Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mena, Rafael Maciel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional.
id USP_868b8149d5088866abd9fbf1c81f0dcf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122020-114246
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.Battery Electric vehicles in Brasil: a swot analysis.Battery electric vehiclesCombustíveis alternativosEnergia elétricaInovações tecnológicasMobilityMotores elétricosSWOT analysisVeículosEsta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional.This dissertation aims to analyze the factors that affect the expansion of battery electric vehicles (BEVs) car-type in Brazil, contributing to the production of relevant knowledge to the diverse sectors that are affected by the characteristics of the transportation sector. The historical context and evolution of BEVs are analyzed, presenting the reasons that made them lose the battle against vehicles powered by internal combustion engines in the early 20th century. Then, the conjunctures related to conventional vehicles that interact with BEVs are analyzed and also the specific characteristics and circumstances of the BEVs. Ultimately, a SWOT analysis is performed consolidating the data obtained. It is concluded that the massification of BEVs to the point of becoming the leading automotive technology in the main Brazilian market, and not only in restricted and elite markets, depends on overcoming several complex challenges and tends to be a slow process. In Brazil, hybrid vehicles converge as a very suitable vehicle electrification option, combining the advantages of electric motorization and internal combustion motorization in addition to serving the various political and economic interests that shape the characteristics of the national vehicle transport matrix.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Milana Lima dosMena, Rafael Maciel2020-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-10T17:07:01Zoai:teses.usp.br:tde-10122020-114246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-10T17:07:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
Battery Electric vehicles in Brasil: a swot analysis.
title Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
spellingShingle Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
Mena, Rafael Maciel
Battery electric vehicles
Combustíveis alternativos
Energia elétrica
Inovações tecnológicas
Mobility
Motores elétricos
SWOT analysis
Veículos
title_short Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
title_full Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
title_fullStr Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
title_full_unstemmed Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
title_sort Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
author Mena, Rafael Maciel
author_facet Mena, Rafael Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Milana Lima dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Mena, Rafael Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Battery electric vehicles
Combustíveis alternativos
Energia elétrica
Inovações tecnológicas
Mobility
Motores elétricos
SWOT analysis
Veículos
topic Battery electric vehicles
Combustíveis alternativos
Energia elétrica
Inovações tecnológicas
Mobility
Motores elétricos
SWOT analysis
Veículos
description Esta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256930678996992