Pesquisa contábil brasileira: uma análise filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eric Aversari
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-14022013-171839/
Resumo: A pesquisa contábil brasileira tem apresentado algumas patologias: excesso de preocupação com os métodos, especialmente os quantitativos, replicações frequentes de pesquisas e distanciamento da prática, que têm levado a uma falta de utilidade das pesquisas realizadas. Com o intuito de avaliar, pelo ponto de vista da filosofia, quais as razões que levam a tais problemas, inicialmente apresentou-se uma estrutura de pesquisa que une as suposições filosóficas sobre a realidade (ontologias) e o processo de aquisição de conhecimento sobre essa realidade (epistemologias), as teorias e metodologias que pautam o processo de pesquisa e os respectivos métodos. Fundamentado nesta estrutura conceitual, buscou-se caracterizar o discurso dominante na pesquisa contábil brasileira, visando à identificação das causas das patologias identificadas. Para tanto, foi efetuada uma narrativa histórica da evolução da pesquisa contábil no Brasil, bem como uma análise das principais características do pensamento dominante atual em relação ao processo de geração de conhecimento. Como subsídio, foram realizadas entrevistas com professores e alunos da área, análises de artigos e de teses, e levantamento de outros dados empíricos pertinentes. A análise do discurso permitiu identificar que na pesquisa contábil brasileira há falta de entendimento dos conceitos filosóficos que balizam o processo de geração de conhecimento profundo e fundamentado, levando a um cientificismo monoparadigmático desinformado. Tal problema constitui-se parte das causas das patologias identificadas. Assim, a presente tese propõe que para a pesquisa contábil brasileira melhorar, sanando as patologias identificadas, é necessária a ampliação do entendimento filosófico do processo de geração de conhecimento, levando ao rompimento com a visão atual desinformada de uma ciência positiva e à aceitação de outros paradigmas adicionais ao dominante.
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