O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-02102023-162707/ |
Resumo: | Neste trabalho pretende-se identificar a Educação em Saúde comprometida na crise do conhecimento comum às demais ciências. Esse enfoque alargado do entendimento da Educação em Saúde proporciona uma análise dos problemas e inquietudes dessa ciência sob o ângulo da crise paradigmática do conhecimento científico. Enquanto ciência histórica a Educação em Saúde compartilha com o momento atual, exibindo em algumas de suas ações, como na Oficina de Territorialização, o surgimento de novas práticas colaborando na formação do novo paradigma científico. Perseguindo essas intenções o trabalho apresenta três momentos dissertativos: o primeiro que procura identificar as críticas sobre o conhecimento dentro das ciências naturais; o segundo que traz a mesma reflexão sobre o conhecimento, agora no painel da história social localizando a Educação em Saúde e caracterizando seu curso na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Por fim, descreve-se o trabalho da Oficina de Territorialização de Vila Vareta, fundamentado sob as características do Planejamento Ascendente. |
id |
USP_87d83c349b3a5ac49237f7c7181b86b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02102023-162707 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São PauloThe space-territory of health education: territorializations workshop of Vila Varela, Poá city, Säo Paulo state, BrazilAtenção Primária à SaúdeCommunity ParticipationEducação em SaúdeHealth EducationLocal Health SystemsParticipação da ComunidadePrimary Health CareSistemas Locais de SaúdeNeste trabalho pretende-se identificar a Educação em Saúde comprometida na crise do conhecimento comum às demais ciências. Esse enfoque alargado do entendimento da Educação em Saúde proporciona uma análise dos problemas e inquietudes dessa ciência sob o ângulo da crise paradigmática do conhecimento científico. Enquanto ciência histórica a Educação em Saúde compartilha com o momento atual, exibindo em algumas de suas ações, como na Oficina de Territorialização, o surgimento de novas práticas colaborando na formação do novo paradigma científico. Perseguindo essas intenções o trabalho apresenta três momentos dissertativos: o primeiro que procura identificar as críticas sobre o conhecimento dentro das ciências naturais; o segundo que traz a mesma reflexão sobre o conhecimento, agora no painel da história social localizando a Educação em Saúde e caracterizando seu curso na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Por fim, descreve-se o trabalho da Oficina de Territorialização de Vila Vareta, fundamentado sob as características do Planejamento Ascendente.This work was intended to identify Health Education committed in the knowledge crisis shared with the other sciences. This wider focus on understanding Health Education gives rise to an analisys of the problems and uneasiness of this science over the scope of the paradigm crisis of scientific knowledge. As a historical science, Health Education fits itself into the daily reality, demonstrating in some of its actions, like the Territorializations Workshop, the rise of new practices colaborating in the formation process of the newly shapping scientific paradigm. Following these goals, this work presents three moments: the first one seeks to identify the criticism concerning the knowledge inside of the natural sciences; the second one brings the same reflexion about knowledge, but now viewed through the social history where Health Education is placed, and its course of study at the School of Public Health of the University of São Paulo. At last, this paper describes the work of the Territorialization Workshop (Oficina de Territorialização) from Vila Varela, based on the caracteristics of the Bottom-up Planning (Planejamento Ascendente).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUnglert, Carmen Vieira de SousaCarvalho, Elisabeth Maria S. Egydio de1998-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-02102023-162707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:12:44Zoai:teses.usp.br:tde-02102023-162707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:12:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo The space-territory of health education: territorializations workshop of Vila Varela, Poá city, Säo Paulo state, Brazil |
title |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo |
spellingShingle |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo Carvalho, Elisabeth Maria S. Egydio de Atenção Primária à Saúde Community Participation Educação em Saúde Health Education Local Health Systems Participação da Comunidade Primary Health Care Sistemas Locais de Saúde |
title_short |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo |
title_full |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo |
title_fullStr |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo |
title_full_unstemmed |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo |
title_sort |
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo |
author |
Carvalho, Elisabeth Maria S. Egydio de |
author_facet |
Carvalho, Elisabeth Maria S. Egydio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Unglert, Carmen Vieira de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Elisabeth Maria S. Egydio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Community Participation Educação em Saúde Health Education Local Health Systems Participação da Comunidade Primary Health Care Sistemas Locais de Saúde |
topic |
Atenção Primária à Saúde Community Participation Educação em Saúde Health Education Local Health Systems Participação da Comunidade Primary Health Care Sistemas Locais de Saúde |
description |
Neste trabalho pretende-se identificar a Educação em Saúde comprometida na crise do conhecimento comum às demais ciências. Esse enfoque alargado do entendimento da Educação em Saúde proporciona uma análise dos problemas e inquietudes dessa ciência sob o ângulo da crise paradigmática do conhecimento científico. Enquanto ciência histórica a Educação em Saúde compartilha com o momento atual, exibindo em algumas de suas ações, como na Oficina de Territorialização, o surgimento de novas práticas colaborando na formação do novo paradigma científico. Perseguindo essas intenções o trabalho apresenta três momentos dissertativos: o primeiro que procura identificar as críticas sobre o conhecimento dentro das ciências naturais; o segundo que traz a mesma reflexão sobre o conhecimento, agora no painel da história social localizando a Educação em Saúde e caracterizando seu curso na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Por fim, descreve-se o trabalho da Oficina de Territorialização de Vila Vareta, fundamentado sob as características do Planejamento Ascendente. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-02102023-162707/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-02102023-162707/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1818279053413580800 |