Entre o espaço vivido e o espaço concebido: o desenho da preservação na raiz das tensões no açude e barragem do Cedro e nos monólitos de Quixadá, Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-28082024-175855/ |
Resumo: | O objeto de estudo diz respeito ao patrimônio cultural formado pelo conjunto do açude e barragem do Cedro juntamente com as formações rochosas graníticas, denominadas de monólitos. Estes são elementos do espaço geográfico que demarcam a simbiose do agenciamento do homem no ambiente sertanejo do municipio de Quixadá, Ceará. Encontramos a monumentalidade da natureza e o caráter estético e cultural do engenho humano. A combinação dos elementos desse espaço resultou em objetos que foram patrimonializados/tombados pelo IPHAN (1984 e 2004) e, atualmente, buscam o reconhecimento de Patrimônio Mundial (2015) e do Geoparque (2019), ambos por meio do dispositivo da Unesco. O objetivo foi problematizar, na perspectiva geográfica, o fenômeno das escolhas e dos conflitos decorrentes das políticas de proteção do patrimônio numa relação antagônica entre o espaço vivido e o espaço concebido, por meio do desenho da preservação que é um limite político. A hipótese levantada tratou do conflito relacionado ao desenho da preservação do espaço concebido pelo Estado (por meio das poligonais de tombamento) em oposição ao espaço vivido pelos grupos sociais (por meio da memória e do cotidiano). Nesse direcionamento, os processos de patrimonialização ocorridos em Quixadá interferiram na produção do espaço urbano, nas hierarquias, nos agentes de poder, nas apropriações e nas escolhas em detrimento à dimensão local. Assim, a perspectiva teórico-metodológica direcionou em uma análise que utilizou a memória, o patrimônio cultural e o urbano como categorias centrais. Compreendemos que o patrimônio é uma demanda social que envolve uma diversidade de sujeitos, atributos culturais, memórias e identidades e que foram revelados por meio das atividades de campo e da sistematização das entrevistas e depoimentos realizados. Ao mesmo tempo, revelou, através dos levantamentos documentais e dos produtos cartográficos produzidos, os limites da preservação, as tensões e conflitos, a fragmentação do local, os espaços sem proteção (denominados de vazios de preservação), e a sobreposição presente nos desenhos de preservação do espaço concebido. Dessa forma, os desdobramentos apronfundaram as relações socioespaciais da memória e do vivido no conjunto dos atributos culturais no campo do patrimônio; evidenciou como as engrenagens no dispositivo politico dos desenhos de preservação tem atuado; e permitiu pensar num instrumento metodológico (denominado de IDDO) para ser aplicado oportunamente aos patrimônios culturais categorizados enquanto paisagísticos, a exemplos dos encontrados em Quixadá |
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Entre o espaço vivido e o espaço concebido: o desenho da preservação na raiz das tensões no açude e barragem do Cedro e nos monólitos de Quixadá, CearáBetween the lived space and the conceived space: the preservation design at the origin of the tensions in the Cedro dam and the monólitos de Quixadá, CearáCultural heritageDesenhos de PreservaçãoMemóriaMemoryPatrimonializaçãoPatrimonializationPatrimônio culturalPreservation DrawingsProdução do espaçoSpace productionO objeto de estudo diz respeito ao patrimônio cultural formado pelo conjunto do açude e barragem do Cedro juntamente com as formações rochosas graníticas, denominadas de monólitos. Estes são elementos do espaço geográfico que demarcam a simbiose do agenciamento do homem no ambiente sertanejo do municipio de Quixadá, Ceará. Encontramos a monumentalidade da natureza e o caráter estético e cultural do engenho humano. A combinação dos elementos desse espaço resultou em objetos que foram patrimonializados/tombados pelo IPHAN (1984 e 2004) e, atualmente, buscam o reconhecimento de Patrimônio Mundial (2015) e do Geoparque (2019), ambos por meio do dispositivo da Unesco. O objetivo foi problematizar, na perspectiva geográfica, o fenômeno das escolhas e dos conflitos decorrentes das políticas de proteção do patrimônio numa relação antagônica entre o espaço vivido e o espaço concebido, por meio do desenho da preservação que é um limite político. A hipótese levantada tratou do conflito relacionado ao desenho da preservação do espaço concebido pelo Estado (por meio das poligonais de tombamento) em oposição ao espaço vivido pelos grupos sociais (por meio da memória e do cotidiano). Nesse direcionamento, os processos de patrimonialização ocorridos em Quixadá interferiram na produção do espaço urbano, nas hierarquias, nos agentes de poder, nas apropriações e nas escolhas em detrimento à dimensão local. Assim, a perspectiva teórico-metodológica direcionou em uma análise que utilizou a memória, o patrimônio cultural e o urbano como categorias centrais. Compreendemos que o patrimônio é uma demanda social que envolve uma diversidade de sujeitos, atributos culturais, memórias e identidades e que foram revelados por meio das atividades de campo e da sistematização das entrevistas e depoimentos realizados. Ao mesmo tempo, revelou, através dos levantamentos documentais e dos produtos cartográficos produzidos, os limites da preservação, as tensões e conflitos, a fragmentação do local, os espaços sem proteção (denominados de vazios de preservação), e a sobreposição presente nos desenhos de preservação do espaço concebido. Dessa forma, os desdobramentos apronfundaram as relações socioespaciais da memória e do vivido no conjunto dos atributos culturais no campo do patrimônio; evidenciou como as engrenagens no dispositivo politico dos desenhos de preservação tem atuado; e permitiu pensar num instrumento metodológico (denominado de IDDO) para ser aplicado oportunamente aos patrimônios culturais categorizados enquanto paisagísticos, a exemplos dos encontrados em QuixadáThe object of study concerns the cultural heritage formed by the set of the Cedro dam together with the granitic rock formations, called monoliths. These are elements of the geographical space that demarcate the symbiosis of man\'s agency in the sertanejo environment of the municipality of Quixadá, Ceará. We find the monumentality of nature and the aesthetic and cultural character of human ingenuity. The combination of the elements of this space resulted in objects that were heritage/listed by IPHAN (1984 and 2004) and are currently seeking recognition as World Heritage (2015) and Geopark (2019), both through the Unesco device. The objective was to problematize, from a geographical perspective, the phenomenon of choices and conflicts arising from heritage protection policies in an antagonistic relationship between the lived space and the conceived space, through the design of preservation, which is a political limit. The hypothesis raised dealt with the conflict related to the design of the preservation of the space conceived by the State (through the polygons of the heritage) in opposition to the space lived by the social groups (through memory and daily life). In this direction, the processes of patrimonialization that occurred in Quixadá interfered in the production of urban space, in hierarchies, in power agents, in appropriations and in choices to the detriment of the local dimension. Thus, the theoretical-methodological perspective led to an analysis that used memory, cultural and urban heritage as central categories. We understand that heritage is a social demand that involves a diversity of subjects, cultural attributes, memories and identities and that were revealed through field activities and the systematization of interviews and testimonies. At the same time, it revealed, through documentary surveys and cartographic products produced, the limits of preservation, tensions and conflicts, the fragmentation of the site, the unprotected spaces (called preservation voids), and the overlap present in the preservation drawings of the designed space. In this way, the developments established the socio-spatial relations of memory and experience in the set of cultural attributes in the field of heritage; evidenced how the gears in the political apparatus of preservation designs have acted; and allowed us to think of a methodological instrument (called IDDO) to be applied opportunely to cultural heritage categorized as landscape, such as those found in QuixadáBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScifoni, SimoneSilva, Claudio Antonio Vieira da2024-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-28082024-175855/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-28T21:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-28082024-175855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-28T21:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objeto de estudo diz respeito ao patrimônio cultural formado pelo conjunto do açude e barragem do Cedro juntamente com as formações rochosas graníticas, denominadas de monólitos. Estes são elementos do espaço geográfico que demarcam a simbiose do agenciamento do homem no ambiente sertanejo do municipio de Quixadá, Ceará. Encontramos a monumentalidade da natureza e o caráter estético e cultural do engenho humano. A combinação dos elementos desse espaço resultou em objetos que foram patrimonializados/tombados pelo IPHAN (1984 e 2004) e, atualmente, buscam o reconhecimento de Patrimônio Mundial (2015) e do Geoparque (2019), ambos por meio do dispositivo da Unesco. O objetivo foi problematizar, na perspectiva geográfica, o fenômeno das escolhas e dos conflitos decorrentes das políticas de proteção do patrimônio numa relação antagônica entre o espaço vivido e o espaço concebido, por meio do desenho da preservação que é um limite político. A hipótese levantada tratou do conflito relacionado ao desenho da preservação do espaço concebido pelo Estado (por meio das poligonais de tombamento) em oposição ao espaço vivido pelos grupos sociais (por meio da memória e do cotidiano). Nesse direcionamento, os processos de patrimonialização ocorridos em Quixadá interferiram na produção do espaço urbano, nas hierarquias, nos agentes de poder, nas apropriações e nas escolhas em detrimento à dimensão local. Assim, a perspectiva teórico-metodológica direcionou em uma análise que utilizou a memória, o patrimônio cultural e o urbano como categorias centrais. Compreendemos que o patrimônio é uma demanda social que envolve uma diversidade de sujeitos, atributos culturais, memórias e identidades e que foram revelados por meio das atividades de campo e da sistematização das entrevistas e depoimentos realizados. Ao mesmo tempo, revelou, através dos levantamentos documentais e dos produtos cartográficos produzidos, os limites da preservação, as tensões e conflitos, a fragmentação do local, os espaços sem proteção (denominados de vazios de preservação), e a sobreposição presente nos desenhos de preservação do espaço concebido. Dessa forma, os desdobramentos apronfundaram as relações socioespaciais da memória e do vivido no conjunto dos atributos culturais no campo do patrimônio; evidenciou como as engrenagens no dispositivo politico dos desenhos de preservação tem atuado; e permitiu pensar num instrumento metodológico (denominado de IDDO) para ser aplicado oportunamente aos patrimônios culturais categorizados enquanto paisagísticos, a exemplos dos encontrados em Quixadá |
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