Relações de gênero, mídia e educação: o cinema de ficção científica e as possibilidades de promoção de igualdade de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Livia Delgado Leandro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-05092020-163429/
Resumo: O crescente consumo de produtos culturais tem tornado a mídia uma importante instância socializadora e educativa, bem como a escola e a família. Os diversos produtos culturais veiculados pela mídia, como os filmes, contribuem para a formação de um senso de classe, raça e sexualidade, bem como para as relações de poder na sociedade. Na ficção científica, as representações de cientistas são frequentemente brancas e masculinas, o que contribui para a formação de um imaginário da ciência, enviando sinais sobre quais sujeitos podem ou não fazer parte desse universo. Essa dissertação teve como objetivo investigar de que maneira a mediação de filmes de ficção científica a partir de intervenções lúdicas e problematizadoras colaboram para a promoção de igualdade de gênero e para o debate acerca de questões de raça e alteridade, sobretudo na ciência. Para tanto, foram selecionados os filmes Estrelas Além do Tempo, Gravidade e A Chegada, que contam com protagonistas femininas no âmbito da ciência e suscitam a discussão de questões socialmente relevantes. Assim, a partir da análise desses filmes à luz dos estudos críticos da mídia e da perspectiva dos modos de endereçamento proposta por Ellsworth (2001), utilizou-se da pesquisa-ação para o desenvolvimento de atividades com as/os adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes Jardim Keralux, um espaço educativo de atendimento à vulnerabilidade social localizado na zona leste de São Paulo. As ações realizadas aconteceram no âmbito do projeto de extensão, pesquisa e ensino Banca da Ciência, desenvolvido e gerenciado pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), pela Universidade Federal de São Paulo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campi Boituva e Salto). Mais especificamente, as ações ocorreram no contexto da linha de interesse e grupo de intervenção E.M.M.A. (Estudos sobre as Mulheres e as Minorias na Arte-Ciência), que desde 2015 tem como objetivo principal estimular reflexões sobre as relações de gênero, raça e alteridade que permeiam o campo das artes e da ciência. Assim, a partir da elaboração de atividades envolvendo discussões e dinâmicas lúdicas, foram debatidas e problematizadas as questões mobilizadas pelos filmes. Os resultados dessas interações, analisadas a partir da teoria das mediações, demonstraram uma espécie de diagnóstico da visão das/os adolescentes em relação às temáticas debatidas. Ainda que o progresso em direção à de igualdade de gênero seja de difícil mensuração, sobretudo por se tratar de uma pesquisa qualitativa envolvendo adolescentes, os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para pequenas transformações na percepção desses jovens sobre igualdade de gênero, raça e alteridade
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Essa dissertação teve como objetivo investigar de que maneira a mediação de filmes de ficção científica a partir de intervenções lúdicas e problematizadoras colaboram para a promoção de igualdade de gênero e para o debate acerca de questões de raça e alteridade, sobretudo na ciência. Para tanto, foram selecionados os filmes Estrelas Além do Tempo, Gravidade e A Chegada, que contam com protagonistas femininas no âmbito da ciência e suscitam a discussão de questões socialmente relevantes. Assim, a partir da análise desses filmes à luz dos estudos críticos da mídia e da perspectiva dos modos de endereçamento proposta por Ellsworth (2001), utilizou-se da pesquisa-ação para o desenvolvimento de atividades com as/os adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes Jardim Keralux, um espaço educativo de atendimento à vulnerabilidade social localizado na zona leste de São Paulo. As ações realizadas aconteceram no âmbito do projeto de extensão, pesquisa e ensino Banca da Ciência, desenvolvido e gerenciado pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), pela Universidade Federal de São Paulo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campi Boituva e Salto). Mais especificamente, as ações ocorreram no contexto da linha de interesse e grupo de intervenção E.M.M.A. (Estudos sobre as Mulheres e as Minorias na Arte-Ciência), que desde 2015 tem como objetivo principal estimular reflexões sobre as relações de gênero, raça e alteridade que permeiam o campo das artes e da ciência. Assim, a partir da elaboração de atividades envolvendo discussões e dinâmicas lúdicas, foram debatidas e problematizadas as questões mobilizadas pelos filmes. Os resultados dessas interações, analisadas a partir da teoria das mediações, demonstraram uma espécie de diagnóstico da visão das/os adolescentes em relação às temáticas debatidas. Ainda que o progresso em direção à de igualdade de gênero seja de difícil mensuração, sobretudo por se tratar de uma pesquisa qualitativa envolvendo adolescentes, os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para pequenas transformações na percepção desses jovens sobre igualdade de gênero, raça e alteridadeThe increasing consumption of cultural products has made the media an important socializing and educational institution, as well as schools and families. The various cultural products disseminated by the media, such as films, contribute to the formation of a sense of class, race and sexuality, as well as to the power relations in society. In science fiction, the representations of scientists are often white and masculine, which contributes to the formation of an imaginary of science, sending signals about which individuals can or cannot be part of this universe. This dissertation aimed to investigate how the mediation of science fiction films based on playful and problematizing interventions collaborate for the promotion of gender equality and for the debate on issues of race and otherness, especially in science. To this end, the films Hidden Figures, Gravity and Arrival were selected, which feature female protagonists in the field of science and raise the discussion of socially relevant issues. Thus, from the analysis of these films from critical media studies and from the perspective of the mode of address proposed by Ellsworth (2001), the action-research methodology was used to develop activities with the adolescents of the Centre for Children and Adolescents Jardim Keralux, an educational space to address social vulnerability located on the east side of São Paulo. The actions carried out took place within the scope of the extension, research and teaching project Science Stand, developed and managed by the University of São Paulo (SACH-USP), the Federal University of São Paulo and the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (Boituva and Salto Campi). More specifically, the actions took place within the context of the line of interest and intervention group E.M.M.A. (Studies on Women and Minorities in Art-Science), which since 2015 has as main objective to stimulate reflections on the relations of gender, race and otherness that permeate the field of arts and science. Thus, from the elaboration of activities involving discussions and play dynamics, the issues mobilized by the films were debated and problematized. The results of these interactions, analyzed from the mediation theory, demonstrated a kind of diagnosis of the adolescents\' vision in relation to the themes discussed. Although progress towards gender equality is difficult to measure, especially as it consists of a qualitative research involving adolescents, the results demonstrate that the research contributed to small transformations in the perception of these young people about gender equality, race, and othernessBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGomes, Emerson FerreiraCruz, Livia Delgado Leandro da2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-05092020-163429/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-24T19:41:03Zoai:teses.usp.br:tde-05092020-163429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-24T19:41:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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