O museu doméstico. São Paulo 1890-1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-03052024-143727/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a análise das coleções particulares de arte reunidas na cidade de São Paulo entre 1890 e 1920. Compreende um estudo preliminar do caráter das coleções e do perfil do colecionador, de modo a obter subsídios teóricos para compreensão do caso paulistano. Os recursos advindos da cultura e comercialização do café, foram responsáveis pela modernização da cidade e pela dinamização da vida cultural e forneceram os elementos necessários para o estabelecimento de um meio artístico ainda que provinciano. Esses fatores permitiram a formação de um público comprador de obras de arte, tanto em termos do surgimento de coleções de arte como de aficionados que procuravam manter apenas alguns objetos para apreciação estética dentro de seu universo cotidiano. Observa-se que as coleções se constituíam de modo informal, sem preocupações curatoriais, regidas pelo ecletismo e por princípios de acumulação. Estes conjuntos obedeciam aos cânones do realismo burguês e tinham como intenção criar ambientes agradáveis. Visavam a aproximação dos padrões da burguesia européia plenamente estabelecida, que pela ótica de uma situação de dependência cultural serviam como aval de civilização e índice de progresso. |
id |
USP_86e32a0d3ea5c411a55bd2d163ab85bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03052024-143727 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920---O presente trabalho tem como objetivo a análise das coleções particulares de arte reunidas na cidade de São Paulo entre 1890 e 1920. Compreende um estudo preliminar do caráter das coleções e do perfil do colecionador, de modo a obter subsídios teóricos para compreensão do caso paulistano. Os recursos advindos da cultura e comercialização do café, foram responsáveis pela modernização da cidade e pela dinamização da vida cultural e forneceram os elementos necessários para o estabelecimento de um meio artístico ainda que provinciano. Esses fatores permitiram a formação de um público comprador de obras de arte, tanto em termos do surgimento de coleções de arte como de aficionados que procuravam manter apenas alguns objetos para apreciação estética dentro de seu universo cotidiano. Observa-se que as coleções se constituíam de modo informal, sem preocupações curatoriais, regidas pelo ecletismo e por princípios de acumulação. Estes conjuntos obedeciam aos cânones do realismo burguês e tinham como intenção criar ambientes agradáveis. Visavam a aproximação dos padrões da burguesia européia plenamente estabelecida, que pela ótica de uma situação de dependência cultural serviam como aval de civilização e índice de progresso.Ce travail a pour objectif l\'analyse des collections particulieres d\'art, réunies à São Paulo, entre 1890 et 1920. li contient une étude préliminaire sur le caractere des collections et sur le profil du collectionneur, a fin de fournir les informations théoriques nécessaires pour la compréhension de notre sujet. Les resources provenant de la culture et de la commercialisation du café ont été les responsables du procês de modernisation de la ville et de la dynamisation de la vie culturelle, ainsi qu\'ils ont rendu possibles des éléments nécessaires pour l\'établissement d\'un milieu artistique, quoique provincial. Ces facteurs ont permis la formation d\'un publique qui s\'intéressait pour acheter des oeuvres d\'art, des collectionneurs aussi bien que des amateurs quine cherchaient des objets que pour l\'appréciation esthétique dans son univers quotidien. On peut remarquer que les collections se constituaient d\'une maniêre informelle, sans des préoccupations systématiques avec les objets, rég ies par l\'éclectisme et par des príncipes d\'accumulation. Ces ensembles obéissaient aux canons du réal isme bourgeois et avaient pour but créer des ambiances agréables. 11s envisageaient le rapprochement aux standards de la bourgeoisie européenne, qui selon le point de vue d\'une situation de dépendence culturelle, assuraient un certain degré de civilisation et de progrês.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAjzenberg, Elza MariaRibeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco1992-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-03052024-143727/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-10T18:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-03052024-143727Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-10T18:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 - |
title |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 |
spellingShingle |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco - - |
title_short |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 |
title_full |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 |
title_fullStr |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 |
title_full_unstemmed |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 |
title_sort |
O museu doméstico. São Paulo 1890-1920 |
author |
Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco |
author_facet |
Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ajzenberg, Elza Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- - |
topic |
- - |
description |
O presente trabalho tem como objetivo a análise das coleções particulares de arte reunidas na cidade de São Paulo entre 1890 e 1920. Compreende um estudo preliminar do caráter das coleções e do perfil do colecionador, de modo a obter subsídios teóricos para compreensão do caso paulistano. Os recursos advindos da cultura e comercialização do café, foram responsáveis pela modernização da cidade e pela dinamização da vida cultural e forneceram os elementos necessários para o estabelecimento de um meio artístico ainda que provinciano. Esses fatores permitiram a formação de um público comprador de obras de arte, tanto em termos do surgimento de coleções de arte como de aficionados que procuravam manter apenas alguns objetos para apreciação estética dentro de seu universo cotidiano. Observa-se que as coleções se constituíam de modo informal, sem preocupações curatoriais, regidas pelo ecletismo e por princípios de acumulação. Estes conjuntos obedeciam aos cânones do realismo burguês e tinham como intenção criar ambientes agradáveis. Visavam a aproximação dos padrões da burguesia européia plenamente estabelecida, que pela ótica de uma situação de dependência cultural serviam como aval de civilização e índice de progresso. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-03052024-143727/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-03052024-143727/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256636448571392 |