Análise biomecânica em usuários de cadeiras de rodas durante a fase inicial da autopropulsão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Renato de Souza Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-27022020-150056/
Resumo: O presente estudo teve como objetivo uma análise comparativa de variáveis biomecânicas da fase inicial da propulsão manual em situações de partida e retomada. Participaram deste estudo nove voluntários do sexo masculino, com média de idade de 39,4 ± 4,9 anos, paraplégicos em resultado de trauma completo da medula espinhal, entre as vértebras T4 e T12, ocasionados por arma de fogo (um), espancamento (um) e acidente automobilístico (sete), com tempo médio em que ocorreu a lesão de 15,9 ± 7 anos. O experimento foi realizado no Laboratório de Biomecânica e Controle Motor da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto - SP, em parceria com o Laboratório de Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - UFSCAR. A coleta de dados se deu em dois momentos diferentes sendo - Partida - A primeira situação avaliada neste estudo foi a propulsão manual partindo da posição estática sobre as plataformas de força. Os voluntários com as mãos previamente posicionadas sobre o aro de propulsão e com as rodas da cadeira posicionadas sobre as plataformas de força. No segundo momento caracterizado de Retomada - os voluntários foram orientados a iniciarem o deslocamento antes das plataformas de força e efetuarem uma parada repentina exatamente sobre as plataformas de força, de modo que a roda esquerda permaneça sobre a plataforma de número 1 e a roda direita permaneça sobre a plataforma de número 2. Para análise estatística foi utilizado o Teste t para amostras pareadas e nível de significância de 5% no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Os dados também foram testados quanto a sua normalidade através do teste de uma amostra Kolmogorov-Smirnov com nível de significância de 5%. Os resultados deste estudo apresentaram diferenças significativas durante a propulsão inicial entre as situações de partida e retomada. Ressalta-se um aumento médio de 19,72% da amplitude angular da articulação do ombro direto e 11,19% da amplitude angular da articulação do ombro esquerdo na propulsão inicial ocorrida na retomada, em relação à situação de partida. Também foram encontradas diferenças significativas na ativação dos músculos deltóide posterior direito e esquerdo quando comparadas as propulsões de partida e retomada. Os valores de Fx, Fy e Fz, obtidos com a plataforma de força também apresentaram diferenças significativas entre as duas propulsões. Conclui-se com os achados deste estudo que as propulsões que sucedem paradas bruscas geram modificações mecânicas que podem levar a prejuízo articular e muscular, principalmente em se tratando de uma tarefa repetitiva. Outro fato relevante é sobre a assimetria encontrada neste estudo. Embora muitos trabalhos considerem a propulsão em cadeira de rodas uma tarefa simétrica, o presente estudo ressalta a importância de um olhar mais criterioso para essa variável.
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O experimento foi realizado no Laboratório de Biomecânica e Controle Motor da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto - SP, em parceria com o Laboratório de Empreendedorismo e Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - UFSCAR. A coleta de dados se deu em dois momentos diferentes sendo - Partida - A primeira situação avaliada neste estudo foi a propulsão manual partindo da posição estática sobre as plataformas de força. Os voluntários com as mãos previamente posicionadas sobre o aro de propulsão e com as rodas da cadeira posicionadas sobre as plataformas de força. No segundo momento caracterizado de Retomada - os voluntários foram orientados a iniciarem o deslocamento antes das plataformas de força e efetuarem uma parada repentina exatamente sobre as plataformas de força, de modo que a roda esquerda permaneça sobre a plataforma de número 1 e a roda direita permaneça sobre a plataforma de número 2. Para análise estatística foi utilizado o Teste t para amostras pareadas e nível de significância de 5% no software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Os dados também foram testados quanto a sua normalidade através do teste de uma amostra Kolmogorov-Smirnov com nível de significância de 5%. Os resultados deste estudo apresentaram diferenças significativas durante a propulsão inicial entre as situações de partida e retomada. Ressalta-se um aumento médio de 19,72% da amplitude angular da articulação do ombro direto e 11,19% da amplitude angular da articulação do ombro esquerdo na propulsão inicial ocorrida na retomada, em relação à situação de partida. Também foram encontradas diferenças significativas na ativação dos músculos deltóide posterior direito e esquerdo quando comparadas as propulsões de partida e retomada. Os valores de Fx, Fy e Fz, obtidos com a plataforma de força também apresentaram diferenças significativas entre as duas propulsões. Conclui-se com os achados deste estudo que as propulsões que sucedem paradas bruscas geram modificações mecânicas que podem levar a prejuízo articular e muscular, principalmente em se tratando de uma tarefa repetitiva. Outro fato relevante é sobre a assimetria encontrada neste estudo. Embora muitos trabalhos considerem a propulsão em cadeira de rodas uma tarefa simétrica, o presente estudo ressalta a importância de um olhar mais criterioso para essa variável.The present study aimed at a comparative analysis of biomechanical variables from the initial phase of manual propulsion in starting and resuming situations. Nine male volunteers with a mean age of 39.4 ± 4.9 years, paraplegic as a result of complete spinal cord trauma, between the T4 and T12 vertebrae, caused by firearm (one), beaten, participated in this study. (one) and automobile accident (seven), with an average time of injury of 15.9 ± 7 years. The experiment was carried out at the Laboratory of Biomechanics and Motor Control of the School of Physical Education and Sports of Ribeirão Preto - SP, in partnership with the Laboratory of Entrepreneurship and Innovation in Assistive Technology, Sport and Health of the Department of Physical Education and Human Motricity - UFSCAR. The data collection took place in two different moments, being - Departure - The first situation evaluated in this study was the manual propulsion starting from the static position on the force platforms. The volunteers with their hands previously positioned on the propulsion ring and with the wheels of the chair positioned on the force platforms. In the second characterized moment of Resumption - the volunteers were instructed to start the displacement before the force platforms and to make a sudden stop exactly on the force platforms, so that the left wheel remains on the number 1 platform and the right wheel remains on platform number 2. Statistical analysis was performed using the t-test for paired samples and a significance level of 5% in the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0 software. Testing a Kolmogorov-Smirnov sample with a significance level of 5% also tested data for normality. The results of this study showed significant differences during the initial propulsion between the starting and resuming situations. An average increase of 19.72% in the angular amplitude of the direct shoulder joint and 11.19% of the angular amplitude of the left shoulder joint in the initial propulsion occurred in the resumption, in relation to the starting situation, is highlighted. Significant differences were also found in the activation of the right and left posterior deltoid muscles when the starting and resuming propulsions were compared. The values of Fx, Fy and Fz, obtained with the force platform also showed significant differences between the two propulsions. It is concluded with the findings of this study that the propulsions that follow sudden stops generate mechanical modifications that can lead to joint and muscular damage, mainly in the case of a repetitive task. Another relevant fact is about the asymmetry found in this study. Although many studies consider wheelchair propulsion to be a symmetrical task, the present study highlights the importance of a more careful look at this variable.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovo Junior, Jose MarquesJúnior, Renato de Souza Lima2019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-27022020-150056/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T20:58:03Zoai:teses.usp.br:tde-27022020-150056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T20:58:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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