"Avaliação da resistência a tração de reparos em resina composta".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murad, Cintia Gaio
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25131/tde-18032005-145630/
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar in vitro a resistência adesiva em reparos de resina composta utilizando um sistema adesivo, com uso prévio ou não de silanizadores na área de emenda, em corpos de prova submetidos a testes de tração. Esses foram preparados em um dispositivo de aço inoxidável que fornecia corpos de prova em forma de halteres. Oitenta metades de corpos de prova foram confeccionados com resina composta microhíbrida Esthet-X (Dentsply Indústria e Comércio Ltda.), obtendo-se assim, os hemi-halteres. Após permanecerem armazenados em água destilada durante quinze dias, os meio espécimes tiveram a interface do reparo desgastada com uma ponta diamantada, em seguida, condicionada por trinta segundos com ácido fosfórico 37%, lavada com água por vinte segundos, e seca com ar comprimido. Os hemi-halteres foram divididos em quatro grupos de vinte espécimes, em que cada grupo recebeu um sistema adesivo: Grupo I: uma camada de adesivo Prime&Bond 2.1 (Dentsply Indústria e Comércio Ltda.); Grupo II: uma camada de silano (Silano – Dentsply Indústria e Comércio Ltda.) mais uma camada de adesivo; Grupo III: uma camada de silano; Grupo IV: três camadas de silano. Os espécimes foram recolocados no dispositivo metálico, e o reparo foi completado com a inserção da mesma resina composta. Estes foram mantidos em água destilada novamente, por 24 horas, e submetidos a teste de tração na máquina de ensaio universal EMIC, com velocidade de carregamento de 0,5mm/min. Os testes estatísticos aplicados foram Análise de Variância a um critério – ANOVA – seguido de Teste de Tukey (p<5%). Os resultados obtidos foram (média ± desvio padrão) para o Grupo I: 28,93 ±7,68; Grupo II: 27,87±9,57; Grupo III: 20,59±5,82 e Grupo IV: 22,0±6,69, demonstrando que a aplicação de adesivo tem influência positiva, estatisticamente significante na resistência à tração, comparado com a aplicação isolada do silano. A associação adesivo/silano não demonstrou vantagem em relação ao uso isolado do agente adesivo, e o uso de três camadas de silano não elevou a resistência adesiva comparada com a aplicação da camada única.
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