Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Graziano Aparecido da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19102021-102826/
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é estudar a filosofia trágica de Clément Rosset, em consonância com Friedrich Nietzsche, tendo como base uma discussão teórico-conceitual a partir de Lógica do Pior e Antinatureza, duas de suas obras com o mesmo subtítulo elementos para uma filosofia trágica. Conceituando as noções de nada, acaso e convenção, o trágico, traduzido por uma filosofia terrorista, é aprofundado em contraposição ao pensamento naturalista que recusa o real e a aprovação incondicional da vida. Pela constante denegação e silenciamento da filosofia trágica ao longo de toda a história da Filosofia oficial, buscamos revelar a ausência do pensamento trágico a partir da investigação do ensino de Filosofia no Brasil Colônia desde o seu ingresso através dos jesuítas até o período da Ditadura Militar. E para dialogar com tais concepções, oferecemos à educação contemporânea uma reflexão e uma proposta sob a perspectiva de uma filosofia trágica firmada na experiência histórica dos Sofistas, cuja influência educativa ligada à experiência, à opinião e à ocasião sustentará, teoricamente, uma crítica ao modo como o ensino de Filosofia tradicionalmente ocorre na Educação Básica. Desse modo, apresentamos, ainda, a pedagogia da escolha, por meio da suspensão da crença, da experiência estética e dos itinerários de formação, que se constituem como possibilidade de substituição à repetição e à padronização dos métodos pedagógicos tradicionais. Por conseguinte, através das teorias explicitadas e de uma metodologia qualitativa, exploratória e perspectivista, reunimos Nietzsche, Rancière e Rosset para compreender a necessidade do afeto, da contingência e da felicidade como elementos indispensáveis na construção do saber.
id USP_888fb125c5b73fb7ff8c05ad6a269d2e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102021-102826
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporâneaTragic thought and philosophy of education: the contribution of the Sophists to contemporary education.Ensino de FilosofiaFilosofia da EducaçãoFilosofia TrágicaPedagogia da escolhaPedagogy of choicePhilosophy of EducationPhilosophy TeachingTragic PhilosophyO objetivo desta dissertação de mestrado é estudar a filosofia trágica de Clément Rosset, em consonância com Friedrich Nietzsche, tendo como base uma discussão teórico-conceitual a partir de Lógica do Pior e Antinatureza, duas de suas obras com o mesmo subtítulo elementos para uma filosofia trágica. Conceituando as noções de nada, acaso e convenção, o trágico, traduzido por uma filosofia terrorista, é aprofundado em contraposição ao pensamento naturalista que recusa o real e a aprovação incondicional da vida. Pela constante denegação e silenciamento da filosofia trágica ao longo de toda a história da Filosofia oficial, buscamos revelar a ausência do pensamento trágico a partir da investigação do ensino de Filosofia no Brasil Colônia desde o seu ingresso através dos jesuítas até o período da Ditadura Militar. E para dialogar com tais concepções, oferecemos à educação contemporânea uma reflexão e uma proposta sob a perspectiva de uma filosofia trágica firmada na experiência histórica dos Sofistas, cuja influência educativa ligada à experiência, à opinião e à ocasião sustentará, teoricamente, uma crítica ao modo como o ensino de Filosofia tradicionalmente ocorre na Educação Básica. Desse modo, apresentamos, ainda, a pedagogia da escolha, por meio da suspensão da crença, da experiência estética e dos itinerários de formação, que se constituem como possibilidade de substituição à repetição e à padronização dos métodos pedagógicos tradicionais. Por conseguinte, através das teorias explicitadas e de uma metodologia qualitativa, exploratória e perspectivista, reunimos Nietzsche, Rancière e Rosset para compreender a necessidade do afeto, da contingência e da felicidade como elementos indispensáveis na construção do saber.This masters dissertation has as objective study the tragic philosophy of Clément Rosset, concomitantly with Friedrich Nietzsche, based in a theoretical-conceptual discussion from Rossets LAnti-nature and Logique du pire books, which explores the same elements of a tragedy philosophy. As the study presents the concepts of nothing, random and convention, the current extreme translation of the tragic philosophy is deepened in antithesis to the naturalistic thinking, which refused the real and lifes unconditional approval. As a consequence of the constant denial and silencing of the tragic philosophy over the history of the official Philosophy, we reveal the tragedys thinking absence by investigating the Philosophy teaching in Brazil, since implemented by the jesuits as Colony until the Military Dictatorships period. To extend tragedy philosophys concepts, we offered to the contemporaneous education a reflection and a proposal from the perspective of the tragic philosophy based on historical Sophists knowledge, whose educational influence linked to experience, opinion, and the occasion would support, theoretically, a critique of the traditional educational method of Philosophy in Basic Education. Moreover, we present the pedagogy of choice, that by suspension of the beliefs, the aesthetic experience, and the formation itinerary, can substitute the repetition and the standardization of the traditional teaching methods. Additionally, through explicit theories and a qualitative, exploratory, and perspectivist methodology, we convene Nietzsche, Rancière, and Rosset to comprehend the need for affection, contingency, and happiness as necessary elements in constructing knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Rogério deFreitas, Graziano Aparecido da Costa2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19102021-102826/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-19T13:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-19102021-102826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-19T13:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
Tragic thought and philosophy of education: the contribution of the Sophists to contemporary education.
title Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
spellingShingle Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
Freitas, Graziano Aparecido da Costa
Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
Filosofia Trágica
Pedagogia da escolha
Pedagogy of choice
Philosophy of Education
Philosophy Teaching
Tragic Philosophy
title_short Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
title_full Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
title_fullStr Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
title_full_unstemmed Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
title_sort Pensamento trágico e filosofia da educação: a contribuição dos Sofistas para a educação contemporânea
author Freitas, Graziano Aparecido da Costa
author_facet Freitas, Graziano Aparecido da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rogério de
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Graziano Aparecido da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
Filosofia Trágica
Pedagogia da escolha
Pedagogy of choice
Philosophy of Education
Philosophy Teaching
Tragic Philosophy
topic Ensino de Filosofia
Filosofia da Educação
Filosofia Trágica
Pedagogia da escolha
Pedagogy of choice
Philosophy of Education
Philosophy Teaching
Tragic Philosophy
description O objetivo desta dissertação de mestrado é estudar a filosofia trágica de Clément Rosset, em consonância com Friedrich Nietzsche, tendo como base uma discussão teórico-conceitual a partir de Lógica do Pior e Antinatureza, duas de suas obras com o mesmo subtítulo elementos para uma filosofia trágica. Conceituando as noções de nada, acaso e convenção, o trágico, traduzido por uma filosofia terrorista, é aprofundado em contraposição ao pensamento naturalista que recusa o real e a aprovação incondicional da vida. Pela constante denegação e silenciamento da filosofia trágica ao longo de toda a história da Filosofia oficial, buscamos revelar a ausência do pensamento trágico a partir da investigação do ensino de Filosofia no Brasil Colônia desde o seu ingresso através dos jesuítas até o período da Ditadura Militar. E para dialogar com tais concepções, oferecemos à educação contemporânea uma reflexão e uma proposta sob a perspectiva de uma filosofia trágica firmada na experiência histórica dos Sofistas, cuja influência educativa ligada à experiência, à opinião e à ocasião sustentará, teoricamente, uma crítica ao modo como o ensino de Filosofia tradicionalmente ocorre na Educação Básica. Desse modo, apresentamos, ainda, a pedagogia da escolha, por meio da suspensão da crença, da experiência estética e dos itinerários de formação, que se constituem como possibilidade de substituição à repetição e à padronização dos métodos pedagógicos tradicionais. Por conseguinte, através das teorias explicitadas e de uma metodologia qualitativa, exploratória e perspectivista, reunimos Nietzsche, Rancière e Rosset para compreender a necessidade do afeto, da contingência e da felicidade como elementos indispensáveis na construção do saber.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19102021-102826/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19102021-102826/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090873369034752