Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-01042020-132308/ |
Resumo: | Esta investigação constitui-se em um estudo sobre a unidade educacional Interação Comunitária, dentro da proposta de mudança curricular dos cursos de enfermagem e de medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, no contexto do Projeto UNI - Marília (Uma Nova Iniciativa na educação de profissionais de saúde em união com a comunidade), como estratégia para o desenvolvimento de modelos inovadores de formação de profissionais de saúde. O objetivo desta investigação foi analisar os principais aspectos metodológicos e pedagógicos da unidade de Interação Comunitária, sob a perspectiva dos atores que a constróem. A abordagem qualitativa, orientada pela dialética, foi a opção metodológica desta investigação. A coleta de dados constituiu-se no levantamento de informações contidas na memória dos sujeitos mediante entrevista individual. A análise dos dados obtidos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo. Esta análise permitiu elaborar uma nova síntese sobre a Interação Comunitária na perspectiva do currículo como práxis e baseado na comunidade. Foram identificadas as possibilidades de produzir mudanças na formação dos profissionais de saúde tendo como base a integração com o serviço de saúde e com a comunidade, evidenciando as dificuldades do trabalho em parceria. Concluímos que a unidade educacional de Interação Comunitária na FAMEMA, constitui um cenário de prática educativa transformadora. |
id |
USP_86feaacd7c233f7510b1b2b1993558bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01042020-132308 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitárialnnovative teaching-learning proposal: Community lnteraction educational unit experienceCommunity Health ServicesCommunity-Institutional RelationsEducação em EnfermagemEducação MédicaEducationMedicalNursingRelações Comunidade-InstituiçõesServiços de Saúde ComunitáriaEsta investigação constitui-se em um estudo sobre a unidade educacional Interação Comunitária, dentro da proposta de mudança curricular dos cursos de enfermagem e de medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, no contexto do Projeto UNI - Marília (Uma Nova Iniciativa na educação de profissionais de saúde em união com a comunidade), como estratégia para o desenvolvimento de modelos inovadores de formação de profissionais de saúde. O objetivo desta investigação foi analisar os principais aspectos metodológicos e pedagógicos da unidade de Interação Comunitária, sob a perspectiva dos atores que a constróem. A abordagem qualitativa, orientada pela dialética, foi a opção metodológica desta investigação. A coleta de dados constituiu-se no levantamento de informações contidas na memória dos sujeitos mediante entrevista individual. A análise dos dados obtidos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo. Esta análise permitiu elaborar uma nova síntese sobre a Interação Comunitária na perspectiva do currículo como práxis e baseado na comunidade. Foram identificadas as possibilidades de produzir mudanças na formação dos profissionais de saúde tendo como base a integração com o serviço de saúde e com a comunidade, evidenciando as dificuldades do trabalho em parceria. Concluímos que a unidade educacional de Interação Comunitária na FAMEMA, constitui um cenário de prática educativa transformadora.This study focuses on the Community lnteraction Educational Unit at Marília Medical School, in the both contexts of the nursing and medical curriculum innovation and of the Marília UNI Project (A new initiative in Health professions education: partnership with the community), as strategy to develop the innovative health professions education models. The objective was analyze the methodological and pedagogic process develop at the Community Interaction Educational Unit. The qualitative approach, guided by the dialectic method, was the methodological option of this research. Data collection was done through individual interviews. Data analysis was done with content analysis technique. This research allowed us to elaborate a new synthesis on community interaction as part of curriculum and within its methodological approach and communitybased characteristics. The integration of activities of health services and communities permitted to identify new possibilities for change on health professionals\' education. Difficulties for this type of partnership were identified.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTanaka, Oswaldo YoshimiSilva, Roseli Ferreira da2000-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-01042020-132308/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:12:45Zoai:teses.usp.br:tde-01042020-132308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:12:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária lnnovative teaching-learning proposal: Community lnteraction educational unit experience |
title |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária |
spellingShingle |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária Silva, Roseli Ferreira da Community Health Services Community-Institutional Relations Educação em Enfermagem Educação Médica Education Medical Nursing Relações Comunidade-Instituições Serviços de Saúde Comunitária |
title_short |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária |
title_full |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária |
title_fullStr |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária |
title_full_unstemmed |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária |
title_sort |
Prática educativa transformadora: a trajetória da unidade educacional de Interação Comunitária |
author |
Silva, Roseli Ferreira da |
author_facet |
Silva, Roseli Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tanaka, Oswaldo Yoshimi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roseli Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Community Health Services Community-Institutional Relations Educação em Enfermagem Educação Médica Education Medical Nursing Relações Comunidade-Instituições Serviços de Saúde Comunitária |
topic |
Community Health Services Community-Institutional Relations Educação em Enfermagem Educação Médica Education Medical Nursing Relações Comunidade-Instituições Serviços de Saúde Comunitária |
description |
Esta investigação constitui-se em um estudo sobre a unidade educacional Interação Comunitária, dentro da proposta de mudança curricular dos cursos de enfermagem e de medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, no contexto do Projeto UNI - Marília (Uma Nova Iniciativa na educação de profissionais de saúde em união com a comunidade), como estratégia para o desenvolvimento de modelos inovadores de formação de profissionais de saúde. O objetivo desta investigação foi analisar os principais aspectos metodológicos e pedagógicos da unidade de Interação Comunitária, sob a perspectiva dos atores que a constróem. A abordagem qualitativa, orientada pela dialética, foi a opção metodológica desta investigação. A coleta de dados constituiu-se no levantamento de informações contidas na memória dos sujeitos mediante entrevista individual. A análise dos dados obtidos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo. Esta análise permitiu elaborar uma nova síntese sobre a Interação Comunitária na perspectiva do currículo como práxis e baseado na comunidade. Foram identificadas as possibilidades de produzir mudanças na formação dos profissionais de saúde tendo como base a integração com o serviço de saúde e com a comunidade, evidenciando as dificuldades do trabalho em parceria. Concluímos que a unidade educacional de Interação Comunitária na FAMEMA, constitui um cenário de prática educativa transformadora. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-01042020-132308/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-01042020-132308/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256479514492928 |