Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26032010-142901/ |
Resumo: | A dissertação Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica localiza as origens do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade e busca entender o papel que o artista moderno deve desempenhar neste fluxo de transformações e ambiguidades que teve início no século XIX. Assim, procura traçar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica. Faz algumas considerações a respeito de recursos técnicos do cinema, a fim de tornar mais clara a discussão sobre narrativa visual. No texto dedicado às origens do design, localiza a fundação da Bauhaus no contexto da redefinição do papel do pensamento artístico e do artesanato em face da produção mecânica seriada. Propõe a Bauhaus como ponto de convergência da formulação teórica, da aplicação prática e do ato criativo que levariam ao desenvolvimento do design no século XX. Explicita a mudança da idéia de desenho como meio gráfico pelo qual se abstrai a forma, para desenho no sentido ativo de projeto: intuição de relações construtivas ou espaciais dentro da matéria. A partir deste estudo, realiza uma investigação dos aspectos imagéticos e projetuais nas concepções fílmicas do production designer Alex McDowell, assim como a descrição e a análise de quatro filmes desenhados por ele: Invasão de Domicílio, O Terminal, Minority Report e A Fantástica Fábrica de Chocolate. A apresentação desses filmes não segue uma ordem cronológica, sendo, sim, orientada por critérios estéticos e narrativos. A linha traçada parte da representação da realidade contemporânea de Invasão de Domicílio; passa pela experiência de O Terminal no qual parte de um aeroporto foi construída em estúdio ; é quebrada pela ficção científica Minority Report; até chegar ao cinema de fantasia de A Fantástica Fábrica de Chocolate. |
id |
USP_85157ea4a8560f4d86e5bd5d1ed4e4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26032010-142901 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográficaDesign narrative and visual language in filmCinemaCinemaImageImagemNarrativa visualVisual narrativeA dissertação Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica localiza as origens do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade e busca entender o papel que o artista moderno deve desempenhar neste fluxo de transformações e ambiguidades que teve início no século XIX. Assim, procura traçar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica. Faz algumas considerações a respeito de recursos técnicos do cinema, a fim de tornar mais clara a discussão sobre narrativa visual. No texto dedicado às origens do design, localiza a fundação da Bauhaus no contexto da redefinição do papel do pensamento artístico e do artesanato em face da produção mecânica seriada. Propõe a Bauhaus como ponto de convergência da formulação teórica, da aplicação prática e do ato criativo que levariam ao desenvolvimento do design no século XX. Explicita a mudança da idéia de desenho como meio gráfico pelo qual se abstrai a forma, para desenho no sentido ativo de projeto: intuição de relações construtivas ou espaciais dentro da matéria. A partir deste estudo, realiza uma investigação dos aspectos imagéticos e projetuais nas concepções fílmicas do production designer Alex McDowell, assim como a descrição e a análise de quatro filmes desenhados por ele: Invasão de Domicílio, O Terminal, Minority Report e A Fantástica Fábrica de Chocolate. A apresentação desses filmes não segue uma ordem cronológica, sendo, sim, orientada por critérios estéticos e narrativos. A linha traçada parte da representação da realidade contemporânea de Invasão de Domicílio; passa pela experiência de O Terminal no qual parte de um aeroporto foi construída em estúdio ; é quebrada pela ficção científica Minority Report; até chegar ao cinema de fantasia de A Fantástica Fábrica de Chocolate.This thesis, Design narrative and visual language in film locates the origins of cinema and design in the project of modernity trying to understand the role that the modern artist should play in this world of change and ambiguity that has beginning in the nineteenth century. The intent is to discover how new forms of representation, consumption and entertainment converged to the discourse of visual language film. The work makes some considerations about the technical resources of the cinema in order to clarify the discussion of visual narrative. In the text about the origins of the design, mentions the foundation of the Bauhaus in the context of redefining the role of artistic thought and craft in the face of mechanical serial production. The thesis proposes the Bauhaus as a point of convergence of the theoretical formulation, the implementation and practice and the creative act that would lead to the development of design in the twentieth century. Explains the change of the idea of the pictures as a graphic related to the abstract form, in order to the idea of a picture as an active project: intuition of constructive relations or space in the object. It is made an investigation of the image and design aspects in the process of filming of the production designer Alex McDowell. Four movies he designed have also been analyzed: Breaking and Entering, The Terminal, Minority Report and Charlie and the Chocolate Factory. These movies are not mentioned following a chronological order; the criteria was narrative and aesthetic. A line of the analysis of these selected movies begin at the representation of contemporary reality of Breaking and Entering; then goes to the experience of The Terminal in which part of an airport was built in the studio ; and is broken by the science fiction of Minority Report. Finally it ends with the fantasy movie of Charlie and the Chocolate Factory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Carlos Roberto ZibelMachado, Ludmila Ayres2009-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26032010-142901/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:11Zoai:teses.usp.br:tde-26032010-142901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica Design narrative and visual language in film |
title |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica |
spellingShingle |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica Machado, Ludmila Ayres Cinema Cinema Image Imagem Narrativa visual Visual narrative |
title_short |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica |
title_full |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica |
title_fullStr |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica |
title_sort |
Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica |
author |
Machado, Ludmila Ayres |
author_facet |
Machado, Ludmila Ayres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Carlos Roberto Zibel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ludmila Ayres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cinema Image Imagem Narrativa visual Visual narrative |
topic |
Cinema Cinema Image Imagem Narrativa visual Visual narrative |
description |
A dissertação Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica localiza as origens do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade e busca entender o papel que o artista moderno deve desempenhar neste fluxo de transformações e ambiguidades que teve início no século XIX. Assim, procura traçar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica. Faz algumas considerações a respeito de recursos técnicos do cinema, a fim de tornar mais clara a discussão sobre narrativa visual. No texto dedicado às origens do design, localiza a fundação da Bauhaus no contexto da redefinição do papel do pensamento artístico e do artesanato em face da produção mecânica seriada. Propõe a Bauhaus como ponto de convergência da formulação teórica, da aplicação prática e do ato criativo que levariam ao desenvolvimento do design no século XX. Explicita a mudança da idéia de desenho como meio gráfico pelo qual se abstrai a forma, para desenho no sentido ativo de projeto: intuição de relações construtivas ou espaciais dentro da matéria. A partir deste estudo, realiza uma investigação dos aspectos imagéticos e projetuais nas concepções fílmicas do production designer Alex McDowell, assim como a descrição e a análise de quatro filmes desenhados por ele: Invasão de Domicílio, O Terminal, Minority Report e A Fantástica Fábrica de Chocolate. A apresentação desses filmes não segue uma ordem cronológica, sendo, sim, orientada por critérios estéticos e narrativos. A linha traçada parte da representação da realidade contemporânea de Invasão de Domicílio; passa pela experiência de O Terminal no qual parte de um aeroporto foi construída em estúdio ; é quebrada pela ficção científica Minority Report; até chegar ao cinema de fantasia de A Fantástica Fábrica de Chocolate. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26032010-142901/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-26032010-142901/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257352479178752 |