each portion of the territory. It is assumed that integration is carried out permanently by the road service using a technical and normative base that is especially functional to it. It is a service that facilitates the movement of people and goods, in addition to money and information transported by citizens themselves. The methodological procedures for carrying out the thesis were reading articles, theses, dissertations and official documents, and also carrying out documentary research on websites of public and private bodies and professional associations. The tables, charts, graphs, diagrams and maps were created, respectively, in the programs Microsoft Power Bi, Microsoft Excel, Microsoft Power Point, LibreOffice Calc, ArcMap 10.5 and Quantum Gis 2.18 Wien.. 9 field research were carried out in 51 municipalities in 25 states and the Federal District, which totaled 111 days and 36,340 kilometers covered. The analysis of data and information related to interstate road transport of passengers, added to the fieldwork carried out after the doctoral qualification exam in 2022 and 2023, allowed the elaboration of two methodological proposals whose main objective is to support the understanding of the performance of this service by territory. From the grouping and crossing of data from official bodies such as the Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e and the Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), this thesis proposes 29 nodes hierarchically listed in three orders. These nodes constitute 29 circulation axes, of which 14 are intra-regional and 15 interregional. This work is divided into three parts that analyze the constitution and functioning of the service under five structuring elements that make up the geographic space in an interdependent way: urbanization, infrastructure, standards, industry and logistics. The first part discusses the origin, consolidation and transformations of road passenger transport based on the analysis of the five elements mentioned from Brazil Empire until the year 2022. The second part outlines the current panorama of the service based on the mutual interaction of specialized geographic fixed lines and passenger flows, discusses non-regular passenger transport and also addresses the use of platforms and applications in transport. The third part presents the proposals for 29 nodes and 29 axes for interstate road transport.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroyo, Maria MónicaSantos, Bruno Candido dos2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30082024-125240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-30T15:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-30082024-125240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-30T15:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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