Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/ |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional. |
id |
USP_868b8149d5088866abd9fbf1c81f0dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10122020-114246 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot.Battery Electric vehicles in Brasil: a swot analysis.Battery electric vehiclesCombustíveis alternativosEnergia elétricaInovações tecnológicasMobilityMotores elétricosSWOT analysisVeículosEsta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional.This dissertation aims to analyze the factors that affect the expansion of battery electric vehicles (BEVs) car-type in Brazil, contributing to the production of relevant knowledge to the diverse sectors that are affected by the characteristics of the transportation sector. The historical context and evolution of BEVs are analyzed, presenting the reasons that made them lose the battle against vehicles powered by internal combustion engines in the early 20th century. Then, the conjunctures related to conventional vehicles that interact with BEVs are analyzed and also the specific characteristics and circumstances of the BEVs. Ultimately, a SWOT analysis is performed consolidating the data obtained. It is concluded that the massification of BEVs to the point of becoming the leading automotive technology in the main Brazilian market, and not only in restricted and elite markets, depends on overcoming several complex challenges and tends to be a slow process. In Brazil, hybrid vehicles converge as a very suitable vehicle electrification option, combining the advantages of electric motorization and internal combustion motorization in addition to serving the various political and economic interests that shape the characteristics of the national vehicle transport matrix.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Milana Lima dosMena, Rafael Maciel2020-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-10T17:07:01Zoai:teses.usp.br:tde-10122020-114246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-10T17:07:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. Battery Electric vehicles in Brasil: a swot analysis. |
title |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. |
spellingShingle |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. Mena, Rafael Maciel Battery electric vehicles Combustíveis alternativos Energia elétrica Inovações tecnológicas Mobility Motores elétricos SWOT analysis Veículos |
title_short |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. |
title_full |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. |
title_fullStr |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. |
title_full_unstemmed |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. |
title_sort |
Análise de veículos elétricos a bateria no Brasil: uma abordagem swot. |
author |
Mena, Rafael Maciel |
author_facet |
Mena, Rafael Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Milana Lima dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mena, Rafael Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Battery electric vehicles Combustíveis alternativos Energia elétrica Inovações tecnológicas Mobility Motores elétricos SWOT analysis Veículos |
topic |
Battery electric vehicles Combustíveis alternativos Energia elétrica Inovações tecnológicas Mobility Motores elétricos SWOT analysis Veículos |
description |
Esta dissertação tem por objetivo realizar uma análise dos fatores que afetam a expansão dos veículos elétricos a bateria (VEBs) do tipo automóvel no Brasil, contribuindo para a produção de conhecimento relevante aos diversos setores afetados pelas características da matriz de transporte veicular nacional. É analisado o contexto histórico e evolução dos VEBs, apresentando os motivos que os levaram a perder espaço para os veículos movidos por motores de combustão interna no início do século XX. Posteriormente, as conjunturas relacionadas aos veículos convencionais que interagem com os VEBs são analisadas, assim como as características e circunstâncias específicas destes. Por fim, é realizada uma análise SWOT consolidando os dados obtidos. Conclui-se que a massificação dos VEBs ao ponto de tornarem-se a tecnologia automotiva de destaque no mercado principal brasileiro, e não apenas em mercados restritos e de elite, depende da superação de diversos desafios complexos e tende a ser um processo lento. No Brasil, os veículos híbridos convergem como uma opção bastante adequada de eletrificação veicular, aliando as vantagens da motorização elétrica e motorização por combustão interna além de atender a vários interesses políticos e econômicos que moldam as características da matriz de transporte veicular nacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10122020-114246/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256930678996992 |