Vivência de luto em adultos que perderam a mãe na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujisaka, Ana Paula
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15122009-093804/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender a vivência de luto em adultos pela perda de suas mães na infância e como pode ser ressignificada em outras fases da vida. A morte de um ente querido leva a processos de luto dolorosos e, no caso de crianças que perdem uma figura parental, este sofrimento pode se agravar pelo fato de serem ainda dependentes física e emocionalmente de seus pais. Assim, buscou-se compreender, a partir do relato de adultos, a experiência vivida na infância e a possibilidade de ressignificações na história de vida de cada indivíduo. Trata-se de pesquisa qualitativa, com inspiração em aspectos da Abordagem Centrada na Pessoa, teoria desenvolvida por Carl Rogers. Foram realizadas entrevistas abertas, que partiram da pergunta: como foi ter vivido a perda de sua mãe? e foram acompanhadas de acordo com o que os colaboradores consideravam relevante. Participaram deste estudo seis adultos, 3 homens e 3 mulheres, com idades entre 32 e 61 anos, que perderam a mãe por morte quando tinham entre 5 e 12 anos de idade. Os colaboradores foram localizados pela divulgação do trabalho entre pessoas conhecidas e escolheram participar voluntariamente. Na análise compreensiva das narrativas foram destacados os trechos mais representativos e apresentados por categorias temáticas, as quais foram surgindo e se estruturando a partir dos relatos, não tendo sido estabelecidas a priori. A análise mostrou que: 1) É preciso compreender a vivência de perda da mãe no início da vida como processo dinâmico, havendo inúmeras variáveis envolvidas em cada história individual, não se podendo determinar ou prever como a criança que perdeu a mãe será quando adulta; 2) Mostrou-se importante lidar com a experiência da perda e com a dor para poder ressignificá-las, enxergando-as de maneiras diferentes, e assim integrá-las à vida, diminuindo o medo de sentimentos negativos do passado retornarem; 3) Foi possível perceber que o comportamento de permanecer vinculado à mãe ajudou os participantes a lidar com a ausência desta e a redefinir este relacionamento, integrandoo em suas vidas, não da mesma forma como era quando estava viva, mas ainda como figura importante e significativa em suas histórias. Tendo como base estes três aspectos observados, foram apresentadas orientações a profissionais de saúde, familiares e pessoas que estão próximos a crianças e adultos que perderam suas mães em idade precoce. Este trabalho pode contribuir com reflexões no sentido de minimizar o estigma social em relação a crianças e adultos que perderam suas mães de maneira prematura. E, ainda, incentivar esforços para auxiliar pessoas enlutadas em direção a maior comunicação e expressão de sentimentos relacionados à perda por morte, acreditando que um acolhimento adequado pode ajudar a lidar com essa dor e crescer por meio dela.
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Foram realizadas entrevistas abertas, que partiram da pergunta: como foi ter vivido a perda de sua mãe? e foram acompanhadas de acordo com o que os colaboradores consideravam relevante. Participaram deste estudo seis adultos, 3 homens e 3 mulheres, com idades entre 32 e 61 anos, que perderam a mãe por morte quando tinham entre 5 e 12 anos de idade. Os colaboradores foram localizados pela divulgação do trabalho entre pessoas conhecidas e escolheram participar voluntariamente. Na análise compreensiva das narrativas foram destacados os trechos mais representativos e apresentados por categorias temáticas, as quais foram surgindo e se estruturando a partir dos relatos, não tendo sido estabelecidas a priori. A análise mostrou que: 1) É preciso compreender a vivência de perda da mãe no início da vida como processo dinâmico, havendo inúmeras variáveis envolvidas em cada história individual, não se podendo determinar ou prever como a criança que perdeu a mãe será quando adulta; 2) Mostrou-se importante lidar com a experiência da perda e com a dor para poder ressignificá-las, enxergando-as de maneiras diferentes, e assim integrá-las à vida, diminuindo o medo de sentimentos negativos do passado retornarem; 3) Foi possível perceber que o comportamento de permanecer vinculado à mãe ajudou os participantes a lidar com a ausência desta e a redefinir este relacionamento, integrandoo em suas vidas, não da mesma forma como era quando estava viva, mas ainda como figura importante e significativa em suas histórias. Tendo como base estes três aspectos observados, foram apresentadas orientações a profissionais de saúde, familiares e pessoas que estão próximos a crianças e adultos que perderam suas mães em idade precoce. Este trabalho pode contribuir com reflexões no sentido de minimizar o estigma social em relação a crianças e adultos que perderam suas mães de maneira prematura. E, ainda, incentivar esforços para auxiliar pessoas enlutadas em direção a maior comunicação e expressão de sentimentos relacionados à perda por morte, acreditando que um acolhimento adequado pode ajudar a lidar com essa dor e crescer por meio dela.The present work aims at comprehending the mourning in adults who have lost their mothers during childhood and how this experience can be resignified in other life stages. The loved persons death leads to a painful mourning and, in the case of children who have lost a parent, this suffering might get worse because they are still physically and emotionally dependent on their parents. Thus, it was intended to comprehend, from adult narrative, the loss experience in the childhood and the possibility of resignification in each individual life. We used the qualitative approach with inspiration in some aspects of the Approach Centered in the Person, theory developed by Carl Rogers. The interviews had a non-directive approach and were started with the question: how did you experience your mother loss? and were conducted taking in account what the participants considered as relevant issues. Six adults participated, three men and three women, ranging from 32 to 61 years of age, whose mothers died when they were between 5 and 12 years old. The collaborators were people who had knowledge about the study through divulgation and voluntarily wished to cooperate with the research. In the narrative comprehensive analysis, outstanding issues were categorized considering thematic points, which have stood out from the speeches since they were not previously established. The analysis showed that: 1) Mother loss in the beginning of life must be understood as a dynamic process, considering that there are many factors involved in each individual life. Therefore it is not possible to determine or foresee how the child who has lost his mother will be as an adult; 2) It was shown that it is important to face the loss and grief, in order to resignify and to perceive them by different forms, and consequently be able to integrate them to the life, reducing the fear of past negative feelings; 3) It was realized that the behavior of been kept attached to their mothers aids the participants to deal with such absence and to redefine this relationship, integrating it in their life. Although it is not just same way when their mothers were alive, it keeps meaningful and important figure in their own histories. Based on these three considerations, orientations were presented to health professionals, relatives and people who are near of bereaved children and adults who suffered from mothers loss at an early ages. This study can contribute with the reflection on a way to soften the social stigma of children and adults who have lost their mother prematurely. Moreover, it can encourage the assistance to bereaved people toward a larger communication and expression of the loss feelings, considering that an adequate care can help to deal with grief and can help to grow through this situation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKovacs, Maria JuliaFujisaka, Ana Paula2009-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15122009-093804/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-15122009-093804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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