Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andréia Regina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29012024-111646/
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC\'s) estão presentes hoje na maioria dos ambientes escolares. Porém, para que o uso destas tecnologias traga bons resultados e uma melhor qualidade para o processo de ensino/aprendizagem é necessário que sejam projetadas e utilizadas adequadamente. Na Educação Infantil, o uso destas tecnologias começa a ser explorado, porém poucas ferramentas, hoje existentes, adaptam-se aos currículos escolares e aos temas explorados nesta faixa etária. Neste trabalho é proposto um ambiente de autoria e manipulação 3D que possibilite ao aprendiz, ser criativo e expressar suas idéias, dando suporte as suas descobertas e que se adaptem ao currículo que deverá ser explorado. Este sistema busca levar para a criança a possibilidade de expressar seus pensamentos e imaginações de uma forma lúdica e divertida, tornando o processo de aprendizagem mais interessante. Para avaliar a aplicabilidade da proposta, foi implementada a ferramenta LEGAL. Os testes realizados indicam grande potencial no uso deste tipo de ferramenta no ambiente escolar, trazendo contribuições para o processo de aprendizagem, imaginação e criação das crianças.
id USP_8722b54f29e141c97260a3156dff1baf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012024-111646
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.Untitled in englishComputer teachingEarly childhood educationEducação infantilEnsino por computadorInteractive multimediaMultimídia interativaAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC\'s) estão presentes hoje na maioria dos ambientes escolares. Porém, para que o uso destas tecnologias traga bons resultados e uma melhor qualidade para o processo de ensino/aprendizagem é necessário que sejam projetadas e utilizadas adequadamente. Na Educação Infantil, o uso destas tecnologias começa a ser explorado, porém poucas ferramentas, hoje existentes, adaptam-se aos currículos escolares e aos temas explorados nesta faixa etária. Neste trabalho é proposto um ambiente de autoria e manipulação 3D que possibilite ao aprendiz, ser criativo e expressar suas idéias, dando suporte as suas descobertas e que se adaptem ao currículo que deverá ser explorado. Este sistema busca levar para a criança a possibilidade de expressar seus pensamentos e imaginações de uma forma lúdica e divertida, tornando o processo de aprendizagem mais interessante. Para avaliar a aplicabilidade da proposta, foi implementada a ferramenta LEGAL. Os testes realizados indicam grande potencial no uso deste tipo de ferramenta no ambiente escolar, trazendo contribuições para o processo de aprendizagem, imaginação e criação das crianças.Information and Communication Technologies (TIC\'s) are present in most of the scholar environment. However, in order to bring good results and better quality in the teaching/learning process these technologies must be planned and projected appropriately. These new technologies are beginning to be explored in Children Education, but only a few of the existing tools for these target users can be adapted to school curriculum and subjects explored by this age range. To achieve good results, it is important to develop and distribute tools that stimulate children\'s creativity and allow them to show their ideas, supporting their discoveries and exploring subjects that correspond to their age range and that are studied in their schools. This research proposes a 3D manipulation and authoring environment that allows the learner to be creative and express his ideas, supporting new discoveries and adapt to their curriculum subjects. These systems attempts to lead children to express their thoughts and imagination in an artistic and fun way, making the learning process a lot more interesting. To evaluate the applicability of their proposal, we implemented the LEGAL tool. Several tests with this environment indicated that it has a great potential to be used in school, contributing with the learning process, allowing children to explore their creativity and imagination.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Roseli de DeusPereira, Andréia Regina2005-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29012024-111646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-29T13:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-29012024-111646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-29T13:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
Untitled in english
title Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
spellingShingle Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
Pereira, Andréia Regina
Computer teaching
Early childhood education
Educação infantil
Ensino por computador
Interactive multimedia
Multimídia interativa
title_short Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
title_full Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
title_fullStr Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
title_full_unstemmed Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
title_sort Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
author Pereira, Andréia Regina
author_facet Pereira, Andréia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Roseli de Deus
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andréia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Computer teaching
Early childhood education
Educação infantil
Ensino por computador
Interactive multimedia
Multimídia interativa
topic Computer teaching
Early childhood education
Educação infantil
Ensino por computador
Interactive multimedia
Multimídia interativa
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC\'s) estão presentes hoje na maioria dos ambientes escolares. Porém, para que o uso destas tecnologias traga bons resultados e uma melhor qualidade para o processo de ensino/aprendizagem é necessário que sejam projetadas e utilizadas adequadamente. Na Educação Infantil, o uso destas tecnologias começa a ser explorado, porém poucas ferramentas, hoje existentes, adaptam-se aos currículos escolares e aos temas explorados nesta faixa etária. Neste trabalho é proposto um ambiente de autoria e manipulação 3D que possibilite ao aprendiz, ser criativo e expressar suas idéias, dando suporte as suas descobertas e que se adaptem ao currículo que deverá ser explorado. Este sistema busca levar para a criança a possibilidade de expressar seus pensamentos e imaginações de uma forma lúdica e divertida, tornando o processo de aprendizagem mais interessante. Para avaliar a aplicabilidade da proposta, foi implementada a ferramenta LEGAL. Os testes realizados indicam grande potencial no uso deste tipo de ferramenta no ambiente escolar, trazendo contribuições para o processo de aprendizagem, imaginação e criação das crianças.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29012024-111646/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29012024-111646/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091166404083712