A dimensão intangível do Patrimônio Urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guazzelli, Bárbara Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-31082023-105139/
Resumo: O que perfaz um bem cultural na sua totalidade? Quais são os elementos presentes na culinária amazônica que compõem o Patrimônio Cultural praticado na cidade brasileira de Belém do Pará e quais são aqueles que constituem o Flamenco na cidade andaluza de Sevilha? Como se classifica o chamado duende, sentimento que move o artista flamenco para uma manifestação inexplicável em palavras? Foram questionamentos relativos às diferentes dimensões que compõem a totalidade de um bem cultural que guiaram essa investigação, que considera o fato de que, atualmente, entende-se que as práticas sociais são as geradoras do Patrimônio Cultural. Diante do reconhecimento das diferentes dimensões que fazem parte da totalidade de um bem cultural, essa investigação considera fundamentalmente que os vetores materiais de um bem cultural são indissociáveis da sua dimensão intangível. No contexto atual, a valorização dos bens culturais intangíveis torna-se complexa, pois há diversidade na natureza desses bens e nos critérios para sua inclusão em processos de patrimonialização. A autenticidade, beleza e antiguidade, por exemplo, são valores que se relacionam com um momento anterior desse campo do conhecimento, o que pode prejudicar as premissas atuais do Patrimônio Cultural, pois dependem da atribuição do saber técnico e de olhares particulares. O momento atual é aqui caracterizado a partir de conceitos como a (Multi)territorialidade e processos como a Mundialização e a transnacionalização da Memória, que devem ser considerados nesse debate especialmente com relação às estratégias de empresariamento urbano ligadas ao turismo em territórios culturais. O estudo considera que o processo de empresariamento urbano resulta em transformações devido ao consumo e mercantilização da cultura, o que pode levar à homogeneização da cidade e comprometer a preservação das características locais. A tese considera duas estratégias específicas de empresariamento urbano, sendo uma delas a Urbanalização e a outra a Containerização aplicada na análise do espaço urbano tematizado. Ambas provocam a banalização e estandardização da experiência urbana, exclusão das populações locais e atividades tradicionais, e transformação dos espaços urbanos em objetos independentes, voltados para a economia de serviços, consumo e entretenimento. Os estudos de caso analisados durante a investigação, que foi feita a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, foram o Complexo do Ver-o-Peso na cidade brasileira do Belém do Pará e seu respectivo bem cultural intangível patrimonializado, a culinária amazônica, e o bairro de Triana na cidade espanhola de Sevilha, considerada berço do Flamenco, sendo este também um bem cultural intangível patrimonializado. A investigação mostrou que a dimensão intangível do patrimônio urbano é inseparável e complementar à sua parte edificada. No entanto, bens culturais intangíveis tem sido utilizados em estratégias de empresariamento de territórios culturais, especialmente em processos de turistificação, com o uso principalmente do valor de autenticidade como atrativo. O resultado é um roteiro de atividades específicas, sem relação com o entorno, direcionadas a um público característico, que tem como uma das consequências a vulnerabilização dos bens intangíveis que se intenta preservar. Por fim, concluiu-se que a categorização promovida pelo campo do Patrimônio Cultural, ao dividir os bens de acordo com sua materialidade, fragiliza o bem cultural ao não considerar sua totalidade, dotada de ambas as dimensões, material e intangível.
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Diante do reconhecimento das diferentes dimensões que fazem parte da totalidade de um bem cultural, essa investigação considera fundamentalmente que os vetores materiais de um bem cultural são indissociáveis da sua dimensão intangível. No contexto atual, a valorização dos bens culturais intangíveis torna-se complexa, pois há diversidade na natureza desses bens e nos critérios para sua inclusão em processos de patrimonialização. A autenticidade, beleza e antiguidade, por exemplo, são valores que se relacionam com um momento anterior desse campo do conhecimento, o que pode prejudicar as premissas atuais do Patrimônio Cultural, pois dependem da atribuição do saber técnico e de olhares particulares. O momento atual é aqui caracterizado a partir de conceitos como a (Multi)territorialidade e processos como a Mundialização e a transnacionalização da Memória, que devem ser considerados nesse debate especialmente com relação às estratégias de empresariamento urbano ligadas ao turismo em territórios culturais. O estudo considera que o processo de empresariamento urbano resulta em transformações devido ao consumo e mercantilização da cultura, o que pode levar à homogeneização da cidade e comprometer a preservação das características locais. A tese considera duas estratégias específicas de empresariamento urbano, sendo uma delas a Urbanalização e a outra a Containerização aplicada na análise do espaço urbano tematizado. Ambas provocam a banalização e estandardização da experiência urbana, exclusão das populações locais e atividades tradicionais, e transformação dos espaços urbanos em objetos independentes, voltados para a economia de serviços, consumo e entretenimento. Os estudos de caso analisados durante a investigação, que foi feita a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, foram o Complexo do Ver-o-Peso na cidade brasileira do Belém do Pará e seu respectivo bem cultural intangível patrimonializado, a culinária amazônica, e o bairro de Triana na cidade espanhola de Sevilha, considerada berço do Flamenco, sendo este também um bem cultural intangível patrimonializado. A investigação mostrou que a dimensão intangível do patrimônio urbano é inseparável e complementar à sua parte edificada. No entanto, bens culturais intangíveis tem sido utilizados em estratégias de empresariamento de territórios culturais, especialmente em processos de turistificação, com o uso principalmente do valor de autenticidade como atrativo. O resultado é um roteiro de atividades específicas, sem relação com o entorno, direcionadas a um público característico, que tem como uma das consequências a vulnerabilização dos bens intangíveis que se intenta preservar. Por fim, concluiu-se que a categorização promovida pelo campo do Patrimônio Cultural, ao dividir os bens de acordo com sua materialidade, fragiliza o bem cultural ao não considerar sua totalidade, dotada de ambas as dimensões, material e intangível.What constitutes a cultural asset in its entirety? What are the elements present in Amazonian cuisine that make up the Cultural Heritage practiced in the Brazilian city of Belém do Pará and which ones constitute Flamenco in the Andalusian city of Seville? How is the so-called duende, the feeling that moves the flamenco artist to an inexplicable expression in words, classified? These were questions related to the different dimensions that make up the totality of a cultural asset that guided this investigation, which considers the fact that, currently, social practices are the generators of Cultural Heritage. In the face of the recognition of the different dimensions that are part of the totality of a cultural asset, this investigation fundamentally considers that the material vectors of a cultural asset are inseparable from its intangible dimension. In the current context, the valorization of intangible cultural assets becomes complex, as there is diversity in these assets and in the criteria for their inclusion in patrimonialization processes. Authenticity, beauty, and antiquity, for example, are values that relate to an earlier moment in this field of knowledge, which can compromise the current premises of Cultural Heritage, as they depend on the attribution of technical knowledge and particular perspectives. The current moment is characterized here from concepts such as (Multi)territoriality and processes such as Globalization and the transnationalization of Memory, which must be considered in this debate, especially regarding urban entrepreneurship strategies linked to tourism in cultural territories. The study considers that the urban entrepreneurship process results in transformations due to the consumption and commodification of culture, which can lead to the homogenization of the city and compromise the preservation of local characteristics. The thesis considers two specific urban entrepreneurship strategies, one of which is Urbanization and the other is Containerization applied in the analysis of the themed urban space. Both provoke the banalization and standardization of the urban experience, exclusion of local populations and traditional activities, and transformation of urban spaces into independent objects, geared towards the service economy, consumption, and entertainment. The case studies analyzed during the investigation, which was based on an exploratory qualitative approach, were the Ver-o-Peso Complex in the Brazilian city of Belém do Pará and its respective intangible cultural asset, Amazonian cuisine, and the Triana neighborhood in the Spanish city of Seville, considered the birthplace of Flamenco, which is also an intangible cultural asset. The investigation showed that the intangible dimension of urban heritage is inseparable and complementary to its built part. However, intangible cultural assets have been used in cultural territory entrepreneurship strategies, especially in touristification processes, mainly using the value of authenticity as an attraction. The result is a specific itinerary of activities, unrelated to the environment, aimed at a characteristic public, which has as one of its consequences the vulnerability of the intangible assets that are intended to be preserved. Finally, it was concluded that the categorization promoted by the field of Cultural Heritage, by dividing assets according to their materiality, weakens the cultural asset by not considering its totality, endowed with both material and intangible dimensions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlves, Manoel Antonio Lopes RodriguesGuazzelli, Bárbara Gonçalves2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-31082023-105139/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-25T16:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-31082023-105139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-25T16:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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